Queria conhecer o famoso cânion mais profundo do planeta e me surpreendi com todo o conjunto Valle del Colca, distante 150 km ao norte de Arequipa. A cultura difere do resto do país e as paisagens são maravilhosas. Foi dois dias divertidos com uma família de Lima, um casal americano e outro irlandês, além de um maluco israelense. Veja opções de excursões atuais para visitar e leia o relato escrito na época da viagem.

Read in English

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide, Civitatis ou saiba como funciona

Acesso rápido: Relato | Excursões atuais | Dicas | Por onde começar

Crianças com roupas típicas do sul
Crianças com roupas típicas do sul
Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Rumo ao cânion mais profundo do planeta

Na estrada passamos mais perto dos vulcões e algumas montanhas cobertas de neve, vimos vicuñas, llamas e alpacas, as últimas são muito lindas, tem um rosto fofo. Me emocionei e quase me abracei numa, ainda bem que o guia me alertou a tempo ou eu poderia levar um cuspe ácido do bicho. Chegamos no ponto mais alto de toda a viagem a 4800 metros. Em nenhum momento eu tive problemas com altitude, apenas um sono anormal nos primeiros dias. Já a Vanessa teve dores de cabeça e muito sono.

Coporaque
Coporaque

Trilha e cultura no Valle del Colca

Almoçamos em Chivay, outra cidade rodeada por montanhas nevadas. Fomos até Coporaque e fizemos uma caminhada de 2 horas na região. Muitas fotos, cactos e histórias, vimos tumbas incas e os ossos ainda estavam ali. Aproveitamos as águas termais, uma delícia, várias piscinas com água quente e relaxante vindas de um vulcão.

Cânion Colca
Cânion Colca

Nos hospedamos no distrito de Yanahuara, jantamos num restaurante típico com música e danças folclóricas. Os bailarinos buscavam os turistas nas mesas para dançarem, até concurso teve. Depois os pares se trocavam e todos dançavam. Vanessa arrasou!!! Eu só dancei com o maluco e divertido israelense, ele estava encantado em mim, até descobrir a minha idade, eu era uns 5 anos mais velha, apesar de não parecer. Foi engraçado quando falei a minha idade ele fez uma cara de surpreso e perguntou se eu tinha uma irmã mais nova. Cara de pau! De qualquer forma ele era fedorento e eu não tinha interesse.

O voo do condor no Cânion Colca
O voo do condor

Amanhecer com os condores no Vale del Colca

No segundo dia nos buscaram no hotel as 5h30 e fomos até o povoado de Cabanaconde ver o voo dos Condores, um espetáculo! Assim que o sol nasce começam a voar em bandos no meio do cânion, dão rasantes que chegam muito próximo aos observadores. Colca tem quase 4 mil metros de profundidade, mas não conhecemos a parte mais profunda por ser muito extenso. Imagino como deve ser lindo quando todas as montanhas ao redor ficam cobertas de neve, haviam apenas algumas. Na volta fomos parando onde apareciam as paisagens mais bonitas. Almoçamos em Chivay e voltamos para Arequipa, mais uma vez parando nas paisagens mais interessantes. A viagem de volta durou 4 horas.

^ Voltar início ^

Tours e experiências

Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.

Em 2006, todo o passeio comprado na hora custou U$30 com transporte, guia, refeições e hospedagem inclusa. Mas eram outros tempos com menos turistas brasileiros, hoje o indicado é reservar antecipadamente. Veja as opções de bate e volta ou mais dias no link acima.

^ Voltar início ^

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » PERU » VALLE DEL COLCA » Colca, excursão ao cânion mais profundo do planeta
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

3 Comments

  1. Boa tarde, vou viajar agora dia 15/11/2010 para Bolívia e Peru e se vc puder gostaria de umas dicas de lugares a visitar e hospedagem mais barata. Vou sozinha e meu tempo é curto (19 dias ) entre inda e vinda.
    Abrçs
    Nádia

Write A Comment