faróis Florida: Key Biscayne

5 faróis na Flórida para subir e/ou curtir

A viagem pelo litoral sul dos Estados Unidos também poderia se chamar roteiro pelos faróis. Afinal, são quase 30 faróis na Flórida e eles foram parada obrigatória do início ao fim da nossa jornada. Faço questão de parar em construções assim pela vista. Geralmente estão localizados em cenários incríveis carregados de curiosidades e fatos históricos.

Entre todos, visitei cinco da costa leste e pude subir em dois. Conto a seguir o melhor de cada um e as informações para incluí-los no seu roteiro. Antes faço uma introdução de sua função no litoral da Flórida.

Qual a função de um farol

Embora não pareça, a costa da Flórida é bastante perigosa por causa dos recifes de corais e penhascos submersos vistos quando a embarcação já esta muito em cima. Isso resultou em  acidentes antes mesmo do capitão perceber a proximidade com a terra firme. Os cerca de 65 faróis construídos no Estado serviam para dar uma referência visual a quem se aproximava e isso poupou diversas vidas. Hoje restam 29 e novas construções não são previstas porque os meios de transporte passaram a usar outras tecnologias deixando os faróis obsoletos. No entanto, eletrônicos podem dar pane e aquela luz ainda ajuda quem não se adaptou à modernidade.

Siga @blogterritorios no Instagram

Veja os stories desta viagem no Instagram       

Leia todos os artigos sobre o país  Precisa de seguro? Saiba como comprar online.

Quer ficar conectado como eu fiquei? Leve o chip de dados desde o Brasil

5 faróis na Florida

1. MELHOR VISTA

No alto do Jupiter Inlet Lighthouse
No alto do Jupiter Inlet Lighthouse

Jupiter Inlet Lighthouse & Museum, em Palm Beaches

Acesso ao Jupiter Inlet Lighthouse
Acesso ao Jupiter Inlet Lighthouse

Talvez o dia ensolarado e os funcionários mais simpáticos tenham colaborado para eu ter a impressão deste ser o farol com a melhor vista. Nos outros não tive a sorte de me deparar com o conjunto: dois rios com cores diferentes não se misturando, o mar vibrante e os tons intensos de toda a natureza ao redor.

Jupiter Inlet Lighthouse, erguido em 1860, fica na confluência dos rios Indian e Loxahatchee em uma região preservada em frente a ilha Jupiter. Inclusive, há rumores de ser o metro quadrado mais caro de toda Flórida. Faz sentido pelas mansões com seus píers e iates particulares.

O visual de Jupiter
Mansões da ilha Jupiter
Janelinha no último andar do farol
Janelinha no último andar do farol

Para acessar esta vista, vale muito subir os 105 degraus com paradas para descanso. E, como diz o slogan “Venha pela subida, fique pela história”, o museu conta os 5 mil anos do rio Loxahatchee. Isto inclui a história dos Seminoles, os primeiros habitantes, e como eram suas relações com os zeladores do farol. A casa da família dos primeiros trabalhadores virou exposição permanente contando a rotina deles. Outra curiosidade é o prédio administrativo, onde encontra-se o museu e a loja de souvenir, era uma estação de rádio secreta usada na Segunda Guerra Mundial com codinome Station J. E para complementar a experiência, da varanda é possível ver peixes-boi e golfinhos.

  • Informações
O acesso é pago e há guias voluntários em quase todos os cantos. Abre diariamente das 10h às 17h ou até 21h com visitas guiadas às 11h e 14h. O endereço é 500 Captain Armour’s Way. Jupiter é última cidade ao norte da região Palm Beaches. Quem vem de West Palm Beach pode avistar o farol ao lado direito da ponte sobre o rio Loxahatchee.

2. MELHOR MUSEU

Museu do Ponce de Leon Inlet Light
Museu do Ponce de Leon Inlet Light

Ponce de Leon Inlet Light, em Daytona Beach

Ponce de Leon Inlet Light, construído em 1835, é um museu e farol com 175 metros de altura. O mais alto da Flórida e segundo mais alto dos Estados Unidos. A vista do topo vale a pena para ver Daytona ao longe e o estuário de New Smyrna Beach, mas é preciso encarar 203 degraus em círculos. Desagradável apenas para quem tem medo de altura ou labirintite.

Ponce de Leon Inlet Light
Ponce de Leon Inlet Light
Vista na descida
Vista na descida
Vista do Ponce de Leon, um dos faróis na Flórida
Vista para o parque das Dunas de New Smyrna Beach
Vista do Ponce de Leon, um dos faróis na Flórida
Vista para Daytona Beach

As casas ao redor eram residência dos funcionários agora transformadas em museu. Algumas mostram mobiliário preservado e estilo de vida das famílias dos trabalhadores; outras são mais técnicas ao explicar o funcionamento de um farol e as lentes especiais; e outras contam a história da região como as corridas de carro na praia que atraíram olhares internacionais e marcaram época. A vista 360 graus deve ser bem melhor em dias de sol. Inclusive, adoraria receber uma foto de quem já foi com clima melhor.

  • Informações
O farol é pago e abre diariamente das 10h às 18h, ou até 21h no verão, no endereço 4931 S Peninsula Dr, Ponce Inlet.

3. MELHOR PRAIA (foto destaque)

Cape Florida Lighthouse
Cape Florida Lighthouse

Cape Florida Lighthouse, em Key Biscayne

Erguido em 1825, Cape Flórida Lighthouse é a construção mais antiga da região ao sul de Miami. Faz parte do Parque Natural Bill Baggs com belas praias, quase desertas, em um dos extremos da ilha Key Biscayne. Não subi porque é permitido somente em dois horários diários e cheguei tarde, mas adorei os espaços na natureza. Inclusive, vale levar máscara de snorkel para aproveitar os corais em frente.

Iguanas andam tranquilas pelo parque
Iguanas andam tranquilas pelo parque
Estrada para o parque tem ciclovia em Key Biscayne
Estrada para o parque tem ciclovia em Key Biscayne

A estrutura do parque é pra passar o dia desde que leve sua comida. Tem churrasqueiras, mesas, vestiário, estacionamento amplo, trilhas sinalizadas e até um tipo de barco camping para poder passar a noite ali. Também pode alugar bicicleta, stand up paddle e caiaque.

  • Informações
Para ter a vista panorâmica da ilha, vá nos horários de visita guiada ao farol e suba os 122 degraus. Acontece duas vezes ao dia, geralmente, às 10h e às 13h, de quinta a segunda. O ingresso da visita guiada esta incluso no valor de entrada do parque. O Parque Natural Bill Baggs abre das 9h às 17h e o endereço de entrada é 1200 South Crandon Boulevard. No inverno ou se dormir por lá, dizem ter um belo pôr do sol.

Key Biscayne fica à poucos minutos do centro de Miami através da ponte Rickenbacker Causeway. Uma estrada que passa por cima do mar semelhante à encontrada no caminho para Key West. E uma dica para quem vai de carro, Key Biscayne tem poucos postos de gasolina e foi o preço mais caro da viagem. Evite abastecer por lá.

4. MELHOR MERGULHO

Sand key Lighthouse
Sand Key Lighthouse em alto mar

Sand Key Lighthouse, em Key West

Construído em 1853 sobre um recife visto apenas por quem vai de barco. Em Sand Key Lighthouse não é possível subir, a grande atração é a vista submersa por ser ponto de mergulho. Fiz snorkel com direito a momento mágico quando um cardume de peixes pretos passou por mim e eu resolvi acompanhá-los. Nem deram bola pra mim e fui até os limites do recife encantada.

  • Informações
Passeios de barco partem diariamente de Key West, neste dia fui no tour de um dia da Fury partindo do porto da Duval Street.

5. O MAIS URBANO

Key West Lighthouse
Key West Lighthouse

Key West Lighthouse

Já o farol no centro de Key West pode subir os 88 degraus e visitar o museu. A vista é urbana e vale pela história como ter sido inicialmente comandado por uma mulher, a partir do ano 1848.

  • Informações
Abre diariamente das 9h30 às 16h30 no endereço 938 Whitehead Street.

Conhece esses ou outros faróis na Flórida? Recomende nos comentários

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

A road trip #JustFunFlorida foi um projeto dos sites Territórios e Não Pira, Desopila em parceria com Visit Florida. As entradas nos parques e ingressos dos faróis foram cortesias.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.