Vista para City do Kings Park, em Perth

City Tour grátis em Perth: Cat


Embora o dólar australiano esteja desvalorizado perante o americano, a moeda continua cara para nós brasileiros. Sendo assim, toda inspiração para economizar é bem-vinda, certo? Hoje a dica é da minha mãe, de quando ela visitou Perth pela primeira vez (os netos dela moram lá e este ano foi pela quinta vez). Ao invés de pagar o ônibus hop-on hop off, ela estudou os atrativos na Internet e usou o transporte Cat como city tour grátis parando nos pontos de interesse. Eu até já conhecia a cidade, mas não tinha visto o Cat por este ângulo.

Cat é o sistema gratuito de transporte público na região central de Perth, chamada City. São 4 linhas circulares: red (vermelho), blue (azul), green (verde) e yellow (amarelo) sinalizadas por uma placa com um gato. Os ônibus são novos, confortáveis, com ar-condicionado e param em frente a vários pontos turísticos. Inclusive o Kings Park que exige subir um penhasco para quem vai a pé.

Verdade que o ônibus turístico Hop-on Hop-off tem a vantagem do guia contando curiosidades e explicando detalhes. Particularmente, eu sinto muito sono neste tipo de passeio. Prefiro contratar um guia local e sair em um tour a pé onde posso fazer perguntas e me mantenho desperta. Também há opção de alugar equipamento de áudio guia, já para quem não fala inglês, Get Your Guide oferece guia local em espanhol.  

Pegue Cat para fazer City Tour grátis no centro de Perth

Testei na última ida a Perth e achei bastante válido usar Cat como city tour, afinal os gastos com transporte público na Austrália pesam no bolso quando comparados a outros países que oferecem qualidade semelhante no serviço. Isto porque os valores são cobrados conforme a distância percorrida e a zona. Para ter uma ideia, eu gasto 12,80 dólares (valor promocional DayRider*, o normal é quase o dobro) só para sair de casa quando me hospedo com meu irmão, isto porque a zona onde ele mora fica 40 km do centro. E aqui vai uma dica extra, se hospede no centro ou em zona próxima para não gastar com transporte.

Ainda não consegui visitar todos os atrativos turísticos de Perth como gostaria, por outro lado, juntando as experiências da família e o que temos vontade de visitar, dá para fazer uma bela lista. Então coloquei tudo no mapa e recomendo algumas atrações, pagas e gratuitas, conforme a linha Cat. Mas não siga à risca, sente na janela e peça para descer sempre que passar por alguma construção interessante. O centro de Perth abriga de forma harmônica prédios elegantes, modernos, históricos e com forte influência britânica, além de valorizar a acessibilidade para todos.

*DayRider é o bilhete diário para usar metrô, trem, ônibus e ferry, entre as zonas 1 e 9, quantas vezes quiser durante um dia. Mas o valor 12,80 (em 2018) só é válido antes das 7h15 e depois das 9h, ou seja, fora do horário do pico.

City Tour grátis linha Cat Blue

Elizabeth Quay

A orla do Rio Swan apresenta aquelas construções únicas que identificam a cidade internacionalmente. Além de teatro, área para shows e feiras, restaurantes, The Bell Tower e um parque aquático na moderna Elizabeth Quay.

Ponte Elizabeth Quay sobre o rio Swan em Perth, Western Australia - Austrália
Ponte Elizabeth Quay sobre o rio Swan

The Bell Tower: o maior instrumento musical do mundo

Pagar para entrar na torre vale para quem se interessa por música ou ver a vista em 360 graus para o rio Swan e a orla de Perth. Os enormes sinos ficam no quarto andar e um tour mostra os segredos da arte de tocar sinos como instrumento a cada meia hora. O segundo piso conta a história do instrumento musical em exposição e o sexto pavimento é ao ar livre. No terraço fica a caixa de música e a saída de som.

The Bell Tower
The Bell Tower

Willie Creek Pearls

Western Austrália é famosa pela produção das maiores pérolas do mundo, interessados em pagar pela aula com especialista podem provar a carne do molusco, refrescos e aprender todo o processo até estar pronta para venda.

Government House

A sede administrativa do Estado da Western Australia foi construída em 1832 e mantém sua função até hoje. Não deixa de ser um centro histórico e cultural pela decoração preservada e atividades oferecidas à população. Os jardins são maravilhosos para descansar e apreciar a arquitetura da casa que abre o seu interior para visitas somente em eventos especiais como o Dia do Patrimônio Histórico. Os jardins são abertos ao público por poucas horas durante o horário de almoço nas terças, quartas e quintas.

Government House
Government House

Estátuas em bronze de cangurus

No Stirling Gardens, jardim ao lado da Government House, ficam as famosas estátuas em tamanho real de cangurus. Estão localizadas na calçada da rua Georges Terrace, quase em frente a Catedral Anglicana Saint George.

Estátuas de cangurus em City
Estátuas de cangurus em City

The Nostalgia Box

É um museu do videogame, único na Austrália, com exposições interativas contando a história e processos de criação desde os anos 70 até hoje. Ingressos antecipados na Get Your Guide.

Perth Cultural Centre

O quarteirão cultural de Perth mistura prédios históricos e modernos transformados nos museus, galerias de arte e biblioteca mais interessantes da cidade. Conforme as exposições e o seu interesse pelo mundo da arte e história, vale visitar várias vezes porque precisa de muitas horas para aproveitar tudo. Infelizmente, o Western Australian Museum está fechado para reformas até 2020, mas State Library, Perth Institute of Contemporary Arts, The Blue Room Theatre e Art Gallery of WA estão abertos e são gratuitos.

Obra hiperrealista no Art Gallery of WA me enganou ser um homem real até eu chegar bem perto
Obra hiperrealista no Art Gallery of WA me enganou ser um homem real até eu chegar bem perto

Perth Institute of Contemporary Arts fechado nas segunda.
Art Gallery of WA fechada nas terça.

City Tour grátis passa pelo Perth Cultural Center
Perth Cultural Center

Northbridge Piazza

A praça com arquitetura moderna e cimento é o ponto de encontro de descolados e local de várias atividades gratuitas. Ali as pessoas trabalham sem medo de assalto com seu notebook, relaxam nos pufes, fazem aula de yoga de manhã cedo ou assistem filmes, jogos e shows no telão. A programação é intensa e diversificada conforme a estação do ano. Ao redor acontece a vida noturna com os melhores pubs com música ao vivo, porém, as bebidas são caríssimas e a festa acaba obrigatoriamente às 23h.

Northbridge Piazza
Northbridge Piazza

City Tour grátis linha Cat Red

Perth Mint

A maior moeda de ouro já produzida encontra-se em exposição na refinaria centenária Perth Mint. O objeto é um valioso chamariz, mas a visita vale pela história e outros atrativos relacionados ao mundo da mineração e da riqueza, afinal uma das maiores pepitas de ouro já encontradas foi na região. Oferece visita guiada, loja, cafeteria e museu cobrando ingresso.

maior moeda de ouro do mundo
A maior moeda de ouro do mundo no Perth Mint

WACA

Estádio e museu do críquete, jogo famoso no país, com visita guiada.

City of Perth Library

Mais do que uma biblioteca, o prédio chama atenção pelo tamanho e modernidade entre construções históricas. Assim como a State Library mencionada acima, esta biblioteca é ótima para descansar em lugar descolado, beber uma água, usar o banheiro, além de ter acesso à história da cidade através do acervo físico e virtual.

City of Perth Library atrás da Catedral St. George
City of Perth Library (prédio redondo) atrás da Catedral St. George

Perth Town Hall

A prefeitura de Perth é a única na Austrália construída em estilo gótico e por condenados em 1870. Nas terças-feiras pela manhã (11h) oferece entretenimento grátis para idosos como shows musicais, palestras e outros conforme agenda. Também é ponto de partida do Tea Tour. Um café da manhã com guia contando a história de Perth e visitando o patrimônio histórico menos turístico.

Perth Town Hall
Perth Town Hall

London Court

Um prédio histórico no estilo medieval britânico abriga a entrada de uma pequena rua com lojas diversas. O corredor conecta as duas ruas mais movimentadas do centro: Hay e George Terrace.

Além da arquitetura diferente, é interessante para comprar souvenires e trocar dinheiro nas casas de câmbio.

Detalhes da arquitetura
Detalhes da arquitetura
Na London Court
Mãe, sobrinho e eu na London Court

Twilight Hawkers Market

É o maior mercado de rua de Perth. Traz artesanato, apresentações artísticas e comidas de todos os cantos do mundo, afinal, a cidade é multicultural. Funciona nas sextas entre outubro e abril (datas podem mudar a cada temporada) no Forrest Place. A partir da tarde até o início da noite.

Empada recheada com carne de crocodilo na feira de rua
Empada recheada com carne de crocodilo na feira de rua

City Tour grátis linha Cat Green

Aboriginal Art Gallery

A cultura artística aborígine remonta a mais de 40.000 anos e, desde a colonização inglesa, suas artes e os artefatos têm sido uma das principais exportações do país devido ao estilo único. Visitar a galeria é oportunidade de encontrar e ver aborígenes trabalhando em suas obras. Abre diariamente das 11h às 16h.

Kings Park

É um dos maiores parques do mundo e uma das principais atrações de Perth. Além da vista maravilhosa para o Rio Swan e skyline da cidade visto do alto, possui excelente infraestrutura para piquenique (churrasqueiras públicas a gás), caminhada, birdwatching e apreciar a mata nativa. O Jardim Botânico é cheio de espécies diferentes e fica lindo na primavera.

Vista das passarelas do Kings Park
Vista das passarelas do Kings Park

Dicas para o City Tour grátis em Perth

Heritage Perth Weekend
Para celebrar o patrimônio histórico, um fim de semana por ano vários prédios e atrações abrem as portas sem cobrar ingresso e promovem eventos. Acontece sempre em outubro e pude participar em 2016. Os moradores realmente saem às ruas para aproveitar a cidade e conhecer o interior das construções tombadas como a Government House.

Itinerários linha Cat
Mapas mostrando as rotas estão disponíveis nos quiosques de turismo e estações de ônibus e de trem da cidade.

Horários
O horário comercial na Austrália é até 17h, apenas atrações noturnas funcionam mais tarde.

City Tour grátis em Perth City

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Roberta Martins e Juliana Gadret.

Guia de viagem sobre a Oceania

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o pdf Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.