A Casa Batló: fonte inesgotável de inspiração


Esse edifício mágico chamado Casa Batló, uma das obras mais emblemáticas de Gaudí, é certamente um dos lugares imperdíveis de Barcelona.

Read in English

Barcelona é uma cidade apaixonante. Motivos para se enamorar não faltam: o clima mediterrâneo abençoado pelo mar; a vocação vanguardista; a gastronomia premiada; e até os gols de Messi e companhia. Mas, para mim, um dos seus maiores charmes – um dos maiores motivos da minha paixão por essa cidade – está em suas linhas, curvas e formas.

Explico: Barcelona é, por vocação, a cidade dos arquitetos.  Poucos destinos da Europa, talvez somente Veneza, Paris e Praga, se rivalizariam a capital catalã no quesito arquitetônico. É uma das maiores razões que sustentam essa afirmação tem nome e sobrenome: a Casa Batló.

A Casa Batló, construída entre 1904 e 1906 no coração da cidade, é uma peça chave na arquitetura da Barcelona modernista. O industrial têxtil Josep Batlló havia encomendado à Antoni Gaudí uma reforma de no seu edifício, localizado no Passeio de Grácia.  A missão foi aceita e o arquiteto catalão não demorou em imprimir a sua tão peculiar marca ao lugar. O destaque vai para suas formas circulares e orgânicas; para a inovação dos conceitos empregados; e para a evocação da natureza em todo o universo simbólico projetado. Sua inusitada fachada se apresenta como uma obra original, fantástica e cheia de criatividade.

Dizia Salvador Dalí que Gaudí havia construído uma casa “segundo as formas do mar, representando as ondas em um dia de tempestade. E se o viajante se detém alguns minutos ante sua fachada, poderá dar-se conta de que razão não faltava ao pintor surrealista.  O catedrático, Prof. Joan Bassegoda, também se expressou, metaforicamente “a Casa Batlló é um sorriso arquitetônico que alarga a alma …”

O certo mesmo é que essa obra arquitetônica de arte – cheia de forma, cores e luzes – é uma atração que não se pode perder ao visitar a capital catalã. Fica a dica!

Sua inusitada fachada se apresenta como uma obra original, fantástica e cheia de criatividade
Sua inusitada fachada se apresenta como uma obra original, fantástica e cheia de criatividade

Casa Batló fotos Casa Batló fotos Casa Batló fotos

 

 

Tome Nota Casa Batló

Endereço: Casa Batlló, S.L. Passeig de Gràcia, 43 Barcelona.

Parada de metrô: Passeig de Gràcia.

Veja outros posts e leia tudo o que precisa saber para planejar essa viagem em Destino Barcelona.

Fotos cedidas por Barcelona Turisme.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Davi Carneiro

Davi Carneiro

Davi Carneiro é baiano, jornalista, viajante, blogueiro de viagens, aprendiz de escritor e formado no Master de Periodismo de Viajes em Barcelona. Atualmente mora na Romênia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.