Pôr do sol na Reserva da Biosfera Dana

Feynan Ecolodge: conforto e sustentabilidade no deserto

Feynan Ecolodge é um hotel 100% auto sustentável no meio do deserto. Exatamente no vale chamado Wadi Feynan, dentro da Reserva da Biosfera Dana, no sul da Jordânia. Passei uma noite para ver de perto o desafiante objetivo de produzir ali mesmo todo o consumido; causar o mínimo impacto ambiental; e colaborar com a subsistência dos beduínos moradores da região. Isto sem deixar de lado charme e conforto para os aventureiros mais exigentes.

Beduínos são os árabes nômades que circulam pelo Oriente Médio desde antes do islamismo. As famílias costumavam se deslocar em camelos, com todos os seus pertences, e dormir em tendas conforme as estações do ano. Com a globalização, a maioria tem se adaptado, fixado residência e encontra no turismo uma fonte de renda. No Feynan Ecolodge, todos os integrantes da família tem trabalho. Além dos seus costumes e tradições valorizados através da decoração e atividades oferecidas aos hóspedes.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram 

Precisa de seguro viagem? Acesse Next Seguro Viagem e use o cupom TERR25 para descontos. Saiba como comprar online.

Feynan Ecolodge
Feynan Ecolodge

Minha experiência no resort 

Era fim de tarde quando fui recebida com sorriso dos beduínos me oferecendo chá. O guia local Suleiman Al-Hasaseen me explicou o funcionamento e falou das atividades para aquele dia. Então me convidou a conhecer a propriedade. Demos uma volta rápida e me acomodei no quarto, pois já era quase hora do pôr do sol e uma saída para ver no melhor ponto estava programada.

Me juntei a um casal de franceses e caminhamos pouco mais de 2 quilômetros para uma colina mais alta. Ali havia vista para as montanhas, acampamento dos beduínos e uma árvore pedindo para ser fotografada. Enquanto explorávamos o local, Suleiman preparou um chá na fogueira e nos chamou para relaxar. A poeira e o tempo seco criam um efeito lindo deixando a forma do sol mais definida e fácil de ser observada. Então descobri o talento fotográfico do guia que me dirigiu para chegar neste resultado.

Sol definido por causa da poeira
Sol definido por causa da poeira

Lua cheia vista no telescópio do Feynan Ecolodge Lua cheia vista no telescópio do Feynan Ecolodge

Depois do jantar, os hóspedes são convidados a subir no terraço para ouvir as histórias dos beduínos, tomar chá e observar o céu. Há um telescópio onde podemos olhar conforme as explicações de Suleiman. Além de fotógrafo, também sabe tudo de estrelas e planetas. Ele nos dá uma aula sobre todos os astros e formas de luz presentes naquele momento. 

Demorei um pouco para pegar no sono em função dos mosquitos e calor da temporada mais quente, mas me acordei renovada no dia seguinte. Desfrutei de um café da manhã maravilhoso com vista e me despedi com vontade de ter ficado mais dias para experimentar outras atividades.

Suíte Deluxe do Feynan Ecolodge
Suíte Deluxe

Suítes no Feynan Ecolodge

Decoração artesanal nas suítes do Feynan Ecolodge
Decoração artesanal nas suítes

Feynan Ecolodge dispõem de 26 acomodações elegantemente simples e confortáveis. A decoração resgata o estilo das pousadas que abrigavam os viajantes pela antiga rota da seda (rota comercial entre o oriente e ocidente). Entre os objetos estão armário de lona, mosqueteiro, ventilador de teto, mesa de trabalho e artesanato local. Todas as suítes tem banheiro privativo com água quente e lâmpada fruto da energia solar. Já o quarto e os demais ambientes do eco lodge são iluminadas por luz de velas e não possuem tomadas.

Para carregar equipamentos e desfrutar um pouquinho do hábito de estar conectado, na recepção há uma régua para uso comum e WiFi gratuito. O sinal do celular pega muito fraco e apenas em alguns pontos. Outra comodidade é um pote de barro com água sempre fresca para beber ao lado da cama.

Banheiro tem luz e água quente
Somente no banheiro tem luz e água quente

São três tipos de acomodações variando pelo tamanho e vista com ou sem varanda. A minha suíte foi a Deluxe para duas pessoas com sacada para a mesma vista do restaurante em andar mais alto.

Cama confortávelCafé da manhã

Café da manhã com vista para as montanhas
Café da manhã com vista para as montanhas

 

O restaurante típico

O local onde é servido o café da manhã, almoço e jantar, inclusos na diária, tem vista para as montanhas, cabras e areia em tons laranja durante o dia. A noite é sob as estrelas e à luz de velas. As refeições são inspiradas na cozinha árabe tradicional, como o pão caseiro feito diariamente pelas mulheres beduínas, e alegram, especialmente, os vegetarianos por carne estar fora do menu. 

As atividades com os beduínos e na natureza

Há muitas opções de aventuras e vivências com os locais além das mencionadas no início do texto. Entre elas caminhada pelo deserto e cânions; visita aos acampamentos beduínos; exploração de sítios arqueológicos; tours de mountain bike e oficinas de culinária. Como estava fazendo um roteiro organizado por agência, fiz algums dos passeios oferecidos pelo eco lodge com a Treks e deixo um resumo para inspirar. 

A ideia inicial era o percurso a pé Dana a Feynan para chegar até o resort. Mas o calor nos fez mudar de planos e acabei por descobrir a trilha mais bonita da Jordânia – Wadi El Ghuweir. No dia seguinte, fizemos um off-road pelas colinas sem estradas nos arredores e descemos em uma antiga mina de cobre desativada. Exploramos galerias e nos deparamos com morcegos e escorpião amarelo, além de veios de cobre e conchas do mar. Afinal, aquele deserto já foi oceano um dia. 

Mina de cobre em Dana
Entrada para a mina de cobre em Dana

Veja o vídeo do órgão de turismo oficial do país mostrando a trilha Dana to Feynan e a hospedagem:

Por fim, se hospedar no Feynan Ecolodge é uma oportunidade sem igual de conhecer a natureza selvagem da Jordânia, conviver com seus povos nativos, explorar sua história e se desconectar do mundo sem abrir mão do conforto e comodidades. Gostou? Então pegue as informações abaixo e volte aqui para contar a sua experiência por lá.

Tome Nota Feynan Ecolodge

Visite o site do Feynan Ecolodge para maiores informações.

Como chegar ao Wadi Feynan: localizado na confluência dos cânions Dana e El Ghuweir, dentro na maior reserva natural da Jordânia – Reserva da Biosfera Dana, requer contratar traslado ou um pacote com agência. Isto porque as sinalizações da estrada são todas em árabe e a maioria de nós não compreende, além da chegada ao vale ser por estrada de terra. Quem organizou meu transporte e passeios foi a Treks. Wadi Feynan até fica próximo de alguns vilarejos, mas os principais aeroportos ficam distantes 3 horas da capital Amã ou 2 horas de Aqaba.

Quando ir: funciona o ano todo, porém, os meses entre maio e setembro são muito quentes. As atividades são restritas e os mosquitos fazem a festa. Visitei final de maio e foi difícil enfrentar o calor, por outro lado, é quando a trilha por El Ghuweir fica mais verde e refrescante.

A noite foi complicado dormir com a alta temperatura. O jeito foi abrir as janelas, ligar o ventilador e passar repelente porque os insetos vieram comigo para dentro do mosquiteiro. O recepcionista sugeriu levar o colchão para o terraço onde havia vento e outros hóspedes se acomodavam. Como estava sozinha, preferi ficar no quarto.

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. A hospedagem foi cortesia.

Veja mais fotos de Wadi Feynan:

Montanhas trazem cor para o cenário desértico
Montanhas trazem cor para o cenário desértico

Reserva da Biosfera Dana, Reserva da Biosfera Dana, Escorpião dentro da mina de carvão

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.