centro do Rio de Janeiro

Descobrindo o centro do Rio

Quem não mora no litoral, quando pensa em turismo no Rio de Janeiro, logo visualiza praia e festa, certo? Pelo menos é a primeira coisa que vem na minha cabeça, ainda bem que minha curiosidade de viajante sempre me instiga a explorar além da primeira ideia e que existem os Encontros de Viajantes.

Read in English

Beatriz contando a história do Império no Brasil
Beatriz contando a história do Império no Brasil

E foi para participar do primeiro Encontro da capital carioca que passei o final de semana por lá sem cogitar a ida à praia. A programação, organizada pelo Intrip, foi intensa e proporcionou conhecer a história do Rio acompanhada por blogueiros, fotógrafos, leitores e guias profissionais.

Cel. Pedro Osório na Pç. XV
Cel. Pedro Osório na Pç. XV
Igreja do Carmo
Igreja do Carmo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Walking Tour no centro do Rio

O sábado começou com o Raid Fotográfico do Blog Sem Destino e walking tour da Rio Walks mostrando curiosidades do centro histórico, inclusive desconhecidas de muitos moradores presentes. Guiados pela Beatriz, partimos da Praça XV e seguimos pelo Paço Imperial, Arco dos Teles, Igreja do Carmo, Centro de Cultural Banco do Brasil e Candelária até o Mosteiro de São Bento.

Igreja da Candelária tem uma história de fé na sua origem
Igreja da Candelária tem uma história de fé na sua origem
Fachadas coloniais
Fachadas coloniais

Raid Fotográfico é uma reunião de fotógrafos para explorar um lugar e trocar informações. Walking tour é uma caminhada com guia profissional de um jeito informal e amigo. Os guias são moradores que explicam detalhes e mostram o melhor da cidade. Depois, o turista pode voltar onde achou mais interessante para explorar mais a fundo ou sair dizendo que conheceu tudo, afinal passou na frente dos principais pontos. Esse é um serviço comum na Europa e finalmente chegou ao Brasil com a Rio Walks.

Detalhes nas portas
Detalhes nas portas
Exposição Suicidas no CCBB
Exposição Suicidas no CCBB

Continuando o Encontro, o almoço foi uma bela feijoada na Lapa, no La Esquina, e a tarde seguiu ali mesmo num bate-papo com os viajantes André Fran e Felipe Ufo do programa Não conta lá em casa, exibido pelo Multishow. A noite foi hora de comemorar o aniversário do Blog sem Destino com o Pedro Serra.

Viajantes no La Esquina
Viajantes no La Esquina

Nos próximos dias eu conto como foi o domingo, mas já pode ter uma ideia lendo o texto sobre a Escadaria Selarón.

Interior da igreja do Mosteiro de São Bento
Interior da igreja do Mosteiro de São Bento

Tome Nota

Hospedagem: gostei bastante do HOTEL REGINA, no Flamengo. A localização foi perfeita (perto do centro e do aeroporto), o atendimento amigável e um café da manhã delicioso.

RESERVE AQUI

O tour foi uma cortesia da RIO WALKS, empresa excelente que acabou mudando de ramo. Como opção similar indico RIO CULTURAL SECRETS, são vários tours de um dia ou 4 horas com guias fluentes em inglês e português. Os encontros são na Zona Sul ou Centro em pontos determinados pelos clientes.
LA ESQUINA é um teatro bar super agradável na Av. Mem de Sá, 82, Lapa.

Veja o vídeo do Encontro e outras versões no Sem DestinoRoteiros da LuEntre ViagensUm homem precisa viajarViajar é tudo de Bom e Intrip. 

Conheça mais atrações no Rio de Janeiro:

Escadaria Selarón
Carnaval de rua
Walking tour em Santa Teresa
Todos os cartões postais do Rio em um único lugar
Rio no carnaval
10 atrações no Rio de Janeiro
Rio: o lado bom das segundas chances
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Leandro Gabrieli e Roberta Martins

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

5 comentários

  1. São pontos turisticos do rio de janeiro que eu não conhecia!

  2. Muito legal! que bom que gostaram da programação que preparamos para esse 1ºEncontroRJ! Acho que da pra ter uma boa noção de quanto nos divertimos e interagimos através do Video!

    PS> Roberta, só uma correção, vc relacionou o post do intrip sobre “Passeio a pé pelo Rio”, mas na verdade o post que falamos do EncontroRJ é esse aqui: http://intrip.com.br/2012/08/e-assim-foi-o-encontro-de-viajantes-rj/

    Abs!

  3. O Raid fotográfico e o Encontro de Viajantes foi uma parceria que deu certo, gostei muito!
    Foi muito legal andar pelo centro do Rio com um outro olhar… e olha que sou de Niterói! Risos!
    Roberta, valeu por mencionar o entreviagens! : )
    Abraços!

  4. Uai, que belezinha!

    Adoro ir ao Rio, mas queria ir sem precisar trabalhar. Já tenho um roteiro bom para um final de semana, se ficar no centro. Seu blog me deu mais dicas.

    Lindas fotos

    Obrigadão

    Continue!

Deixe uma resposta