Vista da varanda da nossa cabana

Cintsa de encontros e aventuras na África do Sul


Cintsa, ou Chintsa, é onde as várias Áfricas do Sul se encontram na Wild Coast. Tem belas praias, a cultura do povo Xhosa, safaris com emoção, festas animadas, boa infraestrutura e muita aventura. E fica próxima à famosa Jeffreys Bay.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram

Ainda falta reservar hotel?
Veja os visitados na África do Sul

Precisa de seguro? Saiba como comprar online

Leia todos os artigos sobre o país

 

Cintsa era reduto dos turistas brancos na época do Apartheid. Exatamente no limite do gueto criado pelo governo para a população negra. Por isso o imenso contraste com Coffee Bay, situada na mesma região Wild Coast. A antiga Transkei, terra onde Nelson Mandela nasceu, cresceu e está enterrado.

O que fazer em Cintsa

Foram animadíssimos os três dias por lá no clima praia e festa com os amigos. Os companheiros de viagem e os viajantes que fomos encontrando pela estrada. Muitos fazem itinerário semelhante ao percorrer a África do Sul de costa a costa e quase todos se encontram em Cintsa. Principalmente no Buccaneers Lodge And Backpackers.

Praia em frente ao hotel
Praia em frente ao hotel

ENCONTRE 10 HOTÉIS NESTA PRAIA

Curtir a praia

A praia de surfista lembra o astral e paisagem do litoral de Santa Catarina, aqui no Brasil. É preciso fazer pequenas trilhas para alcançar o mar e cantinhos desertos. No caminho passamos montanhas, rios, lagos e pessoas de bem com a vida.

Por ser Oceano Índico, a temperatura da água é bem mais agradável que Cape Town. Uma pena estar infestado de mães d’água no dia marcado para ter aula de surf. Mas os dias na praia renderam belos pores do sol e agradáveis caminhadas na areia.

Mama Tofu
Mama Tofu

Mama Tofu na comunidade Xhosa

Wild Coast é o lugar para conhecer e conviver com a simples e simpática população Xhosa (origem de Mandela). Facilmente reconhecida pelo som de estalar a língua em quase todas as palavras e as casas redondas típicas.

Fiz um passeio guiado para conhecer uma comunidade e tive a experiência de bate papo com uma senhora beirando os 100 anos. Ela falou sobre o papel das mulheres, a família e mostrou as habilidades das meninas que passam as manhãs com ela. Seja cantando, dançando ou interagindo com os turistas. Neste dia ouvi a voz mais bonita de toda viagem, a menina de apenas 8 anos era encantadora.

Bike downhill
Bike downhill

Bike downhill

Sem poder entrar no mar, optei por fazer trilha de bicicleta descendo montanhas. A partir da experiência com Mama Tofu, parti em grupo rumo ao litoral. Passei por vacas, riachos, me embarrei e terminei o passeio acabada. Não estava preparada pra tanto esforço físico. Foram cerca de 14 km em alta velocidade.

Degustação de cerveja artesanal
Degustação de cerveja artesanal

Degustar cerveja artesanal

Encaixado entre um passeio e outro, uma parada pra degustar cervejas na EMERALD VALE BREWING COMPANY. Meus amigos adoram fazer esses tours comigo, afinal eu só provo e passo o copo adiante porque cerveja não é minha bebida preferida. Gosto apenas fortes e escuras como Stout.

Comunidade do povo Xhosa
Comunidade do povo Xhosa

Trabalho voluntário

Desta vez a prioridade foi lazer, mas Cintsa tem várias opções sérias pra quem tem interesse em fazer trabalho voluntário na África do Sul. Conversei com o proprietário do Buccaneers Lodge And Backpackers e descobri que o hotel apoia e organiza atividades neste sentido.

Momento incrível com Abby
Momento incrível com Abby

 

Safari

Safari em Cintsa foi em quadricíclo com destaque para as girafas. Conheci Abby, um girafa resgatado que está acostumado à interação com humanos. Quad Bike Safari entrou para lista das melhores experiências na África do Sul.

O André, do Viagem Criativa, ainda fez outro passeio de interação com chitas e elefantes. Eu acabei escolhendo outra atividades, mas fiquei com vontade lendo o texto dele.

 

Tome Nota Cintsa

Os passeios foram organizados e reservados pelo hotel ou PANGEA TRAILS.
O visual do café da manhã faz tudo ficar mais gostoso
O visual do café da manhã faz tudo ficar mais gostoso

Hotel em Cintsa: passei 3 dias no BUCCANEERS LODGE AND BACKPACKERS Frequentado por casais de todas as idades, famílias e mochileiros. É o tipo de hotel pra escolher entre se isolar e usar os serviços do resort ou utilizar as áreas compartilhadas no estilo hostel. Oferece tantas atividades interessantes que é difícil escolher, mas é preciso reservar antes porque lotam. Algumas são pagas, outras são de graça. São diversas cabanas em extensa propriedade na beira do rio. Possuí quadras de esportes, piscina, churrasqueiras, bar animado e restaurante.

RESERVE AQUI | COMPARE  VALORES

Janela do quarto para 6 pessoas no Buccanners
Janela do quarto para 6 pessoas no Buccanners

Outra opção mais sofistica, porém longe da praia é AREENA RIVERSIDE RESORT & PRIVATE GAME RESERVE. Local onde fiz safari.

RESERVE AQUI | COMPARE  VALORES

Rio Cintsa
Rio Cintsa

Veja mais fotos de Cintsa:

Vista da sacada do meu quarto no Buccanners Praia em Cintsa Praia em Cintsa Praia em Cintsa Praia em Cintsa Praia em Cintsa Praia em Cintsa Praia em Cintsa making off Praia em Cintsa bicicleta na áFrica do Sul Partindo de bike da Mama Tofu Mama Tofu Mama Tofu Mama Tofu Comunidade Xhosa Mama Tofu

Acompanhe todos os posts sobre esta viagem no artigo resumo – 33 dias em 5 minutos.

 

O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea TrailsSouth African AirwaysDetecta Hotel e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de MochilãoTerritóriosViajando com Eles e Viagem Criativa.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.