APARADOS DA SERRA

Clima de fazenda em Ausentes


A melhor época para ter boa visibilidade em São José dos Ausentes é no inverno e para aproveitar os banhos de cachoeiras é no verão. Fui no friozão de julho e fiquei encantada com tudo o que eu vi e senti. A paisagem consegue ser mais bonita que em Cambará do Sul. O astral do lugar ajudou a ter essa impressão, a cidade é muito pequena e as pousadas são hotéis fazenda.

O texto continua após os serviços recomendados.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Planície no alto dos cânions
Planície no alto
Só tomando um chimarrão bem quente para esperar o sol nascer em São José dos Ausentes
Só tomando um chimarrão bem quente para esperar o sol nascer

Clima de fazenda em São José Ausentes

Cachoeira dos Rodrigues, perto de São José dos Ausentes
Cachoeira dos Rodrigues

Dois momentos para estar na rua e, enfrentar o frio de renguiar cusco (frio extremo segundo na linguagem dos gaúchos), são ver o sol nascer e se pôr. O último vi no momento em que a névoa subia deixando uma paisagem diferente. Também fiz passeios a cavalo e caminhadas, o jipe da fazenda me levou em cachoeiras próximas. Teve um lugar onde ventava tanto que dava medo de chegar na beira, fui me arrastando pela grama para poder olhar para baixo. Existem outros passeios na região, só deu tempo de conhecer a Cachoeira dos Rodrigues que parece Foz em miniatura, é linda.

Na beira do precipício em São José dos Ausentes
Na beira do precipício

Tome Nota

Hospedagem – Pousada Ecológica dos Canyons onde a vista do café da manhã dava para o canyon e para o ponto mais alto do estado. O Monte Negro (1400 metros). A pousada são cabanas com lareira ao redor da casa principal onde ficam áreas de lazer e restaurante aconchegantes. O preço era bem em conta com as três refeições e ainda tinha uma estante cheia de biscoitos caseiros feitos pela cozinheira e uma mesa com diversos licores caseiros, tudo era delicioso.

Encontre hotéis e pousadas na região

Como chegar – Cambará tem uma estrada para Ausentes, porém, esta tão horrível que o melhor caminho, saindo de Porto Alegre, é pela 101 até Araranguá, em Santa Catarina. Seguindo em direção a Ermo, Turvo e Timbé do Sul, onde começa a estrada de terra e uma subida sinuosa. Melhor viajar com carro para este tipo de estrada ou a revisão pode custar caro depois. Mesmo assim, a paisagem vale a pena, as cores no inverno são tons de marrom por causa da geada. Inclusive, quando faz muito frio a paisagem ganha uma camada de gelo.

Veja mais fotos de São José Ausentes

Fotos de Roberta Martins, Clarissa Ribeiro e Silvia Macedo.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » SÃO JOSÉ DOS AUSENTES » Clima de fazenda em Ausentes
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

9 Comments

  1. Olá Maria José

    A pousada Potreirinhos é ainda mais longe de Cambará. A estrada era ruim para qualquer uma delas, mas não tenho informações atuais. Quem foi recentemente para lá pode responder?

  2. Maria Jose Reply

    Gostaria de saber sobre o estado da estrada de Cambara para Sao jose dos Ausentes. Estou pensando em ficar na pousado dos Proteirinhos pq a Ecologica dos Canios parece mais longe de Cambara e mais tempo de estrada ruim. É isso mesmo?

  3. Franco Mônego Reply

    Uhum, também temos essa intenção, andar a cavalo e fazer trilhas. Então foi compensador a hospedagem ali, pois ficava perto das trilhas, e paisagens bonitas certo? Ou precisaram se locomover de carro?

  4. Franco Mônego Reply

    Então, gostaria de saber se a pousada realmente vale a pena, a tarifa é de R$120,00 por pessoa, realmente tem uma paisagem privilegiada? Lembra se os atrativos são interessantes, os canyons que estão ali perto tem trilhas bonitas etc?

    Porque estou em dúvida entre a pousada ecológica, e esta: , sendo que a Vale das Trutas é bem mais barata..

    • OI Franco

      Eu gostei muito quando fui e é a pousada mais perto do canyons (tem outra perto do Monte Negro, mas deve ser mais cara). Lembro de tomar café com vista para ele. Pode ter mudado, pelo preço deve ter sido pra melhor. Nunca fiquei nessa Vale das Trutas, mas parece interessante se quer pescar, eu fui para fazer trilhas e andar a cavalo. Meus amigos gostam da Potrerinhos que é bem simples. A pousada Ecológica é aberta para não hospedes que vem passar o dia e cobra por isso.

  5. Franco Mônego Reply

    Olá Roberta, estou pensando em me hospedar nessa pousada no sábado dia 04/08/2012, mas tenho umas dúvidas, será que poderia entrar em contato comigo? Meu e-mail é fanto__@hotmail.com

    Agradeceria muito..

    Ou no facebook > Franco Mônego

Write A Comment