A cidade onde aqui se come e ali se bebe


Uma curiosidade de Zagreb é que são raros os locais onde se pode comer salgados e doces e beber ao mesmo tempo, como nas padarias brasileiras. Aqui sempre se encontra pequenas padarias – PEKARNICA (pecárnitza) – onde você pode comprar salgados, sanduíches ou algum doce, e ao lado certamente haverá alguma cafeteria para sentar e pedir seu café.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Seguro viagem é obrigatório na Europa: saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Vai alugar um carro? Pegue as dicas para fazer reserva no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Onde se bebe
Onde se bebe

Algumas redes de padaria maiores oferecem café também: eu indico sempre irem a MLINAR (mlínar), porque tem preço bom, algumas lojas são 24h, as atendentes falam inglês muito bem e o café-com-leite é bem saboroso. Mas não deixe passar a chance de comprar um salgado, sentar numa boa cafeteria e desfrutar dos prazeres da cidade. E aproveite também para provar as CERVEJAS COM FRUTAS, tem gosto mais doce e pouco álcool e as RAKIJAS (ráquias), que são licores feitos de frutas muito populares aqui.

Mesas na rua
Mesas na rua

Uma confeitaria que eu recomendo é a RAUZ (ráuj). Fica a duas quadras para oeste da Praça Central. É um local muito bonito, e tem bolos, doces e salgados para comer. E o café também é delicioso lá!

Porém, os brasileiros podem não gostar muito da comida. Aqui ela é bem mais seca e tem menos tempero. Feijão, só no interior. O bom é que quem gosta de peixe, tem em abundância! Uma tradição religiosa que tornou-se popular é que todas as sextas-feiras é dia de peixe. Claro que ainda há outras carnes para servir, mas peixe é o prato principal.

ali se bebe
Não há caixas, o pagamento é feito ao garçom

Tome Nota

A cidade parece ser cara, mas não é.

Na Croácia a moeda corrente não é o Euro como muitos pensam, e sim a Kuna. As notas mais usadas aqui são as de 10, 20, 50, 100 e 200. Também há as cédulas de 500 e 1000, mas são mais usadas por bancos. As moedas vem em 1, 2 e 5. As Kunas se dividem em Lipas, e assim como os centavos, 100 Lipas = 1 Kn. As Lipas vem em moedas de 5, 10, 20 e 50.

Quando você ver os preços nos cardápios, eles podem assustar no começo: uma cerveja custa em média KN 14,00. Porém, se você fizer a conversão, sai em volta de R$ 4,37, mais barato que em muitos bares do Brasil. Isso se deve a economia do país e ao valor da moeda. Pode parecer estranho no começo, mas você se acostuma.

Nos bares, não procure pelo caixa. Porque simplesmente não há! Aqui ou você deixa o dinheiro diretamente na mesa, junto ao cinzeiro, ou então paga direto ao garçom. Para qualquer coisa que você pedir, eles vão te dar uma nota com o valor e na parte de baixo indicando quanto de impostos há no preço.

Importante: se o garçom não lhe der a nota, você não é obrigado a pagar! Isso é regra aqui na Croácia!

Leia mais posts do Gabriel sobre Zagreb:

A capital feita na escala humana
Zagreb com mil corações

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Leitores

Leitores

Relatos e fotos dos leitores que amam viajar e enviam suas histórias incríveis pelo mundo.

2 comentários

  1. Gostaria de saber como é o clima em setembro na Croácia. Irei dia 1º de setembro ,ficarei 6 dias viajando pela Croácia, depois irei a Eslovênia ,Bósnia e Paris

  2. Olá Gabriel tudo bem? Adorei o post! Vou conhecer a Croácia em agosto e gostaria de um contato seu para tirar algumas dúvidas, é possível?

    Obrigada!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.