Onde comer em Pelotas

A comida daqui! Saiba o que e onde comer em Pelotas


Eu morria de saudades de comer em Pelotas quando morava em São Paulo. O feijão preto de todo dia, a carne saborosa, a bomba calórica chamada xis e os doces tradicionais eram os mais lembrados. A sensação era parecida com viajar pra fora do país e sentir falta da comidinha de casa. Pronto! Bastava dizer isso para os amigos debocharem da comparação e me mandarem de volta ao meu país.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

AGILIZE SUA VIAGEM
Veja opções de excursões, ingressos e transfer na Serra Gaúcha

A comida daqui! Saiba o que e onde comer em Pelotas

São Paulo é aqui no Brasil, certamente as receitas são parecidas. Mas o sabor dos alimentos, muito em função da procedência e transporte, é completamente diferente. A proximidade com os produtores rurais, o tipo de gado e a fartura comum no Rio Grande do Sul, não são encontrados em qualquer lugar. E não me venha com o discurso de bairrismo antes de visitar Pelotas e provar a comida local. Pra te ajudar nesta tarefa, separei alguns restaurantes e conversei com um cozinheiro que sabe traduzir o sentimento mencionado em receitas regionais.

23 HOTÉIS EM PELOTAS

Pra entender a comida regional

Por anos, Marcio Avila buscou excelência em produtos importados para oferecer na sua creperia em Pelotas. Em determinado momento da carreira, olhou para as referências caseiras ao seu redor e começou a resgatar processos e alimentos deixados de lado pela facilidade do mundo globalizado. Sem se opor as técnicas francesas, começou a pensar como seriam as receitas internacionais se fossem feitas em Pelotas. Usou o que gostava de comer no almoço de domingo da casa dos avós como inspiração. Buscou ingredientes da realidade regional e fez testes da mesma forma como se fazia antigamente, abusando do fogo e utensílios de ferro. Das experiências nasceram mostarda de butiá e sorvete artesanal recomendadíssimos.

Decoração descolada no Bistrô Pelotense
Decoração descolada no Bistrô Pelotense

Para Márcio não existe o certo ou errado, existem referencias e o que está a nossa volta. Ele dá o exemplo do churrasco americano, com seus molhos, e como as outras culturas acham estranho o gaúcho gostar da carne temperada apenas com sal. A explicação é simples. Um novilho se alimentando somente de pasto e criado no Pampa, terá uma carne com textura e sabor tão sensacionais que o molho é desnecessário. Provavelmente, a criação dos molhos foi para agregar sabor às carnes não tão boas, comentou.

Hoje ele é um incentivador da cozinha regional e especialista em carnes. Tem levado o seu conhecimento para eventos dentro e fora do Estado. Recentemente inaugurou o Bistrô Pelotense, um espaço de valorização da produção local contemplando desde a decoração, ingredientes até as receitas tradicionais ou não.

O que comer em Pelotas

Quem vem a Pelotas não pode deixar de comer a carne de charque, segundo Marcio (veja o vídeo sobre as Charqueadas). Concordo e acrescento o lanche xis e os doces de Pelotas. Xis é o sanduiche prensando, e muito bem recheado, famoso em todo Rio Grande do Sul. Porém, a fama dos mais saborosos vem de Pelotas.

O charque
Charque é obrigatório comer em Pelotas

 

Purê de batata doce roxa
Purê de batata doce roxa

O leque de recomendações é bem mais amplo. Além das carnes excelentes, a proximidade com a Lagoa dos Patos, invadida pelo mar em determinadas épocas do ano, traz frutos do mar fresquinhos. Camarão, siri, linguado, peixe rei e muitos outros são facilmente encontrados na cidade. Legumes e verduras da época complementam os pratos, geralmente bem coloridos. Couve, abóbora, diferentes tipos de batata doce (roxa, amarela, laranja…) e arroz, que intercala os períodos de plantio com o gado solto nos vastos campos. Sobre os doces, muito já escrevi por aqui e Marcio fala sobre os que comia na casa da avó logo após a receita do melhor doce de Pelotas (minha opinião) neste vídeo:

Siga o canal no YouTube e assista a playlist especial sobre Pelotas

Onde comer em Pelotas

Pelotas sempre teve boas opções gastronômicas com preços muito acessíveis. Listo abaixo os experimentados recentemente e pretendo atualizar conforme vou descobrindo novos ou revisitando velhos conhecidos.

Bistrô Pelotense | Cozinha regional

O restaurante do Marcio dispensa apresentações para quem leu o texto acima. Aberto no almoço e jantar de segunda a sábado. Acompanhe a fanpage para ficar com água na boca.

Onde: R. Rafael Pinto Bandeira, 2120. Fone 53.3229 2029.

Almoço colorido no Bistrô Pelotense
Almoço colorido no Bistrô Pelotense

 

Sorvete artesanal feito com o gordo leite da vaca
Sorvete artesanal feito com o gordo leite da vaca

Komilãw | Buffet e pastéis

Restaurante delicioso há mais de 20 anos. Serve buffet variado ao meio dia, pastéis a noite e pode pedir tele-entrega. Tem estacionamento no local e funciona de segunda a sábado.

Onde: Almirante Barroso, 2447. Fone 53.3229 1066.

Buffet no Komilãw
Buffet no Komilãw

Sanata Mix | Pizza

Velho conhecido para pedir xis, virou pizzaria muito bem servida no estilo uruguaio: quadradinhos cheios de queijo. Aprovei o atendimento e os sabores variados do rodízio. São tantas opções que vale pedir pra vir primeiro os preferidos ou quais deseja experimentar. Carnes e saladas também como opções ala carte. Embora bastante movimentado para um jantar no início da semana, o atendimento foi exemplar. Aberto diariamente no jantar, exceto no último domingo do mês.

Onde: Av. Bento Gonçalves, 4229. Fone 53.3028 5555.

Alles Blau | Buffet e carnes

Provavelmente o maior buffet desta lista, mistura culinária alemã e regional em amplo espaço. O destaque são o tempero e as carnes extremamente macias grelhadas na hora. Fica dentro do hotel Alles Blau bem no centro de Pelotas. Aberto todos os dias.

Onde: rua 7 de Setembro, 354. Fone 53.3222 2223.

Farto buffet no Alles Blau pra comer em Pelotas
Farto buffet no Alles Blau

 

Carnes super macias
Carnes super macias

Cavalo Branco | Frutos do mar

É o lugar para comer frutos do mar e entrar no clima histórico da cidade. Localizado dentro do Mercado Central de Pelotas, tem ótimo atendimento e cardápio variado no almoço e jantar. Fechado somente no jantar de domingo.

Onde: na Praça Sete de Julho, 179. Fone: 53.98432 9027.

Salada no Cavalo Branco
Salada no Cavalo Branco

 

Linguado com batatas
Linguado com batatas

Circulu’s Lanches | Xis

Tem a fama de ser o melhor xis da cidade há décadas. Gosto deles, assim como gosto de outros, mas prefiro o atendimento do restaurante da Deodoro. Tem cachorro-quente, petiscos e menu kids para refeições rápidas ou pedir em casa. Aberto de segunda a sábado somente no jantar.

Onde: rua Mal. Deodoro 1011. Fone: 53.3225 6077.

Todos os estabelecimentos foram recomendados pelo Pelotas Convention Visitors & Bureau e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas (SHRBS).

Tome Nota comer em Pelotas

CHARQUE nem sempre é encontrado com facilidade, o mais comum nos cardápios é carreteiro de charque. Uma opção para grupos é agendar almoço com passeio guiado na Charqueada São João ou confirmar o menu do Bistrô Pelotense. Em geral todos os buffets oferecem comida regional e doces de Pelotas.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame via WhatsApp