Dicas para economizar em Madri

Dicas para economizar em Madri


As duas idas a Madri foram com dinheiro contado. Na primeira fui como estudante bolsista e na segunda até tinha uma verba melhor, mas era bem na época das liquidações (rebajas) de janeiro e seus preços tentadores. Foi preciso controle nos gastos para aproveitar de tudo um pouco. Vou contar como me virei nas duas vezes para economizar em Madri.

Dicas para economizar em Madri

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre a Espanha

AGILIZE SUA VIAGEM
Seguro viagem é obrigatório na Europa: saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Madri tem várias atrações e áreas públicas que incentivam locais e turistas a aproveitarem a cidade
Madri tem várias atrações e áreas públicas que incentivam locais e turistas a aproveitarem a cidade

Economize na hospedagem

A grande dica, pra Europa em geral, é reservar hotéis com antecedência porque os melhores se esgotam rápido e pode encontrar boas promoções meses antes. Sugiro usar um comparador de preços para saber em qual site fazer as reservas, eu uso Detecta Hotel. Depois é a localização, se buscar fora da zona turística de Madri vai encontrar preços mais acessíveis. E se for perto de uma estação de metrô, nem vai se incomodar com as distâncias porque o transporte público é eficiente.

Ficar em hostel é a opção mais em conta pra quem viaja sozinho, desde que fique em quartos compartilhados. Em grupo, alugar um apartamento economiza nos serviços cobrados pelo hotel e fica mais à vontade. Quando a hospedagem tem cozinha e não se importa em preparar as refeições, vai economizar comprando ingredientes nos mercados e feiras.


Booking.com

Quanto custa viajar pra Madri

Em média, 40 euros por dia são suficientes para passeios, chip de celular, refeições e transporte público. Considerei o passe semanal e não consta hospedagem porque varia de 10 a 1000 conforme o estilo de viagem de cada um. 
Parque del Retiro tem vários atrativos grátis
Parque del Retiro tem vários atrativos grátis

Economize nos passeios

O lado bom de ser turista economizar em Madri é encontrar boa parte das atrações grátis ou com o dia da entrada livre. Mesmo as pagas tem preço razoável. Acho que a mais cara é a visita ao Estádio do Real Madrid em dia de jogo.

Verifique os sites das atrações que deseja visitar para saber valores e planejar o orçamento. Museus costumam ser grátis aos domingos. E no roteiro feito na última viagem, só paguei para entrar no Faro de Moncloa e Azotea.

Economizar tempo também é um jeito de fazer o dinheiro valer mais nas viagens. E uma boa solução é comprar ingressos antecipados na internet. Desta forma, evita filas na hora e garante a entrada mesmo nos dias mais movimentados.

Economize na alimentação

Aproveite os menus do dia (menú del dia), os sanduiches chamados bocadillos, os kebabs e prove o máximo de tapas que puder. Tapas são vendidas individualmente e podem ter ingredientes bem requintados por um preço razoável. Pra quem come pouco como eu, foi uma bela solução em várias refeições. Se o café da manhã do hotel for caro, reserve sem alimentação e experimente algo diferente a cada dia comendo na rua.

Se gosta de vinhos, os da casa costumam ser bons e até mais baratos do que refrigerante. Inclusive, vai economizar muito se viaja em grupo e gosta de bebida alcoólica. As mesas de amigos bebendo ganham tapas de cortesias, já eu sozinha não ganhei nada. Quando estava em grupo, as tapas eram sempre bem servidas com batatas fritas, azeitonas, salsichas, jamón ibérico, petiscos e até sanduíches de croissant. Eu sempre comi e bebi muito bem na Espanha.

Tapas de frutos do mar
Tapas de frutos do mar

 

Tapas com carne
Tapas com carne

Outra dica é beber em pé no balcão porque toda vez que sentar, vai pagar pelo serviço. Usar mesas da rua ou no interior do estabelecimento também tem diferença no valor do serviço. Mesas internas tem menor taxa.

Entre os restaurantes econômicos, recomendo as redes Rodilla, 100 Montaditos (cervejaria), Museo del Jamón (chop muito barato) e Vip’s. Os três primeiros são lanches e saladas. Vip’s serve pratos mais elaborados e fartos, além de ser um tipo de loja de conveniência, mas esta parte é pra quebrar galho porque é mais caro que um mercado. Todos estão presentes em várias partes da cidade.

Bebendo quase todos os dias com os colegas no meu tempo de estudante. No Museo del Jamón
Bebendo quase todos os dias com os colegas no meu tempo de estudante. No Museo del Jamón

Economize no transporte

Use o transporte público, funciona super bem pra circular por toda a cidade. A partir de quatro viagens por dia, escolha o bilhete semanal ou mensal. Dá direito a andar quantas vezes quiser em ônibus, trem e metro em qualquer zona. Inclusive, o meu amassou e não quis funcionar no segundo dia, apresentei ao fiscal e prontamente me deu um novo. Comprei dentro do aeroporto em um quiosque de informações turísticas quando ia em direção à Estação de metro.

Metro é o meio de transporte mais rápido
Metro é o meio de transporte mais rápido

Economize nos imprevistos

Ter a bagagem extraviada, precisar de atendimento médico ou cancelar algum serviço pode trazer um prejuízo enorme. E isto pode ser amenizado contratando uma boa assistência em viagem. No caso da Europa, o seguro viagem com cobertura de 30 mil euros é obrigatório e pode barrar a sua entrada na Espanha se for solicitado e não apresentado na imigração. Recomendo Next Seguro Viagem e forneço cupom de desconto aos leitores mais passo a passo para comprar online no link.

Como fazer o dinheiro render e sobrar para as compras

Ao me deparar com os preços tentadores das rebajas, decidi fazer uma planilha com limites de gastos diários, de acordo com o meu orçamento. Se ultrapassasse, deveria economizar mais no dia seguinte e se sobrasse, seria o dinheiro para usar nas compras do último dia da viagem. Como muitas atrações são gratuitas e as refeições tem preços razoáveis, ficou sempre abaixo do teto e sobrou um bom dinheiro para as compras. Trouxe roupas de inverno com excelente qualidade e muito mais baratas do que seriam no Brasil. Apenas aguente o impulso consumista até o último dia, o planejamento pode ir por água abaixo se sair comprando antes. Mesmo sem liquidações, vale a pena fazer compras em Madri.

Tax Free na Espanha

Outro lado bom de comprar no exterior é ter de volta o dinheiro pago em impostos. No caso da Espanha, o IVA vem sempre embutido na etiqueta e chega a 21%. Deste valor, consegue receber metade se seguir as seguintes regras e procedimentos (eu segui e recebi de volta no cartão de crédito):

  • gastar mais do que 90,15 euros na mesma loja, que deve oferecer Tax Free;
  • apresentar o passaporte no ato da compra;
  • residir fora da União Europeia;
  • apresentar o produto, junto com a nota fiscal, na alfândega;

Este item é simples, mas exige planejamento. Os aeroportos costumam estar lotados, com filas e é comum o viajante desistir de pegar o carimbo na alfândega porque já está em cima da hora do voo. Mas nem sempre será na Espanha, obrigatoriamente, deve ser solicitado no último aeroporto antes de deixar a União Europeia (a regra é a mesma pra todos os países).

  • entregar formulário carimbado na empresa que vai devolver o IVA (varia conforme o local da compra);

Neste é preciso estar atento após passar a imigração. Geralmente o escritório da empresa indicada pela loja está aberto e basta deixar o documento. Se estiver fechado, a alternativa será enviar pelos Correios dentro do prazo estipulado. A informação de como proceder é exibida no formulário tax free.

VEJA AS DICAS GERAIS PRA VIAJAR NA ESPANHA

Dicas para economizar em Madri
Centro de Madri

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.