Chimarrão

Conquistando amigos na Austrália através do chimarrão


Em uma cidade multicultural como Perth, as diferenças muitas vezes passam despercebidas. Em um passeio rápido pelo centro se tem a ideia clara de que a cidade é de todos e que o diferente aqui é visto como normal. É muito interessante perceber a harmonia e o respeito entre as diferentes nacionalidades, credos e culturas. Australianos misturados à brasileiros coloridos, europeus tradicionais, muçulmanas de burca, indianos com roupas típicas, asiáticos de todos os lados, afegãos, tem até gente no supermercado de pijama e pantufas, ou de pés descalços frequentando as universidades, vestidos assim por opção. Nada disso causa estranheza ou discriminação.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram  Leia todos os artigos sobre o país

Precisa de seguro viagem? Pegue o cupom de desconto aqui.

Saia do Brasil conectado com o chip de celular da EasySim4U

Garrafa térmica sempre embaixo do braço
Garrafa térmica sempre embaixo do braço
Yuri e Igor, japonesa e espanhol, amigos que experimentaram e adoraram
Yuri e Igor, japonesa e espanhol, amigos que experimentaram e adoraram

Chimarrão: o mate amigo

O que mais nos surpreendeu foi o sucesso que o chimarrão faz no meio desta diversidade toda. Como bons gaúchos não perdermos os nossos hábitos ao virmos para cá. E toda vez que saímos de “mala e cuia” somos abordados por muitos curiosos querendo saber o que é esta bebida e qual a razão dos apetrechos estranhos.  O mate se tornou motivo para um bom papo e já nos rendeu convites para festas e algumas boas amizades.

Curtindo o visual de Augusta tomando o chimas
Curtindo o visual de Augusta tomando o “chimas”
Roda de chimarrão em casa
Roda de chimarrão em casa

Quem é gaúcho entende o valor de um bom chimarrão. A erva mate, usada para preparar o chimarrão, é um estimulante natural, tem vitaminas e sais minerais como, cálcio, manganês e potássio, é diurética, e alguns estudos dizem que até melhora a libido porque contém saponina, um dos componentes da testosterona. Mas não há dúvida de que a melhor de todas as propriedades do chimarrão é o efeito agregador que tem. Visto pelo lado poético, no hábito amistoso de passar a cuia para a pessoa ao lado e beber a partir do mesmo “copo” estamos exercitando o compartilhamento, a doação e a repassando boas energias às pessoas que estão na roda. Deve ser por isso a imensa sensação de prazer que este hábito nos traz.

Mate na praia em Margareth River
Mate na praia em Margareth River

Também serve para esquentar
Também serve para esquentar

Pois aqui na Austrália temos um motivo extra para cultivar este hábito. Como se os que citamos acima não fossem suficientes, aqui o mate nos ajuda ainda a conquistar novos amigos, a bater papos com estranhos na rua, a construir relações sociais em um país diferente no qual chegamos sozinhos e sem conhecer ninguém. Sem esquecer também, é claro, do orgulho e carinho que temos em cultivar e relembrar as nossas coisas boas do sul!

Willie e Tony no trabalho, irlandês e canadense curtiram...
Willie e Tony no trabalho, irlandês e canadense curtiram…

 

 

 

 

 

Carson gostou tanto que pediu um kit de presente
Carson gostou tanto que pediu um kit de presente
Mark, o australiano, também gostou
Mark, o australiano, também gostou
Ensinando Carson e Paul, da Malásia e Austrália, a tomar
Ensinando Carson e Paul, da Malásia e Austrália, a tomar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ebook Austrália e Nova Zelândia

Baixe na Apple Store ou peça o PDF >>

Leia todos os posts publicados sobre Perth:

Mochilando pela Austrália

Rottnest by bike

Oeste Australiano

Paixão à primeira vista

Must see Perth

A capital mais ensolarada do mundo

Foto #84 – Canguru

Tome Nota: chimarrão na Austrália

Dá para trazer erva mate na bagagem para Austrália, mas não deixe de declarar e coloque na mala a ser despachada. Na bagagem de mão, não passa. No formulário de declaração, ou se alguém da alfândega perguntar, evite dizer a palavra “herb” para não pegar mal. Prefira algo como “green tea” from South America, fica mais fácil de entenderem o que é.

Já recebemos erva mate vinda do Brasil pelo correio e passa na alfândega, mas, normalmente, abrem um pacote para verificar. Não esqueça de fazer a declaração do conteúdo.

É possível comprar erva mate e outros produtos brasileiros em Perth! Encontramos em um armazém chamado KAKULLAS BROTHERS, no Northbridge e em Fremantle.

Outra opção é encomendar a partir do web site do importador.

Clarice e Jair trouxeram a erva mate do Brasil
Clarice e Jair trouxeram a erva mate do Brasil

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Juliana Gadret

Juliana Gadret

É pelotense, arquiteta e doutoranda em urbanismo em Perth, Austrália. Casado com Leandro Martins, mãe do Lucas e Nina, decidiram começar vida nova na Austrália desde 2010. Foram namorados na época da adolescência e se reencontraram 8 anos depois com muitos pontos em comum: o amor da época teen, a paixão por viajar pelo mundo, a sede de conhecimento, a vontade de mudar.

3 comentários

  1. Oi gente, sabem se acho erva mate em Bali? Grata!

    1. Oi Mari, já fui duas vezes pra Bali e não vi, nem tive coragem de levar justamente pela palavra erva poder ser confundida com outra droga ilegal no país. Não recomendo chamar pelo nome erva mate. Diga apenas chá argentino se decidir procurar. Na última viagem fiquei 1 mês sem tomar e senti a maior falta.

  2. Australia è um sonho gostava de la trabalhar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.