Foto da Semana #245 Estrelas que não vemos

Foto da Semana #245 Estrelas que não vemos


Mais um amigo talentoso vem mostrar o seu trabalho por aqui. O meu ex-colega do laboratório fotográfico da Unisinos (no tempo da revelação manual) vem percorrendo uma carreira de sucesso no fotojornalismo. Fredy Vieira ministra cursos, ganha prêmios e faz exposições como “Via Láctea, as estrelas que não vemos”. Tema da imagem desta semana que também é um convite para quem passar por Porto Alegre até o início de dezembro.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer na Serra Gaúcha

Foto da Semana #245 Estrelas que não vemos

Com o intuito de mostrar o brilho do céu que não conseguimos ver a noite devido à poluição luminosa. Fredy expõe 14 imagens de nightscapes em diversos formatos. Elas retratam estrelas e a Via Láctea como esta tirada em Bojuru, perto de Mostardas. Já a foto de capa é uma composição sobre o skyline de Porto Alegre justamente pra chamar a atenção da falta de luz natural nos grandes centros urbanos.

Via Láctea, as estrelas que não vemos

Via Láctea, as estrelas que não vemos
Bojuru, litoral sul do Rio Grande do Sul – Brasil

Fredy Vieira é fotojornalista premiado – Prêmio Press de fotografia em 2016. É repórter-fotográfico do Jornal do Comércio de Porto Alegre e colaborador em agências internacionais e nacionais de fotografia.

Texto do curador Anaurelino Corrêa de Barros Neto

O Homem, desde os primórdios, teve fascínio em contemplar a abóbada celeste, foco do trabalho de Fredy Vieira. Devido ao processo de evolução da sua consciência, despertou a necessidade de reflexões e de interrogações ao longo dos séculos, principalmente através da Filosofia e Ciências. Com o intuito de decifrar a imensidão da Via Láctea, seu sistemático desejo de conhecimento e dominação, seja de territórios, seja de civilizações, levou-o a conquistas sem precedentes. Desde a criação de telescópios, cada vez mais potentes, até a chegada ao solo lunar e a outros planetas, mapeando o Universo .

Estaríamos sós nessa escuridão espacial?

Nas últimas décadas, descobertas evidenciaram que o contato excessivo com a luz artificial, a que estamos submetidos, altera os ritmos circadianos, conhecido como relógio biológico, afetando a saúde dos seres vivos. Esses estudos, recentemente ratificados, levou os cientistas à conquista do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017. No entanto, eles negam, justamente o que chamamos de progresso da civilização, e seus significados contraditórios:

ESCURIDÃO- COSMOS – NIRVANA x LUZ ARTIFICIAL -URBE – CAOS.

O fotógrafo e artista, Fredy Vieira, arrebata para si uma parcela deste Cosmos e nos devolve imagens de Arte desconcertantes e avassaladoras, que perdemos ao longo dos séculos. Sua relação com as estrelas leva-nos a mergulhar num universo desconhecido, misterioso, cheio de vazios, de luzes surpreendentes e de infinitos inatingíveis, que esquecemos de observar na nossa vida cotidiana. É necessária uma absurda escuridão, quase total, permanecendo o obturador aberto e imóvel, para que tais soluções plásticas sejam construídas e concretizadas .

Essas imersões nos Campos da Serra ou no abandonado litoral do Sul, no entanto, não o impede de manter em seus registros o vínculo terrestre, devido à presença de elementos, como rios e cascatas, a solidão das casinhas de salva-vidas e os fálicos faróis isolados, todos sempre colocados em primeiro plano, num encontro indispensável . Fredy necessita sistematicamente dessas imersões, que remetem a uma reza consigo mesmo, um ritual mágico, carregado de significados oníricos e emocionais, que servem para alimentar e reacender sua alma de Artista. Estamos sós?

Tome Nota “Via Láctea, as estrelas que não vemos”

Exposição “Via Láctea, as estrelas que não vemos”, de Fredy Vieira.

Onde: Aberto Caminho de Artes na Rua Marechal Floriano Peixoto, 760 – Caminho dos Antiquários – Centro Histórico de Porto Alegre.

Quando: abertura no dia 28 de outubro de 2017 (sábado), às 11h. Visitação até 10/12/2017, de segunda a sexta das 14h às 18h e sábados das 10h às 15h.

Entrada gratuita. 

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Guia RS pra levar na viagem e ler em qualquer aparelho

Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Ola.
    Muito obrigado por divulgar essa exposição do Fredy Viera que envolveu dedicação e emoção nessas fotos espetaculares .
    Marca com a gente um café por lá. Será um prazer
    Abração
    Anaurelino Barros Neto

    1. E um prazer Anaurelino. Fredy é um artista e vou avisar se conseguir passar por Porto Alegre até dezembro. Abraço

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.