Glacial perito moreno

Como na Era do Gelo – Trekking no Glacial Perito Moreno


Me senti no filme de Carlos Saldanha quando os guias falaram que o trekking no Glacial Perito Moreno era igual a Era Glacial. Pude caminhar sobre aquela imensidão de gelo existente há milhares de anos.

O passeio é de um dia partindo de El Calafate e costeando as margens do lago Argentino até chegar na Bahia Tranquila de onde partem os barcos. Navegamos bem perto e vimos o Perito Moreno ainda mais imponente. Chegamos num bosque e seguimos por uma pequena trilha até o lugar de acesso ao gelo. Ali colocamos os grampones (garras afiadas amarradas no sapato para não cair no gelo, um tombo ali pode causar fraturas), as luvas (para não cortar as mãos) e caminhamos em fila com paradas para fotos e apreciar o visual.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram  Leia todos os artigos sobre o país

Precisa de seguro? Saiba como comprar online

Leve o chip de dados desde o Brasil

Falta reservar hotel? Veja onde nos hospedamos na Argentina

No início da caminhada
No início da caminhada

Trekking no Glacial Perito Moreno

Que experiência diferente! Cheio de sensações. Caminhar no gelo é estranho, as pisadas devem ser firmes e fortes. Nas descidas mais íngremes tinha que flexionar o joelho e colocar o corpo para trás, até eu pegar o jeito deu um certo pavor. A guia local, mandona, percebeu e perguntou se eu queria desistir, falei não que só precisava me acostumar a descer e ela insistiu que assim eu iria atrapalhar o grupo. Eu não costumo desistir e naquele momento subiu uma pequena raiva e o medo sumiu. Mas a guia fez questão de ficar o tempo todo ao meu lado.

Perito Moreno
Medo de pisar na água

Outro medo era a sensação de que iria abrir uma rachadura nos nossos pés a qualquer momento, agente escutava uns barulhos horríveis do gelo despencando sem poder ver de onde vinha o ruído (ainda não tínhamos visto nenhum gelo caindo como escrevi no post anterior). Além da água corrente passando por baixo dos nossos pés e formando lagos em buracos no gelo. O gelo absorve todas as cores refletindo apenas 7 tons de azul, a cor dá água é bem azul, lindo de ver.

O final foi sensacional, encontramos uma mesa com alfajores, copos e whisky escocês 8 anos. O melhor foi pegar o gelo do chão ou do pico mais próximo e beber. Entre brindes e sorrisos celebramos a aventura de caminhar sobre o gelo e vencer os medos.

Quando esperávamos o barco nos buscar ficávamos olhando o glacial esperando ver o que eram aqueles barulhos até que ele caiu e fez uma onda. O barco que estava vindo teve que dar meia volta, pois poderia ter problemas com aquela onda.

Perito Moreno por Leandro Gabrieli
Brinde ao passeio

Veja mais fotos do trekking no Glacial Perito Moreno:

Perito Moreno Perito Moreno

Perito Moreno Glacial perito moreno
Perito Moreno Perito Moreno Perito Moreno Perito Moreno

Perito Moreno
Eu brincando de escalar gelo

 

Leia mais sobre a Patagonia argentina:

Compras no fim do mundo

O parque do fim do mundo

Caminhe entre os pinguins

Campo de gelo sul

Laguna Nimez

El Calafate

O impressionante Perito Moreno

Trilhando a Patagônia

Él Chalten, a capital do trekking

Tome Nota Glacial Perito Moreno

Tem algumas opções de aventura no Glacial Perito Moreno. Fiz o minitrekking (custa caro, mas vale muito) e o Big Ice pareceu ser bem interessante e mais exigente. Nos meses mais frios não é possível fazer essa caminhada.

Ricardo Freire fez esta caminhada uns dias depois de mim e pegou um dia perfeito, olhe as fotos dele. Afinal, com sol tudo fica mais bonito.

Eu calço 34 e coloquei os grampones sem problemas, mas uma amiga tentou fazer o passeio ano passado e disseram que não tinha para o tamanho do pé dela. Insista! Garanto que tem.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.