Hotéis no Mar Morto

Hotéis no Mar Morto

Ir ao Mar Morto significa o mesmo de relaxar e cuidar da beleza no spa. Ainda mais se a hospedagem for em um daqueles resorts com praia privativa e diversas opções de lazer sem precisar sair do hotel. Só não vale usar isso como desculpa e deixar a preguiça tomar conta. Afinal, um dos passeios mais divertidos na Jordânia foi ali perto, em Wadi Mujib. Além disso, foi a  única região do país onde encontrei drinks alcoólicos em local aberto ao público. Lembre-se se tratar de um país de maioria muçulmana onde álcool não é permitido.

Antes de contar minhas experiências em três resorts na beira do Mar Morto, trago algumas curiosidades sobre um dos lugares mais turísticos da Jordânia, depois de Petra. Encontre ao final, dicas de atrativos.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga @blogterritorios no Instagram 

Precisa de seguro viagem? Conheça Next Seguro Viagem e use o cupom TERRDESC para descontos.

Saia do Brasil conectado com o chip de celular da EasySim4U

Mar Morto mistura tons de verde, bege e branco sempre com poeira pairando no ar
Mar Morto mistura tons de verde, bege e branco sempre com poeira pairando no ar

Mar Morto é único e pertence a 3 países

Enquanto Israel leva a fama por fazer a melhor publicidade, o maior território pertence a Jordânia e uma grande parte a Palestina, ou Cisjordânia nos mapas atuais. Embora haja controvérsias, foi o que aprendi ouvindo dos guias locais e fez todo sentido.

Para começar, Mar Morto não é mar, é um lago formado pelo Rio Jordão e outros cânions trazendo a água da chuva como Wadi Mujib. O nome vem pelo excesso de sal que não permite a sobrevivência de nenhum ser vivo. Inclusive, só faz bem para a nossa saúde se o banho for de dez minutos. A água é composta por diversos sais minerais como zinco, potássio, magnésio, cálcio e outros somente encontrados nesta parte do planeta. Passar a lama retirada do fundo na pele é tratamento de beleza e saúde para asma, reumatismo e dermatites.

Lama medicinal é extraída do fundo do lago
Lama medicinal é extraída do fundo do lago

O sódio vem de milhões de anos atrás quando era conectado ao Mar Mediterrâneo. Com o movimento das placas tectônicas, a água foi evaporando e a concentração do sal aumentando. O Mar Morto está localizado no ponto mais baixo do mundo, são 423 metros abaixo do nível do mar e estudos mostram a fenda se aprofundar mais a cada ano.

Foto clássica porque é fácil demais flutuar no Mar Morto
Foto clássica porque é fácil demais flutuar no Mar Morto

Quando postei as fotos boiando no Mar Morto, amigos vieram perguntar se era verdade que não afunda mesmo. Sim! E a pior ideia é forçar o mergulho de cabeça, arde tudo! 

Devido à quantidade de refinarias, os pontos recomendados para banho são os resorts. Existe praia pública e hospedagem mais simples, mas nenhum jordaniano recomendou a visita, exceto se for época de Ramadã para encontrar as praias vazias. O relato completo vou ficar devendo porque experimentei somente nos hotéis visitados.

 

Hotéis no Mar Morto

Visitei três resorts: Kempinski, Marriott e Crown Plaza. A melhor praia para tomar banho no Mar Morto foi exatamente onde eu estava, no The Crown Plaza. O mar mais salgado do mundo é o mesmo para todos, o que muda é a estrutura e o preço. Curtia o hotel durante o dia e deixava um momento para o ritual obrigatório: passar a lama no corpo, deixar secar e boiar com vista para a Palestina (Israel fica mais para o sul).

Kempinski Ishtar Dead Sea
Kempinski Ishtar Dead Sea visto do The Crown Plaza

Kempinski Ishtar Dead Sea

É a opção top na região sob a marca do hotel de luxo mais incrível onde já me hospedei (leia a experiência no Olare Mara Kempinski aqui). Visitei durante dois dias para participar da conferência Adventure Next Near East e claro, dei minhas escapadas para tomar banho no Mar Morto e usufruir da vista. O hotel é tão grande em um lugar tão quente que solicitar o carrinho de golfe é obrigatório. E eu conseguia facilmente apenas apresentando o meu crachá de participante do evento. 

Piscina com fundo infinito para o Mar Morto
Piscina com fundo infinito para o Mar Morto

Os amigos hospedados elogiaram muito o café da manhã e as áreas com piscina, são nove ao total. Mas os restaurantes em frente são concorridos para o jantar, era preciso reservar com antecedência. O sinal de WiFi é ótimo em todos os ambientes e os funcionários foram sempre muito simpáticos.

 

RESERVE NO BOOKING  | COMPARE PREÇOS NOS SITES DE BUSCA

Dead Sea Marriott Resort & Spa

Piscina com vista para o pôr do sol no Dead Sea Marriott Resort & Spa
Piscina com vista para o pôr do sol no Dead Sea Marriott Resort & Spa

O resort acolheu a festa de despedida do congresso de aventura em grande estilo. Música ao vivo, tapetes por todos os lados e comidas deliciosas com vista para o pôr do sol no Mar Morto. Naquele momento conheci a recepção e área da piscina que foram suficientes para ficar com vontade de me hospedar. Outros amigos hospedados ali falaram muito bem do custo benefício, privacidade e conforto.

RESERVE NO BOOKING  |  COMPARE PREÇOS NOS SITES DE BUSCA

The Crown Plaza Dead Sea

Piscina e apartamentos do The Crown Plaza Dead Sea
Parte da piscina e apartamentos do The Crown Plaza Dead Sea

Onde melhor aproveitei a vista e relaxei por ser o local da minha hospedagem durante 3 noites. Todas as áreas são grandiosas e o acesso ao Mar Morto é por elevador passando por jardins, piscinas e mirantes. Na beira da praia (bem mais simples que o restante do hotel) um salva vidas orienta onde pegar a lama, o tempo de banho e mostra as pedras de sal retiradas do lago. Ele também faz fotos e alcança toalha. O recomendado é entrar uma vez por dia e pode sentar nas espreguiçadeiras com guarda-sol para curtir a paisagem. Se a ideia é se refrescar, vá para a piscina ou fique no ar-condicionado.

Amenidades feitas com minerais do Mar Morto
Amenidades feitas com minerais do Mar Morto

The Crown Plaza oferece diferentes suítes em pequenos prédios rodeando uma piscina gigante. Dormi naquelas camas que abraçam em um quarto aconchegante com TV, frigobar, banheira, varanda e vista para o mar. O café da manhã é daqueles para ficar dias experimentando sem repetir.

 

RESERVE NO BOOKING  |  COMPARE PREÇOS NOS SITES DE BUSCA

Área de banho no Mar Morto é limitada por segurança
Área de banho no Mar Morto é limitada por segurança
Lama retirada diariamente
Lama retirada diariamente fica à disposição dos hóspedes
Água transparente no raso
Água transparente no raso
Varanda da minha suíte
Varanda da minha suíte
Vista da minha suíte
Vista para a Palestina da minha suíte
Cama que abraça
Cama que abraça

 

Atrativos próximos à rodovia Dead Sea

Wadi Mujib é um cânion por onde correm as águas em excesso de uma represa até desaguar no Mar Morto. Virou um parque de aventuras com diversas atividades como canionismo e trilhas.

Dentro de Wadi Mujib
Dentro de Wadi Mujib

Madaba é a cidade dos azulejos com igreja ortodoxa exibindo o mapa bizantino da Terra Santa.

Monte Nebo é o local histórico e religioso onde Moisés viu a terra prometida e faleceu.

Onde comer e beber no Mar Morto

Mesa farta no Al Numeira
Mesa farta no Al Numeira
Cozinham os alimentos em tonéis enterrados na terra
Cozinham os alimentos em tonéis enterrados na terra

Al Numeira é um grupo de voluntários que trabalha sustentabilidade com a comunidade local e oferece experiências gastronômicas típicas para os visitantes. Experimentamos um banquete no almoço e tudo foi preparado da forma tradicional utilizando tonéis embaixo da terra. Entre em contato pelo e-mail: neajor@gmail.com.

Como mencionei no início, não é comum encontrar bebida alcoólica na Jordânia em função da religião, mas as maiores redes de hotéis tem bares e os turistas aproveitam. No shopping, próximo aos resorts recomendados, encontrei dois pubs bem animados com cervejas europeias e comida boa.

Dubliners Irish Pub ou Rovers Return são os dois bares, um ao lado do outro, dentro do Shopping Samarah Mall. Em ambos, os cardápios são variados e abrem inclusive no Ramadã, apenas as mesas da rua são fechadas na época religiosa, dentro funcionam normalmente.

Tome Nota Mar Morto

Segurança: achei tudo seguro até demais. É obrigatório passar pelo raio-x ao entrar em todos os hotéis, mesmo que os seguranças saibam quem está hospedado e reconhecem o seu rosto. Foram sempre muito simpáticos nos três hotéis.

Quando ir: vale o ano todo, mas a sua localização em região desértica faz do verão (junho a setembro) um período extremamente seco e quente. Visitei em maio.

Como ir ao Mar Morto: localizado cerca de 70 Km ao sul da capital Amã, de onde é possível contratar um passeio bate e volta, pegar um táxi  ou ônibus público, solicitar traslado no hotel ou alugar um carro. A rodovia Dead Sea está em ótimo estado e bem sinalizada, mas se arriscar a dirigir ou pegar o ônibus é somente para quem entende e fala árabe. Recomendo fortemente a estadia nos resorts, principalmente ao final de uma viagem de aventura como foi o meu roteiro.

Quem leva: eu penso em viajar com um grupo em 2019 e/ou 2020. Se ficou interessado, entre em contato pelo formulário para ser avisado das próximas saídas.

Mar Morto mede 60 Km de comprimento, 18 Km de largura e 306 metros de profundidade, no ponto mais fundo
Mar Morto mede 60 Km de comprimento, 18 Km de largura e 306 metros de profundidade, no ponto mais fundo

Roberta Martins no Mar Morto, JordâniaMar Morto, Jordânia

Pedras de sal são comuns nas margens do Mar Morto
Pedras de sal são comuns nas margens

Mar Morto, Jordânia

 

 

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.