Ouro Preto

Caminhando em Ouro Preto


Cidade universitária e histórica declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Rodeada por montanhas tem o clima jovem e alegre dos estudantes que vivem nas muitas repúblicas da antiga Vila Rica, como era chamada antes de se tornar Ouro Preto. Caminhar por aquelas ruas é se sentir na época do império. Basta olhar ao redor e imaginar as pessoas que já passaram por ali e fizeram a história do país.

Read in English

Muitas igrejas em meio ao verde das montanhas
Muitas igrejas em meio ao verde das montanhas

ENCONTRE POUSADAS NO BOOKING.COM

Ouro Preto é histórica

Lugar com a maior concentração de igrejas que já passei no Brasil. Entre sobe e desce de ladeiras encontram-se construções nos estilos barroco, rococó e neogótico, casas coloniais, ruas calçadas com pedra, lojas de artesanato e pedras e, é claro, muitos restaurantes com comida mineira.

Igreja N. S. do Carmo
Igreja N. S. do Carmo

Um dia é suficiente para conhecer as principais atrações, sem entrar em todos os museus e igrejas porque são muitos, mas caminhando por todas as ruelas. Dá vontade de ficar mais, experimentar todos os restaurantes e o clima de voltar ao passado.

Vista da cidade na rua Pe. Rolim
Vista da cidade na rua Pe. Rolim
Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram         Leia todos os artigos de Minas Gerais

Roteiro em Ouro Preto

A PRAÇA TIRADENTES é ponto central da cidade onde se concentram museus, lojas e restaurantes. Bem no meio tem a estátua de Tiradentes e na frente o lindo prédio do MUSEU DA INCONFIDÊNCIA  que pareceu ser o mais interessante, mas estava fechado em função do feriado. De noite é o único lugar com bastante movimento de carros e pessoas.

Homenagem à Tiradentes
Homenagem a Tiradentes
Museu da Inconfidência
Museu da Inconfidência

 

Descendo uma ladeira tem a IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, projetada por Aleijadinho que também fez o altar. O ingresso também é válido para o MUSEU ALEIJADINHO  que fica no interior da PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO com arte sacra e barroca.

Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis

Em frente a Igreja de São Francisco de Assis acontece diariamente a FEIRA DE PEDRA-SABÃO, é o lugar mais barato para comprar artesanato.

Feira de Pedra-Sabão
Feira de Pedra-Sabão

HORTO DOS CONTOS  é uma trilha no meio da cidade, um caminho bem agradável na natureza e olhando para cima tem uma igreja colonial como paisagem. Comece na rua Padre Rolim, perto da rodoviária e vá descendo até o Pilar. Pode fazer ao contrário, mas prepare seu fôlego para uma grande subida.

Paisagem no Horto dos Contos
Paisagem no Horto dos Contos

CASA DOS CONTOS fica no final do Horto dos Contos, tem exposições temporárias de artistas locais e história do dinheiro no Brasil, é de graça.

Artesão e obras
Artesão e obras

Esta é uma das cidades da Estrada Real, saiba aqui

Matriz N. S. do Pilar no alto
Matriz N. S. do Pilar no alto
Ladeira
Ladeira
Eu e Leandro na Praça Tiradentes
Eu e Leandro na Praça Tiradentes

Tome Nota

Nas segundas-feiras a maioria dos museus e igrejas estão fechados.

Faz muito calor de dia e de noite a temperatura pode cair bastante.

Como chegar: saindo de Belo Horizonte tem ônibus de hora em hora da VIAÇÃO PÁSSARO VERDE. Fomos com esse ônibus, mas seria melhor ter ido de carro. É muito demorado, vai parando no caminho, entrando e saindo gente. No roteiro da estrada real tem muitas cidades históricas para conhecer e fica mais fácil com transporte próprio.

Hotel em Ouro Preto: POUSADA DO DOURO oferece conforto com localização perfeita no meio do centro histórico, está próxima à praça Tiradentes e diversos restaurantes. Tem sempre um funcionário na recepção, contudo, a estrutura completa funciona em conjunto com a POUSADA DO MONDEGO, situada em frente, onde é servido o café da manhã. Localizada na rua Amalia Benhaus, 42. 

RESERVE AQUI

Em feriados não deixe para reservar hospedagem de última hora, principalmente no carnaval e 12 de outubro.

Restaurantes: O PASSO, na rua São José é uma pizzaria bem boa com música ao-vivo e clima agradável. De noite fica lotada, só consegui mesa no almoço porque sempre chegava tarde demais. O SOTÃO tem panquecas e sucos maravilhosos com preço justo. Música ao vivo, obras de arte e artesanato tomam conta do lugar que fica na rua Direita. RELICÁRIO 1800 é um porão com paredes de pedra com variados pratos mineiros na Praça Tiradentes.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

3 comentários

  1. Detalhe que é o MAIOR CONJUNTO BARROCO DO MUNUDO…!

  2. Sou de Ouro Preto e adorei a reportagem sobre a cidade. É muito bom saber que a cidade é reconhecida por sua beleza e história.
    Na ultima foto você colocou que a igreja em questão é a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, só que a Matriz falada é a da imagem desse endereço:
    http://dezmiligrejas.blogspot.com/2007/06/nmero-32-ouro-preto-minas-gerais.html

    a Matriz da foto se refere a Igreja de São José.

    Abraços.

  3. Oi Flávia, obrigada pela dica. Fui procurando no mapa e me perdi no meio de tanta Igreja.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.