Conheça o Futebol Tour, a visita aos estádios de Grêmio e Internacional

Porto Alegre ganhou um novo reforço na sua linha de turismo, o Futebol Tour. Em uma parceria da Diretoria de Turismo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre com os clubes, os mesmos ônibus que já faziam os city tours agora incluem visitas guiadas aos grandes estádios da capital gaúcha – a Arena do Grêmio e o estádio Beira-Rio, do Internacional. Os percursos mantêm, ainda, a história da cidade contada a partir dos monumentos e locais vistos ao longo do caminho.

Conhecida por ser uma das cidades mais visitadas por negócios e eventos, Porto Alegre tem diversos atrativos. Além desses, é parada de muitos visitantes que vão até a serra gaúcha. Por isso, os novos tours são mais opções para quem está de passagem pelo sul do Brasil.

A ideia de incluir as duas novas rotas à linha turística da cidade surgiu, ainda, por Porto Alegre ser um dos poucos municípios a possuir dois clubes de grande expressão e campeões mundiais. Além disso, a cultura local é marcada pela paixão pelo esporte e pela tradicional rivalidade entre a dupla Gre-Nal.

Nós fomos em um dos novos passeios, à Arena do Grêmio, e contamos um pouco dessa experiência.

Futebol Tour na Arena do Grêmio

O passeio tem início em frente a Diretoria Municipal de Turismo, na região central da cidade, onde também é finalizado. O deslocamento acontece nos já conhecidos ônibus do tipo hop on / off, que permitem descer e subir novamente nas paradas definidas nos pontos turísticos visitados. Os veículos têm espaço aberto no segundo andar para uma vista privilegiada. No trajeto até o estádio, passamos por regiões tradicionais da capital e ouvimos suas histórias e curiosidades – uma vantagem do Futebol Tour até mesmo para quem mora na cidade ou quer vê-la com outros olhos.

Ônibus de dois andares faz city tour em Porto Alegre
Ônibus da Linha Turismo faz city tour em Porto Alegre
Banda da torcida
Banda da torcida

A história do clube visitado também é ouvida e vista nas ruas da cidade durante o passeio. Antes de chegarmos ao destino final, passamos por locais tradicionais de encontro de torcedores e suas comemorações, monumentos e locais relacionados a personalidades famosas que são torcedoras dos clubes. E, no tour à Arena, especificamente, ouvimos a história da criação do hino gremista e avistamos o Estádio Olímpico Monumental, antiga sede do clube tricolor.

Ao chegar na Arena, somos recebidos pela popular banda da torcida, a Geral do Grêmio, e suas tradicionais músicas para entrarmos bem no clima. Após uma breve apresentação, somos guiados até a chamada zona mista, onde a imprensa entrevista os jogadores em dias de partidas. Em seguida, somos convidados a conhecer as dependências do clube. Dali já é possível espiar a entrada para o gramado e a emoção da visita aumenta.

O diferencial

O primeiro local visitado é a sala de conferências, onde são feitas entrevistas coletivas pré e pós jogos. Ali somos reunidos e apresentados ao maior diferencial do Futebol Tour no estádio gremista: é possível segurar e fazer fotos com os troféus do clube, ao invés de apenas vê-los cercados no museu. E se tratam das taças mais recentes, como as da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores da América de 2017.

Sala de Conferências
Sala de Conferências

O clube tem um fotógrafo disponível para fotos oficiais que são impressas e entregues na hora, a qualquer visitante que desejar adquirir a lembrança. As informações sobre a contratação do serviço devem ser feitas diretamente no local.

O tour segue para a visitação ao vestiário dos jogadores, um local organizado para o visitante se encantar com a identificação do uniforme de cada atleta e as boas energias do ambiente.

Ao seguir pelos corredores em direção ao campo de futebol, a recepção é como se fôssemos o time pronto para iniciar uma partida. A banda nos recebe novamente e o clima de torcida nos guia à saída do túnel em direção ao gramado, uma emoção para qualquer torcedor!

Dentro do campo
Dentro do campo

futebol tour Museu do Grêmio futebol tour Museu do Grêmio

À beira do campo as emoções não param. Além da vista da moderna e grandiosa Arena e do som da Geral do Grêmio, as taças estão lá novamente para quem quiser fazer seu próprio registro.

O Futebol Tour é finalizado com um passeio pelo belo museu de futebol do Grêmio, com muito da história do clube: suas taças; antigas camisas, chuteiras, luvas e braceletes de seus jogadores em alguns dos momentos mais importantes do clube; vídeos e depoimentos de atletas, diretores e torcedores; e maquetes que mostram a construção de seus estádios.

Museu do Grêmio
Museu do Grêmio

futebol tour Museu do Grêmiofutebol tour Museu do Grêmio

Para quem deseja levar mais uma recordação, a loja oficial do clube fica logo ao lado e é repleta de souvenirs.

Ficou com vontade de viver o Futebol Tour? Não deixe de incluir essa visita aos estádios em sua estadia em Porto Alegre!

 

Tome Nota Porto Alegre Turismo – Linha Futebol Tour

Disponível ao público a partir de Julho/2018.

Informações sobre horários, valores e agendamentos diretamente em:
Diretoria de Turismo de Porto Alegre
Endereço: Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa – Porto Alegre, RS.
Telefone: (51) 3289-6700

Duração: Aproximadamente 2h.

Consulte também os outros tours já disponíveis!

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Desirée Freitas

Desirée Freitas

Desirée Freitas é designer, licenciada em letras e trabalha com planejamento e criação de conteúdo. É uma viajante apaixonada por história, pessoas e culturas. Sonha em conhecer o mundo fazendo de suas viagens a sua profissão.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WhatsApp us