Ciudad Vieja

Ciudad Vieja, a essência de Montevideo


Como a maioria dos gaúchos do extremo sul do Brasil, sou mais uma apaixonada pelo Uruguai. Fiquei anos sem visitar a capital Montevideo e pude matar a saudade no final de junho. Aliás, inverno é uma excelente época para aproveitar o melhor da cidade e tirar boas fotos. Minha base foi Ciudad Vieja e tenho algo a contar sobre o bairro.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Ainda falta reservar hotel? Veja os visitados no Uruguai

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona

Pegue as dicas para viajar de carro

Ciudad Vieja, a essência de Montevideo

Siga @blogterritorios no Instagram

Siga no Instagram

 

Antes de partir, pesquisei o que havia de novo em blogs e redes sociais. Mas achei estranho o pessoal não recomendar se hospedar na Ciuda Vieja nem indicar restaurantes como os do Mercado Público. Quem andou por lá nos últimos anos cita os bairros Pocitos e Punta Carretas como os mais charmosos, com os melhores cafés e restaurantes e perfeitos para ver a rotina dos uruguaios. Concordo que são regiões agradáveis e bonitas, entretanto, são iguais a tantas outras capitais, inclusive as brasileiras.

Calçadão na rua Sarandi
Calçadão na rua Sarandi

Para me atualizar circulei por essas regiões e minha preferência continua sendo a Ciudad Vieja, local para conhecer a originalidade de Montevideo. Recomendável, principalmente, para os que a visitam pela primeira vez. É onde fica a maioria dos pontos turísticos assim como a história, a imponente arquitetura, livrarias interessantes e os cafés mais tradicionais.

Fiquei feliz ao ver que estão revitalizando o centro velho, novos calçadões com bancos modernos contrastando com fachadas centenárias, muitas prédios sendo restaurados e novas construções discretas que não interferem no conjunto, como o hotel onde me hospedei. Ali prédios históricos se mesclam com todo o tipo de comércio e instituições.

Faça um tour guiado a pé pelo bairro

Cafés tradicionais
Cafés tradicionais

 

Preste atenção às portas, uma mais linda que a outra
Preste atenção às portas, uma mais linda que a outra

 

Construções antigas
Construções antigas

O que é Ciudad Vieja

É zona turística, mas não quer dizer que os uruguaios não exibam sua rotina, eles são sinceros e espontâneos em qualquer parte da cidade. Não é da personalidade deles mostrar um mundo perfeito só por ser um local turístico. Existe os mais educados, receptivos e também os grosseiros, ou melhor, autênticos. Pessoas que não enrolam e vão direto ao ponto, não importa se falam com cliente, turista ou rei. Eles tem a vida deles e quem atrapalhar vai ouvir sim.

Quiosque tradicional e rotina dos uruguaios
Quiosque tradicional e rotina dos uruguaios

 

Eu adoro miúdos, gosto mais que entrecot ou bife de ojo. Na foto morrón relleno, choto, morcella e molleja
Eu adoro miúdos, gosto mais que entrecot ou bife de ojo. Na foto morrón relleno, choto, morcella e molleja

Sobre o Mercado Público, as reclamações são sair defumado, comida de baixa qualidade, pouca limpeza… Gente, é assim que os uruguaios comem e preparam a parrilla. Ficar defumado e comer miúdos faz parte de experimentar a cultura autêntica do lugar. Alguns passam mal por não estarem acostumados com essa comida pesada, não por falta de qualidade. E deve-se considerar que e os padrões de higiene deles são diferentes dos nossos. É preciso se adaptar ou, pelo menos, entender antes de condenar.

Floreiras em muitas sacadas, coloridas mesmo no inverno
Floreiras em muitas sacadas, coloridas mesmo no inverno

 

Puerta de la Ciudadela divide o centro velho do novo
Puerta de la Ciudadela divide o centro velho do novo

Mas nem tudo é perfeito, os contras da Ciudad Vieja são a falta de segurança e manutenção das construções antigas. É zona portuária e fica deserta aos domingos e de noite. Nunca aconteceu nada comigo, mas é melhor tomar algumas precauções como evitar andar a pé tarde da noite, cuidar a bolsa e ficar atento. Quem sofre de renite pode se sentir desconfortável em alguns ambientes, melhor estar preparado para isso.

Veja mais fotos da Ciudad Vieja:

Janelas na Ciudad Vieja Janelas na Ciudad Vieja Moebius Livros Moebius Livros

 

Tome Nota Ciudad Vieja

Caminhe pelas ruas mais movimentadas como Perez Castellanos e Sarandi, mas não deixe se perder pelas paralelas e transversais durante o dia. Evite margear o rio da Prata na zona portuária, aprecie o rio entre as Ramblas República Argentina e República del Peru.

PUERTO MERCADO HOTEL (antigo Ak Design Hotel) foi um achado na Ciudad Vieja e uma boa opção de hospedagem em Montevidéu. Tudo novinho e bem decorado em prédio rodeado por construções antigas. Possui excelente localização e atendimento. O segurança ficava de olho ou nos acompanhava quando saíamos para comer, pegar o táxi ou comprar algo de noite nas proximidades do hotel. Voltei em 2015 e escrevi um novo post.

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES

Uma vitrine chamou minha atenção na rua J. Perez Castellano, 1432. Entrei na Moebius Livros e fiquei encantada com tantos detalhes por todos os lados. Oficialmente é uma livraria, mas também vende peças de decoração, livros usados e objetos curiosos em ambiente bem pequeno. O vendedor te convida para um longo papo e ainda dá desconto.

Veja outros posts e leia o que precisa saber para planejar essa viagem em Destino Montevidéu.

Espaço nos armários, televisão e frigobar
Suíte standard

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

O Ak Design Hotel cedeu cortesias para nossa hospedagem.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.