São José dos Ausentes

Clima de fazenda em Ausentes


A melhor época para ter boa visibilidade em São José dos Ausentes é no inverno e para aproveitar os banhos de cachoeiras é no verão. Fui no friozão de julho e fiquei encantada com tudo o que eu vi e senti. A paisagem consegue ser mais bonita que em Cambará do Sul. O astral do lugar ajudou a ter essa impressão, a cidade é muito pequena e as pousadas são hotéis fazenda.

Planície no alto
Planície no alto

Só tomando um chimarrão bem quente para esperar o sol nascer
Só tomando um chimarrão bem quente para esperar o sol nascer

Clima de fazenda em São José Ausentes

Dois momentos para estar na rua e, enfrentar o frio de renguiar cusco (frio extremo segundo na linguagem dos gaúchos), são ver o sol nascer e se pôr. O último vi no momento em que a névoa subia deixando uma paisagem diferente. Também fiz passeios a cavalo e caminhadas, o jipe da fazenda me levou em cachoeiras próximas. Teve um lugar onde ventava tanto que dava medo de chegar na beira, fui me arrastando pela grama para poder olhar para baixo. Existem outros passeios na região, só deu tempo de conhecer a CACHOEIRA DOS RODRIGUES que parece Foz em miniatura, é linda.

Cachoeira dos Rodrigues
Cachoeira dos Rodrigues

Na beira do precipício
Na beira do precipício

Tome Nota São José Ausentes

Casa principal da fazenda
Casa principal da fazenda

Hospedagem – POUSADA ECOLÓGICA DOS CANYONS onde a vista do café da manhã dava para o canyon e para o ponto mais alto do estado. O MONTE NEGRO (1400 metros). A pousada são cabanas com lareira ao redor da casa principal onde ficam áreas de lazer e restaurante aconchegantes. O preço era bem em conta com as três refeições e ainda tinha uma estante cheia de biscoitos caseiros feitos pela cozinheira e uma mesa com diversos licores caseiros, tudo era delicioso.

Encontre hotéis e pousadas na região

Como chegar – Cambará tem uma estrada para Ausentes, porém, esta tão horrível que o melhor caminho, saindo de Porto Alegre, é pela 101 até Araranguá, em Santa Catarina. Seguindo em direção a Ermo, Turvo e Timbé do Sul, onde começa a estrada de terra e uma subida sinuosa. Melhor viajar com carro para este tipo de estrada ou a revisão pode custar caro depois. Mesmo assim, a paisagem vale a pena, as cores no inverno são tons de marrom por causa da geada. Inclusive, quando faz muito frio a paisagem ganha uma camada de gelo.

Fotos de Roberta Martins, Clarissa Ribeiro e Silvia Macedo.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

9 comentários

  1. Olá Maria José

    A pousada Potreirinhos é ainda mais longe de Cambará. A estrada era ruim para qualquer uma delas, mas não tenho informações atuais. Quem foi recentemente para lá pode responder?

  2. Gostaria de saber sobre o estado da estrada de Cambara para Sao jose dos Ausentes. Estou pensando em ficar na pousado dos Proteirinhos pq a Ecologica dos Canios parece mais longe de Cambara e mais tempo de estrada ruim. É isso mesmo?

  3. Uhum, também temos essa intenção, andar a cavalo e fazer trilhas. Então foi compensador a hospedagem ali, pois ficava perto das trilhas, e paisagens bonitas certo? Ou precisaram se locomover de carro?

    1. Certo, a pousada organiza passeios à cavalo ou jeep que levam em lugares mais longe. Mas tem bastante pra caminhar por ali. No post falo das Cachoeira dos Rodrigues, só nessa fomos de carro na hora de ir embora.

  4. Então, gostaria de saber se a pousada realmente vale a pena, a tarifa é de R$120,00 por pessoa, realmente tem uma paisagem privilegiada? Lembra se os atrativos são interessantes, os canyons que estão ali perto tem trilhas bonitas etc?

    Porque estou em dúvida entre a pousada ecológica, e esta: http://www.valedastrutas.com.br/pousada.php, sendo que a Vale das Trutas é bem mais barata..

    1. OI Franco

      Eu gostei muito quando fui e é a pousada mais perto do canyons (tem outra perto do Monte Negro, mas deve ser mais cara). Lembro de tomar café com vista para ele. Pode ter mudado, pelo preço deve ter sido pra melhor. Nunca fiquei nessa Vale das Trutas, mas parece interessante se quer pescar, eu fui para fazer trilhas e andar a cavalo. Meus amigos gostam da Potrerinhos que é bem simples. A pousada Ecológica é aberta para não hospedes que vem passar o dia e cobra por isso.

  5. Olá Roberta, estou pensando em me hospedar nessa pousada no sábado dia 04/08/2012, mas tenho umas dúvidas, será que poderia entrar em contato comigo? Meu e-mail é fanto__@hotmail.com

    Agradeceria muito..

    Ou no facebook > Franco Mônego

    1. Olá Franco

      Faz tempo que me hospedei lá (2005), mas me diga qual sua dúvida?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.