litoral do Piauí

Calmaria e vento no litoral do Piauí


Litoral do Piauí é definitivamente um lugar que preciso voltar. Tive apenas o gostinho de passar pelas praias durante uma manhã, antes de fazer o passeio no Delta do Parnaíba. Parti cedo de Jericoacoara com destino a Parnaíba percorrendo a menor área costeira do Brasil, entre Cajueiro da Praia e Luis Correia.

Atualizado em julho de 2018

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram

Praia do Macapá
Praia do Macapá

Litoral do Piauí

São 66 quilômetros de uma praia tranquila ao lado da outra, todas com água verde, areia branca, muitos coqueiros e vento forte nos meses de julho a janeiro. Há quem diga que vento e praia não combinam, mas é exatamente o que os turistas mais procuram por lá. Em sua maioria, grupo de amigos e famílias onde pelo menos um é praticante de kitesurf. Algumas pousadas até se definem como kite camp por terem uma escola de kite e quase tudo girar em torno deste esporte na alta temporada.

A costa do Ceará também é conhecida por bons lugares para praticar kitesurf, mas o Piauí é novidade. Além de mais econômico sem perder na infra estrutura em hospedagem ou escolas. O único requisito é não ser iniciante no esporte porque este trecho do oceano Atlântico exige habilidade. Inclusive, alguns instrutores recomendam aprender no Ceará e evoluir no Piauí.

Pra mim, só aproveitar o sol e as praias de água quente sem tumulto de gente já bastam para escolher o litoral do Piauí como destino de férias. Barra Grande pareceu a melhor opção para ter como base e cada dia explorar uma nova praia e o Delta do Parnaíba. Mas também visitei boas alternativas de hotéis pé na areia em Itaqui e Praia do Coqueiro.

Praia Barrinha parece valer a pena explorar com snorkel
Praia Barrinha parece valer a pena explorar com snorkel

Pousada BGK – Barra Grande Kite Camp

Foi a que eu mais gostei pelo astral das pessoas e a simpatia do dono que mantém a pousada há mais de 13 anos. Tem escola com guarderia para equipamentos, bar, restaurante, piscina, espaço massagem e estacionamento.

São bangalôs e casas de até de três quartos na beira da praia (com e sem vista para o mar) com ar condicionado, varanda com rede, TV e frigobar. Em Barra Grande.

RESERVE AQUI  |  COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Pousadas pé na areia em Barra Grande
Pousadas pé na areia em Barra Grande

 

Piscinas e ...
Piscinas e …

 

... bangalô com vista para o mar
… bangalô com vista para o mar

 

Aimberê Eco Resort

Descanso confortável na beira da Praia de Coqueiros
Descanso confortável na beira da Praia de Coqueiros

É um complexo com 40 suítes e apartamentos em ampla propriedade. O lugar mais agradável é na área da piscina na beira da praia com sofás na sombra e atendentes pra trazer coco gelado ou cerveja. Perto da recepção tem um redário na sombra que pede uma parada. Possuí Kite Center, sauna, salão de jogos, restaurante e estacionamento. Na Praia do Coqueiro.

RESERVE AQUI |

COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Praia de Coqueiros
Praia de Coqueiros

Vila Itaqui Pousada

Cenário ideal pra as fotos das férias
Cenário ideal pra as fotos das férias

Logo na entrada o cenário piscina, coqueiros, cadeiras e o mar impressiona e rende boas fotos. É uma pousada elegante com toque rústico e preocupação em construir de forma sustentável utilizando madeira reflorestada e palhas da palmeira típica da região. As suítes tem TV, frigobar, ar condicionado e algumas varanda com vista para o mar. Na área da piscina fica o restaurante também com vista. Na Praia de Itaqui.

RESERVE AQUI |

 COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

 

Estrutura da pousada pé na areia
Estrutura da pousada pé na areia

Pousada Manati (experiência nova!)

Além da vista para o azul do mar, a minha suíte foi super confortável, no estilo praiano elegante e com limpeza impecável. Esta equipada com ar-condicionado, frigobar, TV e amenidades Loccitane. Os quartos com varanda acomodam até 3 pessoas, os demais até 2 pessoas e alguns tem vista para o jardim.

Piscina com vista para o mar na Pousada Manati
Piscina com vista para o mar na Pousada Manati

A piscina ganha destaque na propriedade pelo tamanho e vista para o mar. Perfeito para as horas mais quentes do dia. Basta se acomodar nas espreguiçadeiras à sombra e descansar com os pés dentro d’água. E o banho noturno foi super agradável. Também possuí sauna, sala de ginastica, restaurante, estacionamento e parque infantil, conforme avisou o recepcionista.

Suíte rústica e elegante
Suíte rústica e elegante

O café da manhã é um buffet variado com frutas da estação, pães e menu com omelete, torrada e tapioca feitos na hora. Como éramos apenas duas pessoas naquela manhã, serviram um banquete somente na nossa mesa.

RESERVE AQUI  |  COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Este pedaço do Piauí faz parte dos roteiros complementares da Rota das Emoções e na nossa viagem passamos a manhã fazendo visita técnica nos hotel e pousadas mencionados. Voltei três anos depois e me hospedei na Pousada Manati.

Praia Sardim
Praia Sardim

 

Praia Coqueiros
Praia Coqueiros

Tome Nota litoral do Piauí

Pra beber: conheci e gostei da Cajuína no Ceará, uma bebida feita de caju típica do nordeste. No dia estava acompanhada por jornalistas de Teresina que afirmaram ser muito melhor o refrigerante produzido no Piauí. E eles estavam certos, esta marca Cristal é mais saborosa, menos doce e mais natural.

Pra chegar ao litoral do Piauí é preciso alugar carro ou contratar transfer porque o aeroporto mais próximo fica em Parnaíba (cerca de 72 km). Outra opção é pela capital Teresina (cerca de 340 km). Os outros destinos da Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses (cerca de 200 km) e Jericoacoara (cerca de 179 km) – estão mais perto, e o último tem aeroporto no município vizinho Cruz.

Alugue um carro na RENTAL CARS

Não deixe de provar Cajuína Cristal no Piauí
Não deixe de provar Cajuína Cristal no Piauí

A viagem pela Rota das Emoções foi um convite do Sebrae em conjunto com empresários de turismo da Rota. As dicas e opiniões expressas aqui são de livre expressão do autor.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

9 comentários

  1. Sou do Piauí, mas não conhecia a praia de Barra Grande, vi alguns amigos que moram aqui em São Paulo visitarem e vi fotos lindas dessa praia.Em fevereiro de férias praia de Barra Grande estará no meu roteiro.

    1. Eu adorei Milena, mas foi só de passagem. Pretendo voltar pra ficar 1 semana descobrindo o litoral do Piauí

  2. Estive esta semana em Barra Grande de Piaui e me surpreendeu o local.
    Praia otima e deliciosa para tomar banho. Não pratico Kite ,mas fiquei tentada a retornar no perido de vento que se iniicia em Abril e aprender.
    Fiquei numa pousada exceletnte: Titas.
    Apartamento rustico mas com detalhes de charme, tem ar condicionado, banheiro com bom chuveiro e camas otimas. Roupa de banho melhor que Hoteis chamados de luxo. Bom café da manhã.Fica a poucos metros da praia e pode entrar via HOTEL BGK que é da mesma familia.
    Os restaurantes que indico são Bandoleiros equipe simpatica e boa comida e o excelente La Cozinha, nao deixe de ir.
    Finalmente deixo um recado; vale conhecer e passar uns dias por lá. Voltarei com certeza.

    1. Obrigada por acrescentar conteúdo Andrea, eu não vejo a hora de voltar

  3. Roberta, meu pai é do Piauí da cidade de Parnaíba e eu nunca fui lá.Há tempos tenho desejado conhecer mas sempre imaginei um lugar sem nenhum atrativo. Tenho visto alguns posts sobre essa Rota das Emoções e estou animada. Como se chega até essa rota ? Rio/Teresina e depois você tem algumas dicas ?

    1. Oi Lilian,
      A partir do mês de junho/16 a Azul Linhas Aéreas terá voos direto de Recife para Parnaíba, talvez um voo Rio – Recife – Parnaíba facilite para você. Ou pode ir pelos outros estados e aproveitar toda a Rota das Emoções.

  4. O litoral do Piaui está na minha LISTA, com certeza!!! Parabéns pelo post! Deve ter sido uma bela viagem! Valeu pelas dicas! Estão anotadas!!!! grande abraço!!!

    1. Obrigada pela visita Deborah. Piauí estava na lista apenas pela Serra da Capivara (e continua) e agora esta na lista das praias para voltar. Abraço

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.