fbpx
Cataratas do Iguaçu

A força das águas em Puerto Iguazú


Quando falamos em Cataratas do Iguaçu não é possível conhecer em um fim de semana, pois metade fica no Brasil e metade na Argentina. Cada lado administrado por empresas diferentes e com uma série de atrações.  Os dois merecem a visita por serem experiências completamente diferentes. Um dia em cada parque dá para conhecer o básico. Quatro dias é o ideal para a experiência nas Cataratas ser completa nos dois países. Hoje conto como foi no Parque Nacional del Iguazú.

Read in English

A parte de cima é o lado argentino com uma das passarelas do Circuito Superior. Garganta del Diablo à esquerda
A parte de cima é o lado argentino com uma das passarelas do Circuito Superior. Garganta del Diablo à esquerda

Parque Nacional del Iguazú

PARQUE NACIONAL DEL IGUAZÚ, em Puerto Iguazú, existe desde 1934 e oferece a experiência única de sentir as cataratas bem de perto por meio de passarelas no rio Iguaçu. São dois circuitos que passam por diversos saltos e a famosa Garganta del Diablo, o volume de água mais impressionante que já vi na vida.

Cataratas do Iguaçu
Circuito Superior – caminhando em cima das Cataratas

Além de caminhar nas passarelas, o parque oferece outras atrações como trem ecológico, praças de alimentação, trekking na Isla San Martin (1h), trilha Macuco (3 km) e Verde (15 min); safari 4×4, passeio ecológico navegando no rio Iguaçu e o Gran Aventura. Os dois últimos são aventuras incríveis, uma assustadora navegação em bote inflável bem ao lado das quedas d’água e, literalmente, um mergulho dentro das Cataratas.

Passeio ecológico
Passeio ecológico

Garganta del Diablo

Parque Nacional del Iguazú
Caminhando para um buraco

Vou contar, na ordem dos acontecimentos, como foi passar o dia nesse parque. Primeiro, pela trilha Verde até a estação Cataratas, onde pegamos o trem que leva para o Circuito Superior (35 minutos) e GARGANTA DEL DIABLO no meio da selva. Passarelas lotadas de turistas e o som das águas aumentando até ver o que parecia ser um buraco. O vapor da água foi aumentando e molhando tudo até se deparar com a Garganta. Lugar que é preciso sentir pessoalmente para entender a força dessas águas, desculpe, mas não tem como explicar. Na volta uma linda borboleta azul pousou em mim e ficou grudada por todo o caminho, dizem ser sorte!

O Passeio Ecológico

A maioria das pessoas pega o trem. No entanto, o indicado para quem gosta de emoção é voltar de bote inflável no PASSEIO ECOLÓGICO. Um guia vai remando e a impressão é de que a correnteza vai aumentar e seremos jogados nas cataratas. É muito próximo, dá para ver uma grande nuvem de vapor que fica mudando de forma e tamanho em cima da Garganta. O bote foi seguro, seguiu pela margem do rio e entrou em canais na mata fechada. O barulho das cataratas seguiu nos acompanhando, mas veio a sensação de segurança, as árvores pareciam nos proteger. No trajeto por águas rasas e limpas dava para ver o fundo e animais como tartarugas, quatis e as borboletas nos acompanhando sempre.

Arco-íris sempre presente
Arco-íris sempre presente

Cataratasday

Caminhada no Circuito Superior

Pausa para o almoço e a preguiça não nos impediu de seguir explorando o CIRCUITO SUPERIOR, uma paisagem mais bonita que a outra, prepare sua câmera! Sol e arco-íris foram companheiros constantes até no momento da atração top, no quesito emoção, o Gran Aventura. Mas este terá um post exclusivo em breve.

Já estive no lado argentino das Cataratas em um dia nublado, o sol brilhando fez toda a diferença para eu me apaixonar ainda mais.

Melhores fotos das Cataratas, foz do Iguaçu

Cataratasday

O Salto San Martin visto no final do passeio

 

Cataratas

Os mergulhos também foram nesse vapor no meio da foto, no Salto San Martin

Cataratas do Iguaçu em dia de chuva

Tome Nota Parque Nacional del Iguazú

A entrada no PARQUE NACIONAL DEL IGUAZÚ só pode ser paga com pesos argentinos, custa $100, $70 para residentes do Mercosul (Brasil e Paraguai) e $40 para argentinos. Funciona diariamente das 8h às 16h.

IGUAZÚ JUNGLE faz os Passeio Ecológico e Gran Aventura. O primeiro acontece na parte superior do rio Iguaçu por 2,5 km. Tem saídas a cada 15 minutos na estação Garganta e dura 20 minutos. O Gran Aventura acontece a cda 1 hora a partir das 8h45 e dura 1 hora. O passaporte para os dois cuata $290 pesos.

Almoce no restaurante LA SELVA, tem buffet variado, parrilla e free wifi.

Na saída tem lojinhas com delícias argentinas e o frappé gelado com doce de leite da HAVANA. Divino para repor as energias.

Parrilla do La Selva
Parrilla do La Selva
Frappé delicioso
Frappé delicioso

 

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros: Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem 

RealizaçãoTrilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu

PatrocínioHotel Bella Italia e Itaipu Binacional

ApoioGol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros: Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

ApoiadoresMoleco – Pulp Edições – Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Essa viagem foi patrocinada.

Roberta MartinsMaurício OliveiraLuiz Jr, Gleiber Oliveira Daniella Mendes.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

5 comentários

  1. Gostei bastante do artigo e das fotografias, parabéns pelo seu blogue, continue com o bom trabalho.

    Cumprimentos

  2. Adorei esse dia! Ver as fotos sempre dá saudades.
    Beijos grandes
    Ale do @cafeviagem

  3. Amei, amei, amei!!! Vou lendo e automaticamente me enchendo de uma incrível saudade daqueles momentos maravilhosos que passamos todos juntos! Um beijão!

  4. Que bom que gostou. Fico tri feliz quando consigo passar as emoções e recebo comentários assim : )

  5. Muito bom Ro!

    Revivi todas as emoções daquele dia lendo o seu post.

    bjão,
    Jonathan Padua

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.