Foto da Semana #241 Dedo de Deus

Foto da Semana #241 Dedo de Deus


A aparência e onde fica a montanha Dedo de Deus (1692 metros de altura) eu tinha conhecimento. A novidade foi saber a importância dela para o montanhismo brasileiro. Tenho uma ligação especial com rochas, mas não sou escaladora, no máximo arrisco uma escalaminhada. Portanto, todos esses anos de trilhas passaram sem dar a importância merecida ao símbolo da região serrana do Rio de Janeiro, mas hoje trago a informação.

Consegui ver o Dedo de Deus duas vezes na mesma semana, primeiro parei no Mirante do Soberbo com a Expedição Deuter Pro 2017 e tirei esta foto. Depois voltei com os blogueiros do Encontro de Viajantes Intrip e ouvi a seguinte história do guia Henrique Silva:

Diversos alpinistas estrangeiros tentaram sem sucesso alcançar o cume do Dedo de Deus no início do século XX. Foram embora achando que nenhum brasileiro teria condições de tal feito sem ajuda e conhecimento deles. Os orgulhosos moradores de Teresópolis não gostaram da arrogância e decidiram formar a primeira expedição de escalada totalmente brasileira. O ferreiro José Teixeira Guimarães, Raul Castro e os irmãos Acácio, Alexandre e Américo Oliveira conseguiram chegar lá com uso da criatividade.

O obstáculo inicial era um paredão vertical de 12 metros com uma fissura ao lado. Foi vencido usando um tronco de árvore e habilidade corporal no dia 9 de abril de 1912. Os conquistadores viraram heróis e abriram caminho para escaladores do mundo todo. Foi o marco para o montanhismo brasileiro.

Dedo de Deus

Siga @blogterritorios no InstagramSiga @blogterritorios no Instagram
Dedo de Deus leva este nome por ter o formato de uma mão fechada apontando o dedo indicador para o céu. Mudando o ângulo de visão é possível enxergar os cinco dedos. Esta vista é no Mirante do Soberbo, localizado na rodovia BR-116, km 92. Exatamente na divisa dos municípios de Magé e Guapimirim, mas é o atrativo mais conhecido dos turistas em visita a Teresópolis. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro - Brasil
Dedo de Deus leva este nome por ter o formato de uma mão fechada apontando o dedo indicador para o céu. Mudando o ângulo de visão é possível enxergar os cinco dedos. Esta vista é no Mirante do Soberbo, localizado na rodovia BR-116, km 92. Exatamente na divisa dos municípios de Magé e Guapimirim, mas é o atrativo mais conhecido dos turistas em visita a Teresópolis. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro – Brasil

ENCONTRE HOTEL EM TERESÓPOLIS | COMPARE  VALORES

Tome Nota

Henrique Silva é condutor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e guia na operadora de experiências THE EXP. Contate por fone 21. 7167.7158 ou no site.

Organização: Fábio Lima (INTRIP)

Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda (Para Viagem), Zelinda Aêreas (Em Cantos Fotográficos), Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Não Pira, Desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips), Mauricio Oliveira (Trilhas e Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine), Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem), Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras), Thais Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Muito legal Roberta! O dedo de Deus realmente é o símbolo maior da nossa região serrana no RIo, além claro, de ser um marco na historia do alpinismo nacional como você falou. A região é linda e tem várias outras montanhas belas para se visitar, seja você um alpinista, um trilheiro ou simplesmente uma pessoa comum apaixonada pela natureza. Não é preciso ser profissional para visitar algumas dessas montanhas da região, apenas um apaixonado pela natureza! Mas no caso de montanhas mais técnicas como o Dedo de Deus, ai sim, aconselhamos buscar um guia profissional de alpinismo, como o Henrique, mencionado em sua matéria!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.