Castelo em Amboise

Castelos e invenções


Amboise é uma cidade com cerca de 11 mil moradores, habitada desde o século I A.C, no Vale de Loire. Hoje é famosa devido aos seus castelos reais por onde passaram muitas personalidades, incluindo seu morador mais ilustre – Leonardo Da Vinci.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram

Read in English

Arquitetura num dia chuvoso
Arquitetura num dia chuvoso

ENCONTRE HOTEL NA FRANÇA | LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

Um pouco da história de Amboise

Chateau Amboise visto da capela
Chateau Amboise visto da capela

Convidado por Francisco I, rei de França, Leonardo da Vinci passou os seus três últimos anos de vida no Castelo do Clos Lucé onde se dedicou às suas invenções e a estudar projetos para o monarca. Conforme o seu desejo, esta enterrado no castelo de Amboise, na Chapelle Saint-Hubert.

Capela com o túmulo de Da Vinci
Capela com o túmulo de Da Vinci
Me esquentando na pequena lareira do castelo
Me esquentando na pequena lareira do castelo
Gárgula no Chateau Amboise
Gárgula no Chateau Amboise

Chateau Amboise

Visitar o CHATEAU AMBOISE é voltar no tempo dos reis e conhecer a história da França. E para mim, um momento bem especial porque foi a primeira vez que vi nevar e, como estava numa parte alta, pude ver a cidade e o rio com aquelas bolas brancas caindo do céu deixando tudo coberto.

Meu primeiro banho de neve
Meu primeiro banho de neve

Castelo do Clos Lucé

Contudo, o mais interessante da cidade fica 400 metros dali, no CHATEAU CLOS LUCÉ (de 1471), dentro do Parque Leonardo Da Vinci. Hoje museu onde é possível descobrir como era a rotina do mestre italiano, visitar o seu quarto, o seu gabinete de trabalho, as salas renascentistas, a capela, bem como 40 das suas invenções nas áreas da engenharia militar, do urbanismo, da mecânica, das máquinas voadoras e da hidráulica. Na sala de maquetes tem animações em 3D que permitem compreender como funcionam as criações.

Chateau Clos Lucé
Chateau Clos Lucé

Saindo do castelo surge um mundo incrível a ser explorado. Começando pelo percurso paisagístico que vai explicando a obra de Da Vinci com intervenções na natureza e alguns dos seus projetos construídos em tamanho real. Passando pelo Armazém Eiffel com exposições temporárias e finalizando no Jardim de Leonardo, onde ele se inspirava e desenhava.

Leonardo e a botânica
Leonardo e a botânica

Amboise e todo o Vale de Loire estão cheios de atrações que merecem uma estada mais longa. Fiquei com muita vontade de voltar na primavera para ver os jardins floridos e voar de balão por cima dos castelos.

Tome Nota Amboise

Visite o site de turismo oficial de Amboise.

CHATEAU AMBOISE tem visitas guiadas e fica aberto o ano todo menos 1/01 e 25/12. Custa 10 euros e os horários variam conforme os meses, confira no site.

PARQUE LEONARDO DA VINCI também fica aberto o ano todo, mas a visita completa acontece entre março e novembro. Entrada a partir de 8,5 euros e grátis entre 2 e 3 horas da tarde, para horário de funcionamento veja o site

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.