garibaldi

Garibaldi e suas rotas históricas, gastronômicas e ecológicas


Sabe quando você acha que conhece bem um lugar, mas cada vez que o visita volta encantada, pois descobre atrativos ainda não explorados que valem muito a experiência. Assim é Garibaldi, cidade da Serra Gaúcha conhecida por ser a “Capital Nacional do Espumante”, e onde, certamente, voltarei outras vezes.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer na Serra Gaúcha

Garibaldi e suas rotas históricas, gastronômicas e ecológicas

Não à toa, a região foi escolhida para gravações da novela “Tempo de Amar”, com direção de Jayme Monjardim, que estréia em setembro, e foi cenário de ambientações de “O filme da minha vida”, do diretor e ator Selton Mello, com cenas bucólicas e históricas, fazendo os garibaldenses se emocionarem com as belezas da terra sendo retratadas na telona e para o Brasil todo ver.

Esta querência serrana tem revelado seu potencial turístico, com rotas que merecem ser desbravadas, pois Garibaldi não é só espumante, embora seja um excelente pretexto para visitá-la. Em recente passeio, a convite da Secretaria de Turismo, vivenciei ótimas experiências do que o município é capaz de ofertar. E posso adiantar: alguns dos produtos turísticos que trago aqui são relativamente novos, sendo que as atrações tradicionais também têm acrescentado inovações. Então vamos lá!

10 atrações em Garibaldi

Cave da Peterlongo
Cave da Peterlongo

7 HOTÉIS NA CIDADE

Fenachamp – 5 a 29 de outubro de 2017

Iniciamos nosso tour na Cooperativa Vinícola Garibaldi, com a presença de autoridades locais e as soberanas da 15ª edição da Fenachamp – Festa do Espumante Brasileiro, que este ano acontece de 5 a 29 de outubro.

Na programação, além da comercialização da bebida, comidas típicas, shows musicais, atividades para crianças, sabrage coletivo (atividade registrada pelo Guinness Book desde que, em 2011, a Fenachamp bateu o recorde mundial e repetiu o feito em edições posteriores), outros eventos paralelos justificam pernoitar em Garibaldi durante a Festa. Um deles é o Wine Movie Peterlongo, com exibição de filme a céu aberto no jardim junto ao castelo da Peterlongo. Também tem a estreia do primeiro Cicloturismo Fenachamp, em que ciclistas percorrem parreirais por estradas de chão. O Encontro de Motociclistas, a Feira do Livro na Praça Loureiro da Silva, o Encontro de Carros Antigos, entre diversas atividades, fazem parte da programação e podem ser consultadas pelo site.

O comércio do Centro Histórico estará empenhado em aderir ao período do evento, mantendo suas lojas abertas até as 22 horas, fazendo com que os moradores entrem no clima. 
Cooperativa
Cooperativa

Cooperativa Vinícola Garibaldi – Rota dos Espumantes

Com mais de 370 famílias associadas, a cooperativa é uma das cinco maiores produtoras de espumantes do país, com prêmios nacionais e internacionais. Em nosso receptivo, visitamos a cave, suas pipas e a loja, além de degustar alguns rótulos, como o Chalet du Clermont Chardonnay e o Vero Brut Rosé, que levaram ouro na premiação 14° Concurso Internacional de Vinos y Licores – “Vinus 2017”, na Argentina.

Cooperativa em Garibaldi Cooperativa em Garibaldi

Para degustar os espumantes, é possível agendar uma visita pelo telefone (54) 3464-8104, ou adquirir na loja.

Horário: segunda a sábado, das 9h às 17h. Domingos e feriados, das 10h às 15h. Av. Independência, 845.

A Cooperativa Vinícola Garibaldi faz parte da ROTA DOS ESPUMANTES reunindo cerca de 20 vinícolas da região que podem ser visitadas ao longo do ano.

Tim Tim
Tim Tim

Passeio de Tim-Tim

Veículo da época da 2ª Guerra Mundial (1944) que foi adaptado para transportar turistas pelo centro urbano. Durante o trajeto, acompanhado de um guia, o visitante conhece uma parte da história e curiosidades de algumas casas (muitos delas das primeiras décadas do século passado). Com capacidade para 40 lugares, o passeio acontece mediante agendamento, desde que tenha lotação mínima de 10 pessoas. A saída ocorre em frente à Cooperativa Vinícola Garibaldi.

Tim Tim Garibaldi

Informações: (54) 98425-2700. 
Rua Buarque de Macedo
Rua Buarque de Macedo

Rua Buarque de Macedo – Rota das Compras – Garibaldi Vintage

Uma rua simpática, com casario preservado e bem cuidado, daqueles caminhos que vale registrar os detalhes arquitetônicos de suas fachadas e suas suaves curvas. A Buarque de Macedo está no trajeto do Tim-Tim e conta com luminárias que remetem a lampiões antigos, dando um charme a mais, além de fazer parte da Rota das Compras e do evento Garibaldi Vintage.

Esta, aliás, é uma das iniciativas que vem crescendo a cada edição, atraindo centenas de turistas. Com roupas dos anos de 1920 a 1960, moradores, comerciantes e turistas circulam pelas ruas do centro urbano ambientado com carros antigos, quiosques de alimentos, marcas de cervejas e de espumantes, ao som de jazz tradicional, blues e outras atrações. O espírito festivo desta volta ao passado e as boas memórias que ele pode proporcionar fazem do evento algo único na Serra Gaúcha.

Para acompanhar as datas, é preciso acessar o site da SECRETARIA DE TURISMO. O próximo está programado para novembro

 

Devorata
Devorata

Devorata

DevorataEsqueça a dieta por alguns minutos. Conheça essa marca de trufas artesanais e renda-se aos 12 sabores imperdíveis. Com receitas próprias, a Devorata é uma referência na cidade em chocolates (e lindos para presentear!). Conduzida por uma empresa familiar, tem como empreendedoras Mariana Milani, que foi soberana da Fenachamp e atuou na Secretaria de Turismo, e sua mãe Jurema Milani, responsável pelas criações. Imperdível.

DEVORATA fica na Av. Independência, 842 (em frente à Cooperativa Vinícola Garibaldi)
Horário: de terça a sábado, 9h às 17h. Domingo, das 10h às 16h.
Sítio Crescer
Sítio Crescer

Sítio Crescer – Rota Via Orgânica – Slow Food

Sítio CrescerReserve esse lugar para passar boas horas e se deliciar com uma comida caseira preparada no fogão à lenha que leva ingredientes orgânicos plantados lá. O Sítio Crescer é daqueles lugares que você se sente acolhido a começar pela recepção divertida de dois border collies, Max e Lassie, que vão disputar sua atenção querendo brincar.

De propriedade de um jovem casal, Ana Cláudia e Damian Chiesa, o lugar é um encanto e dispõe de um hostel (dormitórios coletivos e quartos individuais para casais). A estrutura foi toda pensada de forma a preservar o meio ambiente, usando reaproveitamento da água da chuva, aquecimento especial, de acordo com boas práticas sustentáveis. A horta é disponibilizada para o visitante botar a mão na terra, sendo que ele paga pelas hortaliças, frutas e temperos que colher. Há açudes, local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental. O lugar recebe grupos para almoço mediante reserva mínima de pessoas e por agendamento.

O Sítio Crescer faz parte da Rota Via Orgânica, iniciativa que reúne propriedades rurais certificadas que desenvolvem produção de alimentos e artesanato de forma ecológica. Alguns dos produtos dessa rota, como os vinhos orgânicos, são comercializados no varejo da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Outro selo importante é a associação do Sítio Crescer com o Slow Food – Primeira Colônia Italiana. Trata-se de um movimento que segue o princípio da comida boa, limpa e justa. Sítio Crescer Sítio Crescer Sítio Crescer Sítio Crescer Sítio Crescer Sítio Crescer

SÍTIO CRESCER na Rua Buarque de Macedo, 5743, a 5 km do centro urbano.

RESERVE AQUI

Conheça a ROTA VIA ORGANICA.

Madelustre
Madelustre

Madelustre – A maior taça de espumante do mundo pelo Guinnes Book

A maior taça de espumante do mundo
A maior taça de espumante do mundo

Poderia ser Murano, na Itália, mas estamos falando da Madelustre, em Garibaldi, que usa como uma de suas técnicas o vidro soprado. Arte, esta, que pode ser apreciada na visita guiada. No roteiro do tour, o visitante conhece a história do vidro no mundo, assiste aos técnicos soprando o vidro na área fabril, e pode fotografar a maior taça de espumante do mundo, reconhecido pelo Guinnes Book, em 2013.

A peça mede 2 metros e 19 cm de altura, pesa 33 quilos e comporta 140 litros do líquido, ou 134 garrafas. A taça é uma homenagem aos 100 anos do primeiro espumante brasileiro. Levou cerca de três meses para ser confeccionada e finalizada, em função dos testes, moldes, ferramentas especiais. A Madelustre também conta com loja própria.

Madelustre Madelustre

A visitação à fábrica é por agendamento.

Endereço: Rua Cristovão Colombo, 190
Fone: (54) 3462-9500

e-mail: madelustre@madelustre.com.br

Osteria Della Colombina
Osteria Della Colombina

Osteria Della Colombina – Estrada do Sabor

Pense no porão de uma casa típica da colônia italiana com fotos de família, imagens católicas, cristaleiras, antiguidades, longas mesas com flores. No entorno, uma horta, balanço na árvore, bergamoteiras, limoeiros, mini trator e parreiral. Acrescente a isso uma comida típica da região de Cremona, na Itália. Pois é neste espaço aconchegante que fomos recebidos por Odete Bettú Lazzari e uma de suas filhas, a Raissa. Estive lá, anos atrás, em um passeio com a enóloga Maria Amélia Duarte Flores, uma garibaldense que ganhou o mundo com seus cursos e viagens enogastronômicas. Lembro que amei tudo, pelo espaço remeter a memórias relacionadas à minha avó paterna, pela comida e a simpatia das Lazzari.

Nesta nova oportunidade, Raissa contou a história da família, as razões de abrir a Osteria, e o quanto o turismo rural tem ajudado pequenos agricultores, sendo Odete uma referência na região. Desta vez, a experiência foi um mini curso de confecção de colombinas (pombinhas) de pão. E a turma botou a mão na massa, com supervisão de Odete. A pombinha é um item que faz parte da tradição das nonas italianas repassada de geração para geração.

A Osteria Della Colombina faz parte da Estrada do Sabor congregando famílias de agricultores que passaram a abrir suas propriedades para receber turistas. Oferecem almoços, vendem produtos coloniais e atividades no campo. Osteria Della Colombina Osteria Della Colombina Osteria Della Colombina Osteria Della Colombina

Para almoços na Della Colombina, é necessário um número mínimo de pessoas.

Localização: Comunidade Linha São Jorge.

Fone: (54) 3464-7755 (54) 99121-1040

e-mail: colombina@estradadosabor.com.br

Acesse o site ESTRADA DO SABOR.

Castelo Peterlongo
Castelo Peterlongo

Castelo e Cave Peterlongo – Rota dos Espumantes

O primeiro champanhe brasileiro nasceu da ousadia de um imigrante italiano em terras garibaldenses. Manoel Peterlongo foi pioneiro no Brasil ao lançar, em 1913, a bebida pelo método champenoise de forma artesanal. O sucesso foi tão grande que em 1915 fundou a vinícola, além de iniciar o projeto da residência com base em pedra basalto, lembrando um castelo, e pela qual se interliga com a cave. A marca é uma das poucas no mundo que pode denominar alguns de seus espumantes com o nome champanhe fora da França.

Localizada próximo ao Centro, é uma das edificações mais bonitas da região. A Peterlongo oferece visita guiada com duração aproximada de 50 minutos, percorrendo o castelo, a cave subterrânea (primeira do Brasil), um museu com maquinários e peças centenárias.

Em nossa visita, fomos recebidos pelo carismático João Ferreira. Sommelier e gerente da vinícola, ele nos apresentou alguns dos espumantes da marca, harmonizados com sobremesas. Entre os destaques, o Privilege Extra Brut e o ótimo Presence Rosé Natural, ambos premiados com prata e ouro, respectivamente, no 14° Concurso Internacional de Vinos y Licores – “Vinus 2017”, na Argentina. Também tivemos a oportunidade de conhecer a jovem enóloga Deise Tempass e Pascal Marty, enólogo francês. Desde 2016, ele é winemaker da Peterlongo. Pascal teve passagens importantes em projetos como Opus One (EUA) e Almaviva (Chile).

Outro atrativo imperdível da marca são os eventos wine garden com exibição de filmes ao ar livre. Vale conhecer essa experiência. Peterlongo A próxima é dia 23 de setembro. Peterlongo

PETERLONGO na Rua Manoel Peterlongo Filho, 216

Visitação por agendamento: das 9 às 16h. Telefone: (54) 34621355

e-mail: eventos@peterlongo.com.br

Loja: segunda a domingo, das 9h às 17h30 

Casacurta
Casacurta

Restaurante Hostaria Casacurta

Hotel Casacurta
Decoração Casacurta

Nosso jantar foi num dos espaços gastronômicos mais prestigiados de Garibaldi, a Hostaria, localizada no Hotel Casacurta. Com uma sequência de serviços harmonizados com espumantes, nos deliciamos com as foccacias e pastas, salada com folhas da horta orgânica do hotel, incrementadas com nozes, prosciutto artesanal curado, pesto e lascas de parmesão. Como primeiro prato, ravióli com molho shitake. Após, saboreamos um filé ao molho mostarda e batata sauté. O fechamento foi com uma maravilhosa panna cotta com geleia de laranja da horta. A Hostaria é membro do movimento Slow Food e conta com uma adega com mais de 100 diferentes rótulos.

O Hotel Casacurta, hospedagem charmosa que mantém seus traços originais de 1953, recebeu algumas reformas com modernização dos apartamentos e suítes. Já as áreas comuns são de uma elegância ímpar. Vale conhecer e aproveitar o chá da tarde em um dos salões, e conversar com o atual proprietário César Nicolini, que também é sommelier. Hotel Casacurta Hotel Casacurta

Endereço: Rua Luiz Rogério Casacurta, 510 – Centro

RESERVE AQUI

Agradecimentos à Melina Casagrande, da Secretaria de Turismo de Garibaldi, que acompanhou o grupo.

Para ficar por dentro do calendário da cidade, baixe o aplicativo Garibaldi Turismo, disponível para Android e iOS.

Conheça outros passeios na Serra Gaúcha:

Passeio no Vale dos Vinhedos

Pelos Caminhos de Pedra

Mini Mundo em Gramado

5 dias nos cânions do sul

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Guia RS pra levar na viagem e ler em qualquer aparelho

Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>

Criz Azevedo

Criz Azevedo

Criz Azevedo é jornalista, publicitária, tecnóloga em Hotelaria. Há mais de 12 anos atua como repórter, redatora e editora em comunicação empresarial. Curte biografias, cinema, soul music, fotos de viagens e natureza selvagem. Adora temas relacionados à etnografia, aprender sobre as histórias das coisas, pessoas, comportamentos, hábitos e lugares.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame via WhatsApp