Perth

Como é morar em Perth: paixão à primeira vista


Eu e Leandro escolhemos morar em Perth em 2010. Desde então, a experiência está valendo cada hesitação que tivemos e cada centavo que investimos. A capital é deslumbrante, a beira de um rio que se chama Swan. Como não vai ser linda uma cidade com um rio chamado assim? Swan significa Cisne, e de fato podem ser vistos lindos cisnes negros, flamingos, patos e uma diversidade enorme de pássaros e animais nas bordas dos rios, lagos e nos inúmeros parques e áreas verdes da região.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre a Austrália

AGILIZE A SUA VIAGEM!

Pegue o cupom de desconto no seguro viagem

Saiba onde nos hospedamos

As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Use a Get Your Guide para agendar passeios e transfers ou saiba como funciona

Siga no Instagram siga @blogterritorios no Instagram

City, o centro de Perth
City, o centro de Perth

Perth: a capital mais ensolarada do mundo

Localizada no estado de Western Austrália, há 4,127 km à oeste de Sidney, Perth é considerada a capital mais isolada do mundo (a cidade mais próxima, com mais de 2 milhões de habitantes é Adelaide, há 2,700 km de distância). A cidade e tão remota que é mais perto de Jakarta, na Indonésia do que de Canberra, a capital da Austrália.

Ao mesmo tempo, também é considerada a capital mais ensolarada do mundo, com mais horas de sol do qualquer outra cidade no país, uma brisa refrescante do mar e poucas, mas preciosas chuvas.

Kings Park
Kings Park

Está entre as melhores cidades em qualidade de vida, com a taxa de desemprego baixa, universidades reconhecidas mundialmente, acessibilidade universal, milhares de parques e áreas verdes, praias maravilhosas, paisagens incríveis, entretenimento e diversão ou descanso e tranquilidade para os que preferem a paz…

Embora os percalços, a economia é privilegiada. É baseada, principalmente, na extração de minerais como carvão e ouro. Nas regiões circundantes, há cultivo de vinho, uva e trigo.

Scarborough beach
Scarborough Beach
Cisne no Swan River
Cisne no Swan River

Como é morar em Perth

Começamos morando em um apartamento bem pequenininho, de uma peça única, mas com uma localização perfeita, estrategicamente posicionado na frente do rio e perto do centro histórico. Com essa paisagem linda, eu sorria de manhã ao sair de casa e ver o brilho do sol na água…

Kings Park
Perth

Construções lindas, elegantes e com clara influência inglesa. De maneira geral os prédios históricos convivem em harmonia com os novos, e é possível observar uma hierarquia de respeito através das cores, alturas, recuos e materiais, provavelmente frutos de uma boa legislação urbana. Estes fatores criam uma paisagem integrada sem ser monótona, bonita aos olhos e agradável de se viver.

Novo x antigo
Novo x antigo

ENCONTRE HOTEL EM PERTH | LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

Perth é acessível e verde

North Bridge Piazza
North Bridge Piazza

Uma das coisas que mais me chamaram atenção, logo no início, foi a acessibilidade das ruas, calçadas, prédios públicos e estações de trem. O urbanismo e planejamento urbano são temas importantes por aqui, é impressionante como eles valorizam o “pensar na cidade”. A acessibilidade e realmente universal, e é lindo de ver todos circulando livremente pelas ruas. Pelos lugares onde andamos, todas as calçadas têm rampa, piso podotátil (pavimentação especial para deficientes visuais) e sinalização adequada, mesmo fora da região central.

Existem muitos parques e áreas verdes espalhados, com árvores que, pelo tamanho e espessura dos troncos, provavelmente estão ali há muitos anos. As margens do rio e dos córregos são super preservadas com pistas de caminhadas, áreas de lazer, e infraestrutura para piqueniques e churrascos.

Kings Park
Kings Park

Grandes campos verdes fazem transição entre a beira do rio e as construções. É comum ver aniversários, festas infantis e até casamentos nos parques públicos. Um dos mais conhecidos é o King’s Park, no alto de uma colina chamada Mount Elisa, com vista espetacular da cidade e onde também fica o Jardim Botânico.

As áreas públicas e de uso comum são utilizadas no sentido literal da palavra (público) e existe um senso comum de preservação e manutenção destes lugares. Estes espaços são muito bem aproveitados pela população para ler um livro, pegar um sol, praticar esportes ou, simplesmente, para curtir o tempo. Os piqueniques são verdadeiros banquetes, com direito a toalha xadrez, cestas de palha e muita comida. Adoramos observar as famílias “piquinicando” e já adotamos este costume saudável também. O mais incrível é a limpeza e organização em que as pessoas deixam a área que utilizaram, é bem verdade que a prefeitura faz a sua parte na manutenção, mas a educação da população também ajuda, e muito.

Siga @blogterritorios no Instagram

Já segue @blogterritorios no Instagram?

Como é o clima em Perth

O clima e muito parecido com o do sul do Brasil, com estações bem definidas, um inverno relativamente frio (média entre 8 e 15 graus, mas podendo chegar a zero) e um verão muito quente e seco, de dezembro a março, com temperatura média entre 25 e 28 graus, podendo chegar a 40 ou mais. Considerando tudo isso, as melhores épocas para visitar a cidade são outono e primavera, quando as temperaturas são mais agradáveis para aproveitar o lugar como um todo, das praias aos parques e até dar uma escapada para o deserto, que já pode ter um gostinho há uns 300 km de Perth. Os ventos constantes propiciam os esportes aquáticos como wind, kite surf e caiaque, muitos são os praticantes em Perth.

Como é morar em Perth, nós no Kings Park
Nós no Kings Park

Por último não poderia deixar de falar da hospitalidade deste povo famoso pelo estilo de vida tranquilo. Eles vêem os estrangeiros com bons olhos, com respeito e admiração pelas mais variadas culturas. Isso faz nos sentirmos acolhidos e bem vindos neste país de oportunidades, aonde tantos sonhos continuamos plantando…

Tome Nota Perth

O TRANSPORTE PÚBLICO é gratuito na região central (eles chamam o centro de city, e não centre). Basta procurar o desenho de um gato nos ônibus que estão circulando. Os Cats, como são chamados aqui, circulam em três linhas (red, yellow e blue). Os mapas com as rotas estão disponíveis nos quiosques de turismo e nas estações de ônibus e de trem.

Descontos especiais são concedidos para estudantes em museus, exposições, shows e transporte publico, apresentando carteirinha.

Diariamente, com exceção dos feriados públicos, são realizadas visitas guiadas partindo de um quiosque de informações turísticas no CENTRO HISTÓRICO. Normalmente, acontecem às 11:00 e às 14:00 horas. Estas visitas têm voluntários como guia, quase sempre aposentados que fazem este trabalho com paixão. Vale a pena reservar um tempo para isso e uma gold coin (uma moeda de um ou dois dólares australianos), termo comumente usado aqui e o pagamento sugerido pelo passeio.

É comum os restaurantes daqui servirem tap water (água da torneira) de graça, basta pedir. Normalmente servem em uma garrafa gelada e vale a pena, se o momento for de economizar. É um hábito da cidade, e é boa para isso, aderimos facilmente ao costume. 

Rio Swan
Rio Swan
Casamento no parque
Casamento no parque
Piquenique no parque
Piquenique no parque

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Guia de viagem sobre a Oceania

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o pdf Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Leia todos os posts publicados sobre Perth:

Conquistando amigos na Austrália através do chimarrão

Mochilando pela Austrália

Rottnest by bike

Must see Perth

Foto #84 – Canguru

Juliana Gadret

Juliana Gadret

É pelotense, arquiteta e doutoranda em urbanismo em Perth, Austrália. Casado com Leandro Martins, mãe do Lucas e Nina, decidiram começar vida nova na Austrália desde 2010. Foram namorados na época da adolescência e se reencontraram 8 anos depois com muitos pontos em comum: o amor da época teen, a paixão por viajar pelo mundo, a sede de conhecimento, a vontade de mudar.

6 comentários

  1. Parabéns! Como vocês descreveram Perth dá uma vontade imensa de conhecer a Austrália.

    1. Muito obrigada, Graça!! Estamos te esperando!!

  2. Grande Loucura!!! Que legal ter notícias suas, cara!! Muito bom saber que voce e sua namorada estão gostando e se dando bem aí na Austrália. Valeu pela dica do blog. Parabéns a sua irmã pela iniciativa e a Juliana pelo ótimo post.
    Adoro viajar e essas dicas sempre vëm a calhar. A Austrália está entre os primeiros destinos da lista, já estive aí perto mas infelizmente, não rolou um pit stop em Perth… Quem sabe nas próximas férias…

    Grande abraço e sucesso, sempre!!!!!!!!!

  3. Ju que lindos os lugares, que bom que podemos compartilhar isso contigo. Saudade!!

    Bjos

  4. Que cidade linda! Deu vontade de ir conhecer a Australia inteira urgente!

  5. Conheci apenas Sydney e já fiquei encantada!! A Austrália é uma país incrível mesmo, imagino que seja um sonho morar neste lugar!
    bjs para o casal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.