Dunas do Jalapão

Descobrindo o Jalapão

Nos últimos dias passei uma semana no Tocantins para o Adventure Bloggers Jalapão. O destino foi como eu esperava, para melhor, encontrei conforto que não imaginava e amigos em total sintonia. Os blogueiros eu já conhecia e a viagem nos uniu ainda mais; o guia Mauro e toda equipe da Korubo foram excepcionais e já deixam saudades, assim como os novos amigos viajantes que fizemos por lá.

Read in English

A energia boa dos amigos no pôr do sol nas dunas
A energia boa dos amigos no pôr do sol nas dunas
Pôr do Sol em Palmas
Pôr do Sol em Palmas

O Jalapão é um dos lugares mais inóspitos do Brasil, destino único que está pronto para revelar experiências deslumbrantes quando explorado mais a fundo. Quem anda pelas terríveis estradas, onde nem carros 4×4 escapam de atolar, nem imagina as belezas que se escondem pela região. O cerrado seco e insuportavelmente quente cede espaço à oásis com muito verde, flores coloridas, dunas, serras, cachoeiras e rios transparentes.

Artesanato em Capim Dourado
Artesanato em Capim Dourado
Flores do cerrado
Flores do cerrado
Área vip
Área vip

O desconforto com o calor, mosquitos e horas nas estradas é totalmente recompensado e esquecido quando percebemos os detalhes que nos rodeiam. Pela janela do caminhão, araras, tucanos, raposas, emas e outros animais passavam rápido e encantavam, da mesma forma como os finais de tarde dourados quando todos disputavam os quatro lugares em cima do veículo. 

As estradas difíceis
As estradas difíceis

Foram 7 dias, cerca de 1100 km, passando por Palmas, Mateiros, Ponte Nova, a fazenda da Korubo e as melhores atrações do Jalapão. Ou seja, tem bastante história para contar. Por enquanto, fique com o vídeo teaser e algumas fotos. Nas próximas semanas vou contado em detalhes de tudo o que precisa saber para fazer essa super viagem.

Leia os posts: Os Fervedouros do Jalapão | As cachoeiras do Jalapão | Canoagem no Rio Novo | Hospedagem nem parece acampamento | Onde tirar as melhores fotos no Jalapão | As trilhas no Jalapão

Fotos da Semana: Caju | Cachoeira da Formiga | Pôr do Sol em Palmas | Abraço

Canoagem no Rio Novo
Canoagem no Rio Novo

Tome Nota usar palavra chave

 O Jalapão é chamado de deserto pela densidade demográfica. São apenas 26 mil habitantes em uma área de 34 mil km 2 abrangendo 8 municípios.

O nome vem da batata da jalapa e não da flor como dizem alguns. Na região, o tubérculo é cortado em cubos e curtido na cachaça. Quando bebiam demais, os locais pediam a bebida no aumentativo, chamando por jalapão.

Os Adventure Bloggers nas famosas dunas douradas
Os Adventure Bloggers nas famosas dunas douradas

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Essa viagem foi patrocinada

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

9 comentários

  1. Hoje baixei as fotos do sistema e me deu a maior saudade! Acho que foi a melhor viagem do ano passado e não foram poucas, hein. Certo que a mistura paisagens + amigos foi essencial e perfeita. Até a próxima!

  2. Um belo resumo do que foi a viagem. Adorei viver essa experiência incrível no Jalapão! 😀

  3. O Jalapão é realmente incrível, único e lindão… Com amigos queridos ficou ainda melhor

  4. E a vontade de voltar? O mais delicioso do Jalapão pra mim foi descobrir verdadeiros oásis escondidos no meio do cerrado, como verdadeiras jóias. bjs

  5. É incrível né, como uma região tão inóspita pode esconder tantos paraísos e lugares incríveis. Adorei a viagem e a experiência com todos!!! Valeu D+

  6. As cicatrizes dessa viagem ficaram cravadas no meu corpo e na minha alma! Saudades desse grupo incrível, desses dias fantásticos e da sensação de liberdade de estar longe da civilização. Adorei o post.

  7. Eu tento ir no Jalapão tem uns 4 anos e nunca deu certo. Hoje entendo que antes não era meu momento e sim, era para ter vivido com vocês esse destino. AMEI! Bjooos

  8. A energia boa dos amigos foi o melhor da Jalapão, mas isso não é exclusividade nossa. Impossível não sentir essas boas vibrações num lugar tão bonito e especial!!

Deixe uma resposta