Culinária Capixaba

Culinária Capixaba


Torta capixaba, pirão de peixe, camarão, siri, moqueca capixaba e caranguejo estão entre as melhores experiências de Vitória. Uma ilha cheia de manguezais e famosa por fabricar a melhor panela de barro do Brasil, só podia ser um excelente destino para comer frutos do mar.

Read in English

Moqueca de robalo com camarão no restaurante Pirão
Moqueca de robalo com camarão no restaurante Pirão

Culinária Capixaba: onde comer em Vitória

Opções não faltam, principalmente na Praia do Canto, Camburi e Ilha das Caieiras. No primeiro encontra-se o chamado Triângulo das Bermudas, região de bares e restaurantes movimentados desde o meio dia até a madrugada, é a noite da capital.

Na Praia do Canto

Ali fomos almoçar no RESTAURANTE PIRÃO, conhecido por ter a melhor moqueca da cidade. Garçons, que pareciam íntimos dos clientes, ofereciam babadores personalizados; paredes repletas de fotografias de visitantes ilustres (como o ex-presidente Lula, músicos e artistas, quase sempre ao lado do proprietário Hercílio); mesas lotadas e todas com panelas de barro servindo pirão, moqueca e arroz. Esse é o clima do lugar, que não tinha nenhum famoso no dia e apenas nós tínhamos pinta de turista. Seguimos a sugestão da casa e provamos a moqueca de robalo com camarão, estava deliciosa, mas o pirão foi o melhor. O valor foi razoável, pela fama e selos Quatro Rodas exibidos na entrada e cardápio achei que seria bem mais caro.

Caranguejo servido na panela
Caranguejo servido na panela
Mascote do restaurante
Mascote do restaurante

Em Camburi

Fomos direto no ILHA DO CARANGUEJO, indicação de amigos locais como o melhor lugar para comer frutos do mar. Logo na entrada um caranguejo gigante, em cima de um beetle adesivado, chamava a atenção. O lugar é enorme e o atendimento super rápido. Escolhemos petiscos variados e todos foram servidos ao mesmo tempo minutos depois do pedido. Virou um banquete. O que foi ruim, pois esfriou e não sabíamos o que comer primeiro. A dica é ir pedindo aos poucos. Experimentamos o saboroso siri na lata, o divertido caranguejo, o divino camarão à milanesa e o premiado cupcake de torta capixaba. Esse último foi criado para a Semana do Boteco e acompanha geleia de pimenta, eu gostei, mas quando experimentei a geleia com o camarão… adorei e sugeri como opção de cardápio.

Camarões à milanesa
Camarões à milanesa
Cupcake de frutos do mar
Cupcake de frutos do mar
Siri na lata com farofa
Siri na lata com farofa

O caranguejo eu já tinha comido antes, mas nunca assim – o bicho morto inteiro no meu prato com um martelo ao lado. Dentro da cabeça tem uma gosma que parece algo não muito agradável, mas o garçom garantiu que era gordura. Provei e não curti muito, tirando essa parte bege e espirrando limão fica bom. Mas o mais saboroso são as patas, essas eu comi com prazer. Assistam o vídeo para saber como foi esse momento.

Não cheguei a comer na Ilha das Caieiras, mas todos dizem que tem a melhor torta capixaba. Dei uma passada e pareceu ser bem agradável ficar ali na beira do mar e perto dos manguezais.

Prato principal
Prato principal

Endereços dos restaurantes

ILHA DO CARANGUEJO
R. Alcino Pereira Netto, 570, Jardim Camburi

RESTAURANTE PIRÃO
R. Joaquim Lyrio, 753, Praia do Canto

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

3 comentários

  1. Show, Roberta!:D

  2. Boas especificações. Fica a dica de quando ir para Vitória visitar esses lugares. Gostei muito também da descrição detalhada de atendimento, cardápio, preços, etc. Acho que isso é bastante válido para os turistas, que podem se programar antes mesmo da viagem para poderem aproveitar a cidade ao máximo.

  3. ahahah que legal isso! E que bom que gostou da nosso culinária!
    Vc chegou a experimentar a nossa moquequinha de banana da terra? É imperdível!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.