Santuário do Caraça

Caraça: história escondida na natureza

Apenas pelo nome, o Santuário do Caraça nem estaria no meu roteiro por ser local de peregrinação. Ainda bem que aprendi sempre a buscar mais informações de quem já visitou e não me deixo influenciar na primeira impressão. Afinal Caraça é desses lugares onde fotógrafos de natureza, pesquisadores e amantes de história adoram estar e explorar.

Santuário do Caraça

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
A primeira igreja neogótica do Brasil - Nossa Senhora Mãe dos Homens
A primeira igreja neogótica do Brasil – Nossa Senhora Mãe dos Homens

Localizado entre os municípios de Santa Bárbara e Catas Altas, faz parte do Caminho dos Diamantes da Estrada Real e é considerado um santuário ecológico em mais de 12 mil hectares em área de transição entre a mata atlântica e o cerrado. A construção do Santuário do Caraça fica escondida entre a mata e a montanha. Tem museu, trilhas curtas e longas, centro histórico, cachoeiras, piscinas naturais, biblioteca, igreja, catacumbas, restaurante e pousada. Tudo na maior tranquilidade.

Santuário entre a serra e a natureza
Santuário entre a serra e a natureza

Como chegamos no final da tarde e fomos embora na manhã do dia seguinte, não sobrou tempo para fazer as trilhas, mas foram algumas horas de conversa com o Padre Lauro e mais um tempo apreciando as fotografias feitas por ele em exposição no museu. Para se ter uma ideia, ele colabora com uma universidade e já descobriram espécies únicas da fauna e flora.

Dentro do museu
Dentro do museu

Além disso, pesquisadores colocaram câmeras na mata comprovando a grande quantidade de onças e diversos animais ameaçadas que estão protegidos na Unidade de Conservação, título concedido devido ao trabalho de preservação que vem sendo realizado. Vale acrescentar que a região é cercada por mineradoras e provavelmente teria sido desmatada sem essa proteção.

No final do dia pássaros grandes se reuniram no jardim da Igreja
No final do dia pássaros grandes se reuniram no jardim da Igreja
Lobo guará atento
Lobo guará atento

O bate papo com o Padre Lauro aconteceu na hora do delicioso chá com pipoca, servido diariamente depois da missa. O museu e a biblioteca contam a história do lugar e da humanidade com livros raros datados do século XVI. Todo o acervo pode ser consultado por pesquisadores com agendamento prévio, nós apenas fotografamos.

O Lobo Guará

A atração mais famosa acontece diariamente a partir das 19h30. Uma bandeja com carnes e frutas é colocada no chão em frente à porta da igreja para atrair os lobos. Timidamente eles se aproximam, apenas um por vez sobe a escada e come em meio aos espectadores. Turistas ficam à espreita em silêncio e se empolgam nos registros fotográficos quando o lobo se sente à vontade. A visita dos animais não tem hora e pode acontecer na madrugada. Mas eles já estão acostumados e encontra-los é praticamente certo.

Visita do lobo guará
Visita do lobo guará
Chafariz no jardim
Chafariz no jardim

História do Santuário do Caraça

Fundado em 1774 pelo Irmão Lourenço, tinha como objetivo desenvolver trabalhos religiosos e sociais. Depois foi doado para Missionários Vicentinos e virou o Colégio do Caraça em 1820. Recebeu a visita de D. Pedro II que deixou registrada a frase: Só o Caraça vale toda a viagem à Minas Gerais.

Permaneceu como colégio bastante conceituado até um incêndio por fim as atividades em 1968. Hoje é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural e Centro de Peregrinação, Cultura e Turismo que mantém o foco inicial.

Vitrais no interior da Igreja
Vitrais no interior da Igreja

 

 

 

 

O nome vem da grande formação rochosa que lembra o rosto de um gigante deitado. No primeiro momento é difícil enxergar, mas observando a foto do rosto de um homem enquadrado na pedra fica bem claro.

Tome Nota Santuário do Caraça

Aberto ao público das 8h às 17h.

Hospedagem: as suítes na pousada do Santuário do Caraça tem camas confortáveis em ambiente simples e amplo. Eram os antigos dormitórios do colégio reformados após o incêndio. A diária inclui janta, café da manhã e almoço típicos mineiro: fogão a lenha, pão de queijo e variedades servidas no refeitório. Tem chá e água cortesia enquanto as outras bebidas são vendidas no bar. Em cada corredor tem uma cozinha com água à disposição.

RESERVE AQUI  |  COMPARE VALORES

Cama confortável em quarto simples
Cama confortável em quarto simples

Janelas grandes no quarto
Janelas grandes no quarto

 

 

 

 

 

 

 

Como cheguei lá: saímos de Belo Horizonte em jeep 4×4 passando pela Serra da Gandarela, pequenas cidades como Brumal e teve até parada para banho e apreciar a paisagem. O roteiro no caminho foi elaborado pelo Nerea, guia e motorista na empresa de mesmo nome. Outra opção é pegar ônibus até uma das rodoviárias próximas e depois um táxi.

Carimbo no passaporte da Estrada Real: quem faz o trecho entre Santa Barbara e Catas Altas (19,7km) pode pegar o carimbo no passaporte em Catas Altas. Juntando 10 carimbos pode pegar o certificado do Caminho dos Diamantes.

Veja mais fotos do Santuário do Caraça:

Santuário do Caraça

Santuário do Caraça Santuário do Caraça

 

ER_inferior_banner_blogueiros_2013-01-21

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de MochilãoPé na EstradaSegredos de ViagemTerritóriosTrilhas e AventurasViajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.