Cachaças e cachoeiras

Cachaças e cachoeiras


Um passeio de jeep pela mata atlântica, precisamente no Parque Nacional da Serra da Bocaina, é uma ótima opção para quem está sem carro em Paraty. É um dia entre alambiques, florestas, cachaças e cachoeiras. Depois de ficar alegre provando as bebidas alcólicas, um banho de água gelada e, de novo, outro alambique e mais banho de cachoeira. Algumas com muita adrenalina!

Read in English

Brincando de Tarzan
Brincando de Tarzan

Um tour entre cachaças e cachoeiras

Alambique
Alambique

O jeep passa na pousada e vai por estradas asfaltadas rodeadas de muito verde. A primeira parada foi na CACHOEIRA POÇO DO INGLÊS onde a atração é se agarrar num cipó e pular ao estilo Tarzan. Na sequencia uma parada no alambique que vende a premiada cachaça Pedra Branca com um pouco de história e degustação de doces e cachaças, o doce de mamão com coco e a bebida Gabriela foram os melhores.

Cachoeira da Pedra Branca entre Cachaças e cachoeiras
Cachoeira da Pedra Branca
Licores para degustação
Licores para degustação

A linda CACHOEIRA DA PEDRA BRANCA foi a próxima, com poços e piscinas para refrescar e melhorar do efeito da bebida. Ali tem ruínas de uma antiga estação de energia. Seguimos pela estrada até o ALAMBIQUE DO ENGENHO, um lugar agradável com jardim bem cuidado, moinho e objetos históricos. Na parte de degustação tem um barril de carvalho que chora e exala um perfume bom quando se esfrega a unha. O destaque ali foram os licores, todos maravilhosos, mas o de figo eu trouxe pra casa. Os doces só para vender, comprei polvilho com goiabada e uma cocada, todos divinos.

Moinho no alambique
Moinho no alambique

A cachoeira mais divertida do passeio

Turista
Turista

E a melhor atração do dia, onde ficamos a maior parte do tempo, foi a  CACHOEIRA DO TOBOGÃ (ou da Penha). Uma grande pedra lisa e escorregadia que te joga num poço profundo. Os turistas deslizam sentados e os nativos surfam! Chega a ter placas pedindo para os turistas não fazerem o mesmo, pois acidentes são frequentes com os imprudentes. Atrás dessa pedra tem outras quedas d’água também divertidas como a cachoeira que engole e jacuzzis naturais.

Pedra que escorrega
Pedra que escorrega

A bebida na cabeça dá coragem para fazer o que mostra no vídeo, ainda bem que o motorista/guia está sempre por perto para aconselhar e acalmar ânimos. A região é cheia de cachoeiras e alambiques e o passeio não é exatamente o que foi vendido na agência, percebi que o guia, combinando com os outros guias, decidia quais atrações seriam visitadas na hora e quanto tempo ficaria em cada uma. Dizer se isso foi bom ou ruim só quando eu conhecer todas as atrações.

Se gosta de visitar fábricas de bebidas, vai gostar dos artigos:

O melhor lugar para beber em Búzios

Cerveja artesanal em Islamorada

Visita a fábrica Mount Gay Rum em Barbados

4 cidades pra degustar cervejas

Tome Nota Cachaças e cachoeiras em Paraty

Jeep Tours com a ESTRELA DA MANHàESTRELA DA MANHà– um passeio de 6 horas com saídas diárias no valor de R$ 55 por pessoa, foi no carnaval, deve custar menos em outras épocas. Nosso grupo tinha 8 pessoas mais o guia.

Na hora do almoço te levam em um restaurante barato com comida caseira gostosa. Cada um paga o que consumir.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

3 comentários

  1. Íamos fazer esse passeio de jipe quando fomos lá, mas chegamos depois da saída dos jeeps e o tempo estava se armando…acabamos não fazendo pois ficamos só um dia em Paraty…muito legal…parabéns pelo post

  2. A cachoeira do Tobogã, fica 9km de Paraty na estrada para Cunha.

  3. show de bola…onde é essa cachoeira, com esse tobogã natural???

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.