Cali

Desbravando Cali, Popayan e Cartagena: Salsa, Sol e Alegria!

Definitivamente, a Colômbia é um país encantador. Não apenas pela riqueza cultural e diversidade de recursos naturais, mas principalmente pela receptividade dos colombianos. Conto como desbravei Cali, Popayan e Cartagena.

Resolvi registrar a minha experiência porque, diferentemente do que muitos podem pensar, nas duas semanas na Colômbia percebi como é um destino seguro e cheio de encantos. Tive a sorte de ficar hospedada na casa de uma amiga e, uma vez estando lá, foi fácil conhecer os amigos dela e aproveitar cada segundo.

Leia todos os artigos sobre a Colômbia       

Precisa de seguro viagem? Pegue o cupom de desconto

Falta reservar hotel? Veja onde já nos hospedamos

Catedral Nuestra Señora de La Asunción, em Popayan
Catedral Nuestra Señora de La Asunción, em Popayan

A Colômbia é um país muito bonito, com pessoas alegres e educadas. Sobre onde ir, depende do que você espera encontrar… No meu caso, fui para Cali (no Valle del Cauca), Popayan e Cartagena. Locais onde tive a oportunidade de conhecer o Parque del Café, a Catedral de Buga e a antiga capital da Colônia; ver muito verde nos diversos cafezais; e tomar a água panela com queijo no Km 18 da serra rumo ao litoral – onde faz um clima um pouco mais fresco. Ah! Tive a chance de ver um espetáculo mesclando música, teatro e circo chamado Delirio:

Cali, Popayan e Cartagena

  1. Cali

Em Cali, também conhecida como capital da salsa, estive na igreja de Santo Antonio, em La Loma, uma zona mais artística com muitas opções de artesanatos. Visitei o Parque de Los Gatos, no Salsódromo (sim, eles têm salsódromo), a Torre de Cali e onde mais minhas pernas me levaram. Saí algumas vezes para curtir a noite e, entre os lugares que mais gostei, estão el Malecón, onde pude ver um grupo de salsa cubana se apresentar; a Sagsa, para dançar até cansar; e Absenta para tomar uns bons drinks e experimentar o ótimo aguardente colombiano.

Almocinho delicioso no Lago Calima (Valle del Cauca) com minhas amigas e anfitriãs colombianas
Almocinho delicioso no Lago Calima (Valle del Cauca) com minhas amigas e anfitriãs colombianas

De comidinhas experimentei os patacones (bananas verdes fritas), deliciosas tostadas de banana, arepas, pan de bono, tamales, empanadas e aborrajado – que é maravilhoso, mas uma bomba calórica por ser um bolinho frito feito de banana madura e queijo. Também provei o Champús, uma bebida feita de milho e frutas com sabor bem exótico, porém, a minha bebida preferida ficou sendo a lulada, feita de lulo é uma frutinha azedinha com um sabor parecido com o do kiwi.

2. Popayan

Já POPAYAN, antiga capital da Colômbia, é uma cidade mais charmosa e colonial, porém muito pequena e sem grandes atrações além dos restaurantes, da história e da arquitetura colonial.

Parada obrigatória no Castelo de San Felipe de Barajas
Parada obrigatória no Castelo de San Felipe de Barajas

3. Cartagena

Em CARTAGENA, fiquei abismada com tanta beleza natural e com a preservação das belas construções. Era possível ver lindeza por todas as partes como no mar e nas casinhas com flores na varanda ou no Castelo de San Felipe de Barajas. Para quem já esteve na Espanha, é impossível ir para a Colômbia e não notar a influência arquitetônica, especialmente em Cartagena.

Playa Blanca, na Isla Baru
Playa Blanca, na Isla Baru

De Cartagena, é fácil pegar um barco e ir para as Islas del Rosario, caso queira visitar o aquário ou praticar mergulho. Mas, como meu objetivo era curtir uma boa praia, preferi ficar na PLAYA BLANCA, indispensável para aproveitar o mar cristalino com água morninha e tomar uns drinques em um dos quiosques típicos da Isla Baru. Na volta vale passar por BOCA CHICA, para conhecer um pouco da história dessa ilha habitada por apenas 13 mil habitantes. Ah, pode ser que nesse passeio a maré esteja agitada e seja uma aventura, pois a lancha não oferece muita estabilidade. Sobre as praias de Cartagena, em geral são limpas e muito bonitas, mas vale ir para outras mais afastadas.

Pausa para o almoço em Bocachica
Pausa para o almoço em Bocachica

Dicas finais

Por fim, e não menos importante, é possível aproveitar muito sem gastar tanto. Vale negociar bastante na hora de fechar algum passeio ou até mesmo comprar artesanato. Outro ponto que serve de alerta é a conversão do dólar, pois lá 3 mil pesos estavam valendo 1 dólar, enquanto aqui 4,15 vale 1 dólar. Ou seja, embora a Colômbia seja um destino econômico, nossa moeda está muito desvalorizada.

Passeando pelo porto de Cartagena
Passeando pelo porto de Cartagena
Impossível não se apaixonar por essas ruas de Cartagena
Impossível não se apaixonar por essas ruas de Cartagena

No Café del Mar

Vista panoramica de Cartagena

 

Cartagena Cartagena Cidade murada em Cartagena Castelo de San Fernando em Cartagena Cartagena Castelo de San Felipe de Barajas Cartagena

 

E vocês, já estiveram ou pretendem ir para a Colômbia? Deixem aqui seus comentários!

Miriã Melo é publicitária, apaixonada pela vida, fotografia e viagens. Depois de fazer um Master em Marketing Digital na Espanha, retornou para São Paulo e atualmente trabalha como Gerente de Contas em uma empresa de serviços de tecnologia.

 

Leia mais sobre o Caribe Colombiano

Arquipélago de San Andrés, Providência e Santa Catalina, três ilhas na mesma viagem

Ilha da beleza no Caribe Colombiano

Dicas aos viajantes Caribe Colombiano

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Leitores

Leitores

Relatos e fotos dos leitores que amam viajar e enviam suas histórias incríveis pelo mundo.

7 comentários

  1. Vou para a Colômbia e ainda estou na dúvida de vou ou não para Cali. É uma cidade que vale a pena a visita? Quero aprender a dançar salsa, por isso pensei em Cali. E sobre a segurança? Obrigada.

    1. Oi Aline, minha experiência em Cali foi muito bacana! A cidade é segura e super bonita. Sem contar que é parada obrigatória pra quem quer aprender a dançar salsa. Recomendo muito mesmo! Se conseguir passar por lá, conta pra gente! Vamos adorar ver seu relato.

  2. Olá,
    Irei a Cartagena e Cali finak deste ano.
    Ficarei nos aptos do AIRBNB e vi que Cartagena nao possui NENHUM no centro histórico. é facil locomoção pela cidade? Ficarei entre EL LAGUITO E BOCAGRANDE.
    Obrigado,
    Antonio

    1. Olá Antonio,
      A locomoção é bem tranquila! Saindo de Bocagrande você levará uns 15 minutos para chegar no centro histórico se for de táxi e os preços costumam ser acessíveis. 🙂

  3. Olá gostei das suas dicas , porém gostaria de saber se realmente é seguro lá, estou querendo ir agora em outubro com minha esposa e minha filha de 4 anos. Mas um pouco receoso com a segurança na Colômbia.

    1. Oi Humberto, que bom que gostou das dicas! 🙂 Respondendo sua pergunta, achei tudo muito seguro e tranquilo. De qualquer forma, evite ficar hospedado em locais mais afastados dos locais que pretende visitar. Assim, terá mais segurança e evitará perder tempo com o trajeto. Espero que aproveitem a viagem!

  4. Oi, Miriã
    Adorei o texto e as ótimas dicas.
    Ah, lindas as fotos…quem sabe em breve não confira todas as belezas pessoalmente.beijos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.