templo budista de Singapura

Energia especial no templo budista de Singapura

Na Singapura das diferentes culturas e dos grandes contrastes, encontrei um templo budista com uma energia incrível sentida desde o momento de atravessar o portão de entrada até a saída. Buddha Tooth Relic Temple and Museum fica ao lado de outros templos de crenças completamente opostas, ou similares, convivendo em harmonia na região de Chinatown. Mas em nenhum dos visitados a sensação foi tão prazerosa quanto neste.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram

 

A atração foi dica da amiga Juju no Mundo, a minha guia particular em Singapura montou um roteiro cultural para me mostrar o cotidiano dos moradores combinando com pontos turísticos grátis. E o templo budista estava entre os seus favoritos.

A energia ali é quase palpável tamanha a intensidade. Senti um formigamento nos braços, calor nas mãos… olhei para Juliana perguntando se sentia algo e ela apenas sorriu. Estávamos na mesma vibração e Juju curtiu muito o passeio mesmo depois de tantas visitas.

ENCONTRE HOTEL EM SINGAPURA | LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

Fachada do Buddha Tooth Relic Temple and Museum, o temple budista de Singapura
Fachada do Buddha Tooth Relic Temple and Museum, o temple budista de Singapura

Visita ao Buddha Tooth Relic Temple and Museum

Subimos direto para o jardim e fomos descendo todos os quatro pavimentos com calma. O telhado é pouco conhecido por ter uma entrada discreta no último andar e não funcionar em todos os horários. Além das flores, as paredes são compostas por 10.000 budas com expressões únicas, algumas imagens e a grande roda de oração. Aquela cujo movimento gerado pelas nossas mãos leva boas vibrações para o mundo todo, sendo esta, a maior já vista por mim.

O jardim e a roda de orações no espaço fechado
O jardim e a roda de orações no espaço fechado

Como mostra o vídeo, publicado em tempo real nas redes sociais, pode ter certeza que eu girei e mandei o recado com as melhores intenções. Espero que continue chegando a mais e mais pessoas através deste texto (se gostou, leia até o final e compartilhe!).

Uma sala dourada com espaço para meditação nas laterais e exposição de objetos no centro é o destaque do quarto pavimento. O teto tem um conjunto de luminárias belíssimas e o fundo da sala guarda com toda a segurança o DENTE DO BUDA. É o espaço mais bonito do templo e vai ficar na sua imaginação porque é proibido fotografar.

Estátua de Buda
Estátua de Buda

Os terceiro e segundo andares são reservados para exposição de relíquias e galeria de arte contando a história do budismo através de estátuas de Buda, símbolos e tecidos. Objetos e imagens vindos de diversos países compõe o museu interessante e bastante informativo.

Museu conta a história do budismo
Museu conta a história do budismo
Maitreya, conhecido como o buda do futuro ou o invencível
No meio Maitreya, conhecido como o buda do futuro ou o invencível ou o compassivo

O local de celebrações públicas, chamado Hundred Dragons Hall, fica no primeiro piso com três enormes imagens em destaque. Sendo a do meio o Maitreya, conhecido como o buda do futuro ou o invencível ou o compassivo conforme os tantras. E ali também fica a loja.

Teto da Hundred Dragons Hall
Teto da Hundred Dragons Hall

 

No outro salão estão os protetores do zodíaco, onde pode descobrir qual o seu signo japonês (sempre chamei de chinês, mas ali o país referência é outro) e levar o seu Buda específico. Segundo a Cultura Budista Japonesa, existe um Bodhisattva (Buda) protetor após o nosso nascimento que corresponde a cada animal. O meu é cavalo e o seu?

Maha-Shtama-Prapta é o Buda protetor de quem nasce sob o signo do cavalo
Maha-Shtama-Prapta é o Buda protetor de quem nasce sob o signo do cavalo

E com toda esta energia boa, o mínimo seria comprar um incenso e fazer o ritual agradecendo o momento. Alguns aproveitam pra fazer pedidos, mas o que importa mesmo, é expressar da forma como se sentir melhor.

Tome Nota Templo Budista de Singapura

BUDDHA TOOTH RELIC TEMPLE AND MUSEUM é aberto ao público gratuitamente das 7h às 19h. No entanto, o horário reduz e funciona entre 9h e 18h para visitar além do primeiro piso. Sugiro começar pelo telhado e ir descendo conforme o relato.

Leve echarpe se estiver com roupas cavadas. Eles disponibilizam para cobrir ombros e pernas em frente aos ambientes exigidos, mas como o uso é público, nem sempre é agradável usá-los. Pelo menos na parte de cima.

Onde fica: 288, South Bridge Road, Chinatown.

Informe-se sobre atividades e visitas guiadas no site

Budas nas paredes do Hundred Dragons Hall
Budas nas paredes do Hundred Dragons Hall
Roda das orações
Roda das orações
Espaço para agradecer ou fazer pedidos
Espaço para agradecer ou fazer pedidos
Maçanetas nas portas do templo
Maçanetas nas portas do templo
Imagens de Buda no primeiro piso
Imagens de Buda no primeiro piso
Detalhe nos telhados visto da fachada
Detalhe nos telhados visto da fachada
10.000 Budas no terraço
10.000 Budas no terraço

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

 

Outros templos budistas pelo mundo:

Borobodur, o maior templo budista do mundo

Sobre o Templo Zu Lai em São Paulo

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.