Mochila Deuter e Camelback

Equipamentos para viagem: lançamentos


Sábado passado participei de uma evento para conhecer o que há de novo em equipamentos para viagem e aventura e trago o resumo por aqui. Os produtos são especificamente das marcas Deuter, Sea to Summit, Azteq e CamelBak. Velhas conhecidas que estou acostumada a usar e posso afirmar o quanto facilitam a vida do viajante.

Durabilidade, conforto, criatividade e praticidade estão entre os adjetivos que servem para todas essas marcas e fazem valer o investimento. Alguns produtos parecem caros no primeiro momento, mas experiências ruins me ensinaram há tempos a importância de ter os melhores equipamentos para cada situação.

E antes de mostrar os lançamentos tenho uma dica de onde buscar informações técnicas e úteis sobre equipamentos de viagem e aventura. Afinal, eu conto impressões e sensações de usar isso ou aquilo conforme as minhas vivências e não sou nada técnica. Gear Tips é o canal onde os representantes dessas e várias outras marcas aqui no Brasil explicam as funcionalidades e novidades dos produtos. Assim como o leitor confia nos meus relatos porque sabe como eu gosto de fazer atividades na natureza, eu confio no Pedro e no Kiko. Eles recomendam o que usam na prática e eu vi de perto quando fui convidada para a Expedição Deuter Pro. Um acampamento com pouca infraestrutura local e muitos equipamentos úteis.

 
Equipamentos para viagem: mochilas
Experimentado a linha Futura durante o evento

Equipamentos para viagem: mochila Deuter

As novidades são nas linhas Futura, Aircontact Lite, Speed Lite, Fox, Giga e Pilgrim e o costado Airconfort que ganhou Sensic no nome (sensibilidade + técnica).

O costado Airconfort Sensic diminui a transpiração pela ventilação e agora tem maior leveza, flexibilidade e liberdade de movimento. Com alças inteligentes que se ajustam aos ombros; barrigueiras ergonômicas que distribuem melhor o peso e abraçam o quadril; estrutura que transfere até 70% do peso para os quadris e ajuste de tamanho nas cargueiras. A tecnologia Airconfort já existia na minha mochila de ataque preferida justamente pela leveza e conforto. A Deuter Spectra não é mais fabricada, mas a linha Futura parece ser a evolução dela.

A linha mais indicada para hiking (trilha sem acampamento) existe em três versões: Futura (28 SL e 30), Futura Pro (34 SL, 36, 38 SL e 40) e Futura Vario (45+10 SL e 50+10). Todas com Airconfort Sensic com diferenças técnicas conforme o tamanho. O design está mais limpo, com tom sobre tom, e cada detalhe foi pensado para ser útil sem atrapalhar o movimento. A Futura Pro 36 foi eleita o melhor custo benefício pela Go Outside em 2017 entre as mochilas semelhantes no mercado. O prêmio foi ano passado, mas no final do ano, já com a coleção 2018.

Pilgrim é feita para brasileiros
Pilgrim é feita para brasileiros (crédito Renato Soares Fotografia)

A mochila Pilgrim foi feita para o público brasileiro atendendo sugestões enviadas por usuários. É a única com a bandeira de um país que não a Alemanha, sede da marca. Vem em dois tamanhos 30 +5 SL e 32 + 5.

A série Aircontact Lite é para trekking (mochila de acampamento) com maior transferência de peso para o quadril, ventilação e conforto por causa do Aircontact Lite System. Vem nos tamanhos 35+10 SL, 40+10, 45+10 SL, 50+10, 60+10 SL e 65+10. A mochila Aircontact Lite 50+10 foi eleita o melhor custo benefício pela Go Outside em 2017. O prêmio foi ano passado, também no final do ano e com a coleção 2018.

Mochila feminina

As versões com SL são para pessoas de baixa estatura e se ajustam melhor ao corpo da mulher. São identificadas pela flor amarela, embora homens também se sintam  confortáveis com elas. Contei mais detalhes no texto Qual mochila eu uso.

 

Speed Lite
Speed Lite

O modelo Speed Lite é a mochila mais leve e compacta para a prática de esportes ou uso diário. Utiliza a tecnologia Lite System projetada para quem deseja viajar ultraleve sem prejuízo do conforto. Pesa entre 350 e 490 gramas nos tamanhos 12, 16 e 20 litros. A série ainda tem versões em tamanhos maiores com a tecnologia Lite Air System. O costado extremamente leve, minimalista e compacto garante conforto, estabilidade e ventilação nos modelos 22 SL, 24, 24 SL, 26, 30 SL e 32. A Speed Lite 32 pesa 870 gramas e foi eleita o melhor custo benefício pela Go Outside em 2017. Assim como as outras premiadas, recebeu o prêmio no final do ano passado, já com a coleção 2018.

Fox é a mochila infantil para acampar ou passear. Uma mini cargueira desenhada para crianças a partir de oito anos com sistema de transporte que cresce com eles. Assim podem levar suas próprias roupas, saco de dormir e itens pessoais enquanto os papais levam os equipamentos de uso comum. Vem nos tamanhos 30 (+ 4 L) e 40 (+ 4 L).

Mochila infantil Fox 30
Mochila infantil Fox 30

 

Cargueira para criança
Cargueira para criança

 

Giga
Giga

 

Giga e Gigant são os modelos urbanos com espaço para notebook, organização e muito conforto com a tecnologia Airstripes. Agora também na versão SL com torço menor e alças mais finas. Nos tamanho 28 e 32 litros.

 
 

Campanha Internacional Deuter

No evento também foi apresentada a nova identidade visual e Campanha Internacional Deuter: My Deuter is my (Freedom, Adventure…). Agora mais próxima da realidade do aventureiro, vai exibir também pessoas comuns em suas rotinas e cenários com nuvens e neblinas como costuma ser o clima na montanha.

Equipamentos para viagem: acampamento

Saco de dormir

Além das mochilas, Deuter trouxe a série de sacos de dormir Orbit, inclusive em modelos SL especial para mulheres. Orbit – 5 SL possuí camada de fleece na área dos rins e dos pés para maior conforto e calor. Com enchimento sintético, é versátil e durável para noites frescas de verão até – 5 graus no inverno.

Sea to Summit é uma das marcas mais úteis e criativas que conheço do mundo outdoor. Sacos estanques, mochila de bolso e toalhas Tek Towel são meus companheiros de viagem há anos. Equipamentos de cozinha tem estado na minha lista de desejos e agora conheci os isolantes térmicos, liners, duffle bag e redes.

 

Rede Ultralight Hammocks 
Rede Ultralight Hammocks

Redes

Deitar na rede e olhar as estrelas no acampamento é bom demais. E com a apresentação do Pedro percebi como ela pode substituir a barraca no Parque Santa Teresa, por exemplo. São super leves, tem mosquiteiro e até outra menor pra guardar os equipamentos embaixo.

A Rede Pro Hammock é leve e a Rede Ultralight Hammocks é uma pluma. Hammock Bug Net é tela contra mosquitos e Gear Sling a rede para equipamentos.

Ultra light S.I.
Isolante Ultra light S.I.

Isolante térmico

Eu tenho um isolante auto inflável e acho muito mais confortável para dormir do que colchão inflável. E a Sea to Summit conseguiu melhorar ainda mais o conceito de conforto e facilidade para esvaziar. Criaram um sistema chamado Delta Core-V e Delta Core (para as duas versões Comfort) que consegue alinhar o conforto (tanto térmico quanto de espessura) com leveza e compactação. Os modelos Ultra Light S.I., Camp Mat S.I., Comfort Light S.I. e Comfort Plus S.I. se diferenciam pela espessura (entre 2,5 cm e 8 cm) e por seu Valor R (Resistência Térmica) de até 4,1.

Liner

Liner é um tipo de lençol térmico para usar dentro do saco de dormir ou como saco em climas amenos. Thermolite Reactor adiciona até 8 graus de calor com o tecido mais leve do mercado.

Duffle bag

Duffle bag é uma bolsa de carga super resistente e personalizável porque tem diferentes jeitos de leva-la. Vira até mochila. Vem nos tamanhos 45, 65, 90 e 130 litros.

Utensílios de cozinha

AlphaPot Cookset 4.2 – o kit reúne as novidades do ano mais tigelas para 4 pessoas
AlphaPot Cookset 4.2 – o kit reúne algumas das novidades do ano mais tigelas para 4 pessoas

Os designers da Sea to Summit pensam em tudo e a marca oferece uma série de produtos resistentes que podem ser compactados e encaixados para não ocupar espaço na mochila. Alguns vem em kit acampamento ou avulso. As novidades do ano são:

  • Insul Mug é a caneca com capa térmica e tampa de silicone fácil de beber. São 350ml em apenas 78g.
  • AlphaPot é a linha de panelas metálicas super resistentes e com cabo dobrável. São feitas com alumínio anodizado duro nas capacidades 1.2L, 1.9L, 2.7L e 3,7L. Também tem as frigideiras AlphaPan que se encaixam com as panelas.
  • X-Pot 4 L é a panela de 4 litros que parece um pote pequeno quando dobrada.
  • X-Seal & Go são potes de diferentes tamanhos com tampa. Compactados medem de 18mm a 29mm de altura.
  • Coador de Café X-Brew permite fazer 2 xícaras de café por vez e não precisa de filtro.
  • Long Handled Spoon é uma colher longa para usar direto na embalagem ou mexer panelas e potes mais fundos.
Mesa de camping Cosmo
Mesa de camping Cosmo

Acessórios Azteq

Já usei barraca Azteq e achei leve e compacta. Desta vez fui apresentada às leves e de fácil montagem mesa de camping Cosmo e cadeira de camping Karibu. Ambas trazem o sistema inovador e exclusivo de montagem por tubos circulares de alumínio. Também conheci a lanterna de cabeça Magic que tem a opção de ligar e desligar com o movimento das mãos e pode ser recarregada por cabo USB.

Hidratação

Camelback Chute
Camelback Chute

CamelBak tem mochilas e garrafas pra facilitar a nossa hidratação durante atividades físicas. Eu tenho a garrafa Chute Mag 0,75L que é muito semelhante ao novo lançamento de mesmo nome. As novidades são a tampa desenroscar totalmente e a empunhadura magnética para manter a tampa presa. É a prova de vazamento e tem bico ergonômico.

Fotos Roberta Martins, divulgação e Renato Soares Fotografia

©Todos os direitos reservados.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.