destino marrakech

Destino: Marrakech


Rodeada pela montanhas do Alto Atlas, Marrakech tem aroma próprio e clima envolvente. Cidade que encanta e choca pelas diferenças culturais e, mesmo sendo aberta para todas as religiões, é uma boa introdução ao universo muçulmano.

Brincando com cobras na praça Djema El Fna
Brincando com cobras na praça Djema El Fna

O melhor é se deixar envolver pelo ambiente e se perder nos mercados, o pior é ser mulher e se sentir impotente nessa cultura tão machista.

A dica é observar e respeitar a cultura, se adaptar sem questionar, afinal nós somos as intrusas. Mulheres devem ficar atenta ao modo como se vestem e falam com os homens locais. Apesar de já te lido relatos de mulheres viajando sozinha terem se sentido bem por lá, o ideal é viajar com companhia masculina que possa apresentar como marido em algumas situações.

O idioma oficial é árabe, mas todos falam francês e tem como se virar com o espanhol ou inglês. Apenas nos arredores da cidade que nem mímica adianta sem um guia bilíngue.

Fantasia, show cultural e jantar marroquino
Fantasia, show cultural e jantar marroquino

Destino: Marrakech

Veja abaixo o que precisa saber antes de partir. As informações serão atualizadas sempre que houver novas viagens e posts. Quer enviar a sua dica? Deixe no comentário que atualizaremos com os devidos créditos.

Como chegar e circular

Os voos partindo do Brasil sempre fazem conexão na Europa. Logo, unir com outro destino europeu completa o roteiro. Eu e todos os colaboradores do Territórios que já foram para Marrakech partimos de Portugal ou Espanha em avião.
 
Ane passou por Casablanca antes e conta como chegar com a bagagem e encontrar o endereço do Riad dentro da Medina, onde veículos não são permitidos em todas as ruas.
 
Andar de táxi é a melhor opção, todos falam vários idiomas e barganhando, antes de começar a corrida, pode-se chegar a bons preços.
Banca de conservas no Souq
Banca de conservas no Souq

O que fazer

Caminhar pela Praça Djemaa El Fna e nos Souqs são passeios obrigatórios. Excelentes também para provar a culinária marroquina e observar a rotina local. Depois circule entre o velho e novo passando pela Medina, Ville Nouvelle, entre outras atrações. Ane conta o seu roteiro e impressões no post Perpétua sedução, ela também escreveu um artigo exclusivo sobre os Souqs.

Eu viajei com pacote e fiz passeios moldados para turista ver, conto tudo em Marrakesh como nos filmes.

Melhor época

Nos meses de outubro a maio as temperaturas são mais amenas. Entretanto, a diferença de temperatura é brusca entre a noite e o dia. De junho a agosto faz bastante calor e o clima é muito seco.

Onde ficar

Passei duas noites no Ryad Mogador Marrakech, é simples e confortável. Tem ótima localização fora da Medina, fácil acesso à táxi ou ônibus e ao lado de um supermercado. Ane optou por ficar dentro da Medina, no RIAD EL WIAM. Leia as dicas dela no post Onde se hospedar em Marrakech.

Kasbah de Aït Benhaddhou
Kasbah de Aït Benhaddhou

Arredores

Passeios de 1 ou 2 dias partindo de Marrakech são verdadeiras imersões culturais com cenários surpreendentes. Bem próximo fica o Kasbah de Aït Benhaddhou onde encontramos um encantador de serpentes. Seguir pela Cordilheira do Alto Atlas vale o passeio só pela paisagem e ainda pode incluir paradas nos restaurantes do caminho, nem que seja apenas para o chá. Neste trajeto surge o Kasbah de Taourirt, famoso por aparecer em diversos filmes de aventura. Passar uma noite no deserto foi a melhor experiência de toda a viagem, veja o meu relato em Expedição ao Sahara.

Davi Carneiro também teve essa vivência e conta suas impressões em Sob um céu enfarinhado de estrelas.

Outros destinos visitados no Marrocos:

A cidade imperial de Fez é Patrimônio da humanidade da Unesco.

Volubis é um dos lugares históricos mais interessante do Marrocos por abrigar o sítio arqueológico mais bem conservado do norte da África.

Chefchaouen é a cidade azul.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

  1. bem-vindo em nossas viagens para Marrocos para descobrir os melhores destaques do Sul de Marrocos: as belas montanhas do Atlas, oásis coberto com exuberantes palmeiras, Kasbahs séculos de idade, aldeias berberes adobe, uma paisagem selvagem de desfiladeiros profundos, e o deserto do Saara com suas dunas de areia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.