Foto da Semana #194 Vinhos da Campanha

Foto da Semana #194 Vinhos da Campanha


Semana passada percorri de carro a Rota dos Pampas em busca dos vinhos da Região da Campanha e gostei muito do que vi por lá. Os rumores sobre a qualidade da bebida já escutava há algum tempo, mas era preciso ver as plantações de perto, ouvir os produtores e experimentar a hospitalidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Partindo de Pelotas pela BR 293, as videiras começam a surgir em Pinheiro Machado e continuam, entre plantações de oliveiras e soja alternando com rebanhos de ovelha e gado, nos dois sentidos da BR 158. E ainda abrange uma boa parte da divisa com o Uruguai e trechos da BR 290.

Vinhos da Campanha

Vinha em Candiota, Rio Grande do Sul - Brasil
Vinha em Candiota, Rio Grande do Sul – Brasil

Como o conceito vinhos da campanha começou há pouco anos, a maioria dos turistas que passa por ali nem imagina da possibilidade de parar, fazer uma visita guiada, degustar com aperitivos regionais e comprar bons vinhos a preços atraentes. A culpa é a falta de informação na internet e pouca promoção do turismo gaúcho. Mas vou dar uma amenizada nisto contando tudo o que eu descobri na viagem de quatro dias entre Candiota e Santana do Livramento. Começo com as propriedades visitadas que estão abertas ao público e nas próximas semanas contarei em detalhes as experiências turísticas e gastronômicas da região.

Vinícolas

Todas oferecem visita guiada, venda e degustação durante a semana em horário comercial. Algumas fazem almoços e recepções mais elaboradas para grupos mediante agendamento. E aconselho ligar ou ver a programação no site antes da visita, assim eles podem se organizar melhor para recebe-lo. Afinal são empresas pequenas com poucos funcionários.

BATALHA VINHAS E VINHOS oferece degustação com ou sem acompanhamentos e está em obras de ampliação para atender com mais conforto a demanda de visitantes. Para conhecer basta chegar em horário comercial ou contatar pelo site. Fica na beira da BR 293 no Km 144, em Candiota.

VINÍCOLA PERUZZO tem livre degustação com ou sem tábua de frios e recebe grupos para um almoço com fogo de chão. O tour tem explicação técnica pela cave, caminhada nas vinhedos e a proprietária disse que bastava chegar para conhecer. Recomendo ligar antes para (53) 99716113 porque as informações no site estavam desatualizadas. A parada é no Km 186 da BR 293, em Bagé.

GUATAMBU, chamada de a Estância do Vinho, é a mais preparada para o enoturismo pelas instalações e informações atualizadas no site. Oferece almoço harmonizado uma vez por mês, degustação com tábua de frios e visita guiada detalhada. Tem espaço para eventos, área de animais (gado, ovelha e cavalos) e a loja com artesanato e produtos relacionados ao consumo da bebida. A estância tem portão de entrada na BR 293, Km 265 em Dom Pedrito.

VITIVINÍCOLA CORDILHEIRA DE SANT’ANA também possui uma boa estrutura para receber o turista com degustação e visita guiada, porém, exige o agendamento porque o número de funcionários é enxuto. Veja o contato no site. Localizada aos pés do Cerro de Palomas, fica na Estrada de Palomas s/n em Santana do Livramento. Há placas sinalizando a entrada.

Veja o roteiro completo da viagem pelo Pampa Gaúcho.

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.