Martinelli

Edifício Martinelli, o primeiro arranha céu de São Paulo


No início do século passado, o italiano Giuseppe Martinelli tinha o sonho de construir o prédio mais alto da América Latina. Ele conseguiu! O ano era 1929 e a localização bem no centro de São Paulo.

O Edifício Martinelli passou da polêmica ao apogeu, chegou à decadência e ressurgiu em 2013 como atração turística na cidade. Depois de uma pausa para reforma, reabriu aos visitantes em abril de 2019 e continua sendo o ponto mais legal para ver São Paulo do alto.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de tours e transfer em Campos do Jordão e Ilhabela

Pretende alugar um carro? Veja na Rent Cars

Ainda falta reservar hospedagem? Veja os hostels mais legais

Atualmente administrado pela Prefeitura, a construção é sede de algumas secretarias o oferece visitas guiadas gratuitas ao terraço. O prédio é enorme e parece ser lindo por dentro, mas a visita se limita à portaria, elevador e terraço. Embora não tenha mais o título de “construção mais alta de São Paulo”, sem dúvida é a mais charmosa pela história e arquitetura envolvida.

Leia a seguir o texto original da minha primeira visita e o vídeo de 2013. E ao final os horários de visitação e endereço.

Visita guiada ao Edifício Martinelli

Martinelli, o primeiro arranha céu da América Latina
Primeiro arranha céu da América Latina

 

Arquitetura do prédio vista do Terraço
Arquitetura do prédio vista do Terraço

Subir no terraço para ver a vista e ouvir a história era um dos passeios que ainda faltava fazer na capital e finalmente rolou no dia do aniversário da cidade. Para minha surpresa, em um sábado. Porque tinha conhecimento do funcionamento ser apenas durante a semana. Felizmente eles abriram para celebrar a data com São Paulo. E já aconteceu de ter bares, em edições especiais de verão, patrocinados por marcas de bebida. Vale sempre conferir a programação.

Lá em cima vemos a cidade por outro ângulo e em 360 graus. Em dias limpos dá para ver o Pico do Jaraguá, a Avenida Paulista e aquele mar de prédios infinitos. Além das pessoinhas correndo lá em baixo e construções famosas como a Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Edifício Itália, Farol Santander (antigo Banespão) e outros.

Conheça o Sky Costanera, o atual prédio mais alto da América Latina

viver em São Paulo
Vista para o centro de São Paulo até os limites da cidade

A visita guiada dura menos de uma hora e é uma aula de história. Edson Cabral, guia que trabalha no prédio há 15 anos, responde perguntas e conta todos os detalhes com muita simpatia. Veja trechos no vídeo abaixo e se motive para ver e ouvir tudo pessoalmente.

ENCONTRE HOTEL EM SÃO PAULO

Primeira impressão na entrada do Martinelli

Vista do Edifício Martinelli Mirante do Edifício Martinelli

Tome Nota

O Edifício Martinelli ocupa praticamente uma quadra no centro de São Paulo e tem algumas vias de entrada. Entrei pela Av. São João, 11 a 65.

Para fazer a visita guiada (grupos de até 15 pessoas), basta chegar na portaria do prédio com antecedência nos horários disponíveis: de segunda a sexta às 11h, 13h30, 15h30 e 17h30; sábados, domingos e feriados às 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 18h30. É grátis!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.