5 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros em 5 cachoeiras


Acabei de voltar da Chapada das Mesas com mais vontade de conhecer todas as chapadas do Brasil. A primeira visita foi a Chapada dos Veadeiros em três dias com trilhas na chuva, no sol e muitas cachoeiras. Mas não todas porque são cerca de 200 e algumas continuam inexploradas (os guias locais dizem ser mais de 1000). Ou seja, preciso planejar uma nova ida, assim como programar viagens para a Diamantina e dos Guimarães.

No embalo dos recentes banhos de cachoeira, fui rever as publicações aqui no site e percebi como as quedas d’água que mais gostei na Chapada dos Veadeiros não tem o destaque merecido ou sequer aparecem nas fotos. Então este post é pra me redimir e citar aquelas que deu muita vontade de conhecer, mas o tempo não foi suficiente.

5 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros

Vista da piscina natural da Cachoeira do Abismo
Vista da piscina natural da Cachoeira do Abismo

1. CACHOEIRA DO ABISMO

Cachoeira do Abismo
Cachoeira do Abismo

Entre as melhores lembranças de tomar um banho de cachoeira, e não foram poucos, vem a visão de todo o cenário da Abismo. Depois de caminhar quilômetros no cerrado, aguentar o calor e constante subida, veio a visão do paraíso. Uma pequena queda d’água forma uma piscina com borda infinita a 1300 metros de altura. O primeiro mergulho é gelado, mas perfeito depois da trilha no sol. Em seguida, a vontade é só ficar ali contemplando a vista para a Chapada dos Veadeiros de dentro da água.

O banho na piscina natural da Cachoeira do Abismo
O banho na piscina natural da Cachoeira do Abismo

 

 

 

 

 

 

 

A Cachoeira do Abismo surge apenas no período das chuvas que vai de outubro a maio. O caminho para chegar até lá é combinado com a Trilha da Janela e são certa de 16 km ida e volta a partir da entrada do parque.  

 

A Janela
Vista para os Saltos do Rio Preto no Mirante da Janela

2 e 3. SALTOS DO RIO PRETO

Na Trilha da Janela, uma parada no mirante para ver duas cachoeiras no Rio Preto. A primeira, CACHOEIRA DO GARIMPÃO, tem 80 metros de altura e forma uma piscina natural perfeita para o banho. A segunda, SALTO DO RIO PRETO, tem 120 metros de altura e virou o cartão postal da Chapada dos Veadeiros. A vista é impressionante e um presente para quem alcança um dos pontos mais altos da Chapada logo após algumas horas de caminhada.

A vista da Janela é imperdível, mas o banho nessas cachoeiras deve ser maravilhoso. Escolhi a vista, para chegar perto tem que pegar outra trilha. O ponto fica 4 km da portaria do parque.  

 

Cachoeira das Cariocas dois dias depois da chuva
Cachoeira das Cariocas dois dias depois da chuva

4. CACHOEIRA DAS CARIOCAS OU CARIOQUINHA

Cachoeira das Cariocas em julho
Cachoeira das Cariocas em julho

A cachoeira com maior volume d’água entre as visitadas é mais uma das quedas do Rio Preto. É linda e assustadora ao mesmo tempo. São apenas 20 metros de altura, mas as nuvens pesadas ameaçando chuva junto com a proximidade deram o tom dramático à paisagem. O acesso é fácil, contudo, longo e escorregadio no trecho final que leva ao poço.

 São 12 km ida e volta a partir da portaria do parque pela Trilha dos Cânions.  

 

Cachoeira do Segredo
Cachoeira do Segredo

5. CACHOEIRA DO SEGREDO

Um belo poço para banho e 100 metros de queda escondidos próximo a vila de São Jorge, fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, formam a Cachoeira do Segredo. O atrativo recomendado pelos amigos ficou para a próxima ida por causa da chuva, mas continua no meu pensamento. A trilha vai costurando o Rio São Miguel obrigando a molhar os pés e ter habilidade em caminhar nas pedras soltas.

 No período da seca a trilha é feita em 8 km ida e volta. Já na época de chuvas aumenta para 16 km se tornando a cachoeira com acesso mais difícil das mencionadas. Em veículo 4×4 tem como encurtar bastante o percurso. 

Tome Nota

Quanto tempo ficar na Chapada: quatro dias seria o mínimo e uma semana o suficiente, mas não completo. 

Fotos de Roberta Martins, Leandro Gabrieli e Chapada Brasil Tours.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

  1. A Chapada dos Veadeiros é linda demais!
    Também tenho que voltar lá pra conhecer mais cachoeiras…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.