Roberta Martins em El Tunco

Fim de tarde perfeito em El Tunco


Quem gosta do astral das praias de surfista, mar com temperatura agradável e para tudo o que estiver fazendo para ver o pôr do sol, simplesmente vai amar El Tunco. A queridinha dos praticantes do esporte situa-se na zona sul de La Libertad, em El Salvador, e já foi palco de campeonatos mundiais.

Praia de El Tunco vista do mar
Praia de El Tunco vista do mar

34 HOTÉIS EM LA LIBERTAD

El Tunco

Os cenários e as atrações não são muito diferentes do que temos aqui no sul e sudeste do Brasil, exceto pelo oceano Pacífico, praia de pedra e o idioma espanhol. Tem lojas legais, restaurantes alternativos e fama de lugar para aproveitar a vida gastando pouco. Inclusive, é bastante frequentado por mochileiros por ser a região mais econômica e divertida pra viajar no país.

A praia não tem areia, são pedras escuras e super polidas pela água que fazem o maior barulho no vai e vem das ondas. E para compor a paisagem um riozinho, coqueiros, pôr do sol no pacífico e a pedra inconfundível dentro do mar.

A pedra cartão postal de El Tunco
A pedra cartão postal de El Tunco

El Tunco foi a última parada de um dia cheio de atividades no litoral (veja a liberação de tartarugas). A programação para o final de tarde era aula de surf e não poderia ter sido mais perfeita e esperada. Antes de chegar ao país a única referência entre os amigos viajados era a qualidade das ondas em El Salvador. Ou seja, seria o local perfeito para a minha segunda tentativa de aprender a surfar, a primeira foi em Jeffrey’s Bay, na África do Sul. Aliás, estou amando esta ideia de ter aulas de surf nos melhores picos do mundo!

 

Instrutor de surf
Instrutor de surf

Acompanhada por instrutor, tive a teoria no chão e prática de natação ao redor da pedra antes das tentativas de ficar em pé em cima da prancha. Ele falou ser importante para minha segurança avaliar meu equilíbrio e habilidades antes de deslizar nas ondas, o que achei mais profissional do que a aula na África.

O mar estava calmo, mas era preciso tomar cuidado e se jogar antes de alcançar a beira, afinal aquelas pedras machucam muito mais que areia. Depois de várias tentativas, muitas gargalhadas e alguns caldos, confesso que o meu máximo até agora é surfar de joelhos. Preciso de mais aulas pra alcançar a proeza de ficar em pé na prancha. Talvez eu até tivesse conseguido neste dia, mas quando percebi como seria um espetáculo ver o pôr do sol em cima da prancha, disse para o instrutor que já era suficiente e deveríamos apenas curtir o momento. Ele concordou e ali ficamos extasiados com o cenário e a sensação boa do balanço do mar em cima da prancha.

Momento pôr do sol no balanço do mar
Momento pôr do sol no balanço do mar

Pôr do sol em El Tunco Pôr do sol em El Tunco

Tome Nota

Junto com a praia El Tunco, situada 37 km da capital San Salvador, as praias Sunzal (ao lado de El Tunco) e Punta Mango (para o sudeste) se destacam para a prática do surf nos mais de 300 quilômetros de costa salvadorenha. São diversas oficinas e surf shops oferecendo aulas e aluguel de pranchas à preços acessíveis. Uma pena que na minha empolgação, esqueci de anotar o nome do instrutor (na foto acima), mas a oficina fica ao lado direito da última rua antes do rio e duas quadras distante do mar.

Quando ir: de dezembro a abril é a melhor época porque não chove. Maio a outubro chove sempre no final do dia e pode estragar o momento pôr do sol.

Fui apenas passar o dia e fiquei com vontade de passar a semana. A região de La Libertad dispõem de diversos tipos de hospedagem incluindo hostels, surf camps e resorts.

VEJA VALORES DE HOSPEDAGEM 

A vista de quem assistiu ao espetáculo na beira da praia
A vista de quem assistiu ao espetáculo na beira da praia

A viagem para El Salvador foi à convite do órgão de turismo do país. Teve todo o roteiro assistido pela Salvadorean Tours.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.