portugal

Doces, estradas e vinhos


Antes de ter esse blog fiz uma viagem interessante por Portugal, como agora estou dando dicas para amigos indo para lá, acho que vale deixar registrado o que fiz de melhor. Faz dez anos, a moeda era o escudo, mas os pontos turísticos continuam lá e o país está cada vez mais na moda. O que eu mais gostei foi pegar as estradas para bate e volta.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Seguro viagem é obrigatório na Europa: saiba como comprar online

Voe direto do Brasil para com a TAP. Leitores do Territórios ganham 5% desconto comprando através desse link

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Agende Tours em Lisboa sem pagar IOF

Read in English

Monumento ao descobridor, na beira do Tejo
Monumento ao descobridor, na beira do Tejo
Torre de Belém
Torre de Belém

LEIA OS ARTIGOS MAIS ATUAIS SOBRE QUELUZ E SINTRA

Fui acompanhar minha avó, na época com 78 anos, em uma excursão de beatas para Fátima. E o guia era um padre italiano. Foi surreal, só recomendo para os católicos mais fervorosos. Mas ao final valeu, pois depois de cinco dias o grupo voltou ao Brasil, nós pagamos a multa e ficamos mais dias viajando por várias cidades. Na hora de voltar minha avó confessou que realizou o sonho de conhecer Fátima, mas que os dias seguintes foram mais divertidos.

Portugal a partir de Lisboa

Portugal é um pais pequeno e rápido de conhecer. Passamos alguns dias em LISBOA hospedadas em um albergue na rua Augusta, visitando museus e pontos turísticos, tem muita coisa pra fazer, adorei a cidade. Gostei da vista que se tem do CASTELO DE SÃO JORGE, do interior do MOSTEIRO DO JERÓNIMOS, de caminhar na beira do TEJO onde tem a TORRE DE BELÉM e outros monumentos grandiosos. Descobri o museu do design no CENTRO CULTURAL DE BELÉM.

Praia em Aveiro
Praia em Aveiro

Aveiro foi a base

Tínhamos um amigo de amigos em Aveiro que nos convidou para conhecer o país de carro acompanhando ele e sua mãe. Foi perfeito, fomos encontrar eles em Aveiro e ali era nosso ponto de apoio. Todos os dias íamos para uma direção diferente conhecendo as cidades pelo caminho e voltávamos para dormir.

Bate e volta pelas estradas portuguesas

Visitei um dos hotéis históricos mais belos do mundo, o PALÁCIO DO BUÇACO, situado na Mata do Buçaco na região de Aveiro.  Adorei caminhar pelos jardins com desenhos de labirintos rodeados pela mata.

Palácio do Buçaco
Palácio do Buçaco

Cidade do Porto

Barcos na Cidade do Porto
Barcos na Cidade do Porto

O passeio mais legal foi a Cidade do Porto, muitas vinícolas, arquitetura e história. Pegamos a margem do Rio D’Ouro e seguimos até chegar na fronteira com a Espanha. A paisagem é linda, penhascos, plantações de uva e ótimos restaurantes. Nem preciso dizer que tomei muito vinho bom e comi super bem.

Arouca

Falei para o meu amigo que eu era de Pelotas, terra do doce no Brasil, e esses doces eram receitas portuguesas. Ele me levou na cidade do doce português – AROUCA. Fiquem com água na boca, porque tem muita mais variedade que Pelotas. Me deliciei. É uma cidade pequena perto de Lamêgo, Viseu.

Fátima

Sobre FÁTIMA, o que tem pra fazer lá é ir a missa, visitar igrejas, rezar e conhecer os pontos históricos sobre os 3 pastorinhos. Curti a última parte e uma igreja Russa bem diferente das outras. Católicos que me perdoem, mas a missa é insuportável, começa 6h e termina 24h só vai trocando o padre e o idioma. Para fugir da missa eu tinha que caminhar nos arredores da cidade, pois em todas as esquinas tinham alto-falantes com a missa em tempo real! Nem tem onde gastar dinheiro, só vi artigos religiosos a venda.

Fica na REGIÃO DE LEIRIA, onde descobri grutas com estalactites interessantes, pegadas de animais pré-históricos e paisagens. Os mosteiros e as praias valem a visita. Indico MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE ALCOBAÇA E MOSTEIRO DA BATALHA. E a praia de NAZARÉ, uma vila com vista legal do alto de um penhasco.

Tome Nota Portugal

Mosteiro da Batalha 
Mosteiro da Batalha

Entre em confeitarias por todo o país e prove os doces portugueses.

Vó Lídia rezando
Vó Lídia rezando

Leia também os posts sobre Caiscais e Estoril

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

4 comentários

  1. Prezados amigos do territórios

    O passeio por portugal foi um pouco rápido mas valeu.

    Fátima pode ser chata mas é um santuário e deve ser comparado com a nossa Aparecida. Qual é mais organizada, limpa e receptiva aos fiéis?

    Tenho também um site onde mais informações sobre Portugal podem ser obtidas. Lá indiquei vosso site como referencia.

    Abraços
    Jorge C. Duarte
    http://www.registrosdeviagens.com.br
    http://www.viagensvirtuais.com.br

  2. Oi Robertinha tudo bem?
    O blog tá mto legal, sempre acompanho.
    Estamos indo p/ Portugal pela primeira vez em setembro. Que tu achas? A região do Porto ou Algarve? Vamos ficar só sete dias.
    Bjs

    1. Oi Carin
      Não conheci Algarve, mas é praia e dificilmente vais encontrar na Europa praia mais bonitas que as nossas brasileiras. Eu ficaria com Porto que é diferente, tem toda a história dos vinhos, do rio e paisagens super bonitas. Eu passei um dia lá e adorei. Mas Lisboa ainda é o mais interessante de Portugal. beijos

      1. Valeu Robertinha,

        Nós vamos ficar em Lisboa, depois alugar um carro e passar por estoril, sintra, óbidos. Os outros três dias nós vamos decidir entre Algarve ou região do Porto, mas com a tua dica acho que já tá decidido.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.