Paredes de gelo chegam a 60 metros de altura

5 destinos para fotografar


Em 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia e, como exibe em nossa logomarca, aqui a fotografia é tão importante quanto o texto. Por vezes, o post só existe porque a experiência rendeu boas fotos e seria um desperdício deixá-las de fora, assim como não aproveitar esta data para dar dicas de destinos para fotografar.

Nem sei o que veio primeiro, se o meu gosto pelas viagens ou pela fotografia, acho que foi tudo junto quando eu era criança. Conforme ia descobrindo o mundo queria não só guardar o momento como também mostrar o meu jeito de ver o cenário. E cada vez tenho mais certeza de ser impossível viajar sem fotografar e não viajar de novo revendo as fotos daquela jornada. Até reclamo do peso, mas não me importo de carregar a câmera grande (e a pequena), filtros, lentes…, pior é visualizar uma boa foto e não ter o equipamento certo na hora exata.

E nesses andanças, incontáveis foram as horas em lugares fotogênicos e únicos. No entanto, alguns conseguem se superar a ponto de eu me perguntar como consegui fazer algo tão belo. Talvez seja o conjunto destino + equipamento + luz + sensibilidade + sorte de estar no momento e lugar certos. Não sei… Mas sei dizer quais são esses destinos internacionais que devem render boas fotos para qualquer viajante com boas noções de enquadramento.

1. Maasai Mara

Girafa no pôr do sol em Maasai Mara
Girafa no pôr do sol em Maasai Mara

Leopardo em Maasai Mara - Quênia

IMG_9521_Maasai_Mara_kenya 10 dias no Quênia Maasai_Mara_kenya

 

 

 

 

 

Junto com Serengeti (por ser o mesmo parque dividido em dois países), a Reserva Nacional Maasai Mara é um dos lugares mais incríveis para fotografar animais e o cenário savana. Localizada no sul do Quênia, é onde a vida selvagem se apresenta em abundância e de forma mágica. Os riscos estão presentes e é preciso estar atento às regras, mas a emoção substitui completamente o medo. Se a lente 300 milímetros foi uma grande aliada, imagina se eu estivesse com uma de maior alcance!

Descubra mais detalhes da Reserva Maasai Mara

 

2. Monte Roraima

No topo do Monte Roraima, lado da Venezuela
No topo do Monte Roraima, lado da Venezuela

Monte roraima Monte Roraima Monte Roraima Monte Roraima

A montanha mística e misteriosa, na divisa do Brasil, Guiana e Venezuela, reserva grandes cenários para quem se arrisca a percorrer 90 km a pé em ambiente hostil e encantador. Talvez a inspiração venha mais do esforço físico e envolvimento de cada um com o monte do que qualquer técnica ou equipamento.

Leia todos os artigos sobre o Monte Roraima

 

3. Uluru-Kata Tjuta

Paisagem diferente no Outback Australiano
Imensa rocha é uma das Olgas do parque

Mudança nas cores acontece rápido no pôr-do-sol Olgas no Outback australiano Outback australiano Outback australiano

O lugar cheio de histórias e sagrado para os aborígenes, foi a paisagem mais surpreende da Austrália. Localizado no seco centro do país, o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta testa nossa paciência com as moscas e o calor; instiga nossa curiosidade; e nos envolve com a simplicidade de um dos povos mais antigos da terra. Mas todo o esforço é válido por perceber como cada uma dessas fotos está repleta de significados.

Veja mais imagens e dicas sobre o Outback Australiano

 

4. Patagônia

Paisagem do Circuito W Torres del Paine
Montanha em Torres del Paine, Patagônia chilena

Flor na Patagonia Perito Moreno na Patagonia Cerro Torre na Patagonia Parque Nacional Torres del Paine

Dois países (Chile e Argentina) dividem a região que continua sendo o lugar mais bonito do mundo, no quesito beleza natural. A combinação montanhas nevadas, lagos espelhados, geleiras em movimento e o isolamento do fim do mundo, transformam a Patagônia no cenário perfeito. Mas os melhores registros são feitos por quem desbrava suas trilhas a pé e constantemente olha para trás para confirmar que aquilo não foi um sonho.

Saiba mais sobre a Patagônia argentina e chilena

 

5. Amsterdam

Nevasca em Amsterdam
Neve nos canais de Amsterdam

amsterdam amsterdam 00000465amsterdam Vespa_neve_amsterdam

A beleza urbana, histórica e única de Amsterdam (na Holanda) criam diferentes cenários a cada estação. A visita foi no inverno e não vejo a hora de voltar na primavera. Mesmo quase sem sentir os meus dedos por causa do frio e fazer um esforço para apertar o botão no meio da maior nevasca já enfrentada, está aí uma das fotos que eu mais gosto — Bicicletas em Amsterdam. Prova que dias feios também podem ser especiais.

Conheça Amsterdam nos artigos de outros autores

Reparou como as melhores fotos exigem algum risco ou esforço físico?

Tome Nota

Todas as fotos foram feitas com Canon Rebel nos modelos XTI e 400 D com lentes 100-300 ou 35-80.

A ordem é a partir da viagem mais recente, não necessariamente foram os melhores lugares.

E você, tem outros lugares pra nos indicar? Eu imagino uma lista de possibilidades mágicas, mas só confirmo depois de conhecer e comprovar com as imagens.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

3 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.