Foto da Semana #91 Vale dos Mortos

Foto da Semana #91 Vale dos Mortos


Kukenán significa Vale dos Mortos e para os índios, o tepui vizinho ao Monte Roraima, é chamado Matawi (mata gente). Era a montanha onde aconteciam os sacrifícios, eles se ofereciam quando algo não estava bem e se jogavam do ponto mais alto para acalmar Makunaima (Deus) ou pagar promessas.

No meio do caminho para o Monte Roraima, bem em frente ao ponto de sacrifício do Kukenán, havia uma caveira feita de pedras com um rosto esculpido no crânio e folhas indicando enforcamento. Percebi que a cena surpreendeu os índios que vinham atrás de mim; eles deram risadas, mas quando me aproximei e perguntei, fecharam a cara e apenas disseram que era algo novo, feito por algum carregador. Nunca fiquei sabendo o significado, mas foi algo instigante de se ver antes de começar a subida. Mais alguém viu ou tem a explicação?

Read in English

Vale dos Mortos

No caminho para o Monte Roraima (ao fundo), Parque Nacional Canaíma – Venezuela
No caminho para o Monte Roraima (ao fundo), Parque Nacional Canaíma – Venezuela

Leia todos os textos sobre essa grande aventura

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.