brightline

Brightline: viaje de trem pela Flórida

Novidade na Flórida! Desde maio, quem está em Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach pode circular entre essas cidades de trem e fugir dos congestionamentos nas rodovias. Acabei de voltar de lá e conto como foi usar o Brightline para um bate e volta a partir de Miami.

Siga @blogterritorios no Instagram

Siga no Instagram      Leia todos os artigos sobre o país

Quer ficar conectado como eu fiquei? Leve o chip de dados desde o Brasil

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Trem Brightline BrightYellow
Trem BrightYellow

Trem Brightline conecta Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach

Uma notícia excelente para quem viaja sozinha ou não gosta de dirigir. Também para otimizar o tempo da busca por estacionamento e possíveis complicações no trânsito. O percurso de 30 minutos até Fort Lauderdale e 1 hora até West Palm Beach é praticamente metade do que leva de carro.  Com a vantagem de poder fazer quase tudo a pé nessas cidades. As estações são centrais e a ideia é oferecer serviços completos ali mesmo como se fosse um aeroporto. Ideia porque os empreendimentos estão em fase final de obras, com prazo de entrega ainda este ano para restaurantes, lojas e apartamentos. Em junho toda a estrutura para transporte, área de embarque e cafeteria grab and go (comprar e levar) estavam funcionando perfeitamente.

Cafeteria Grab and Go
Cafeteria Grab and Go e arte nas paredes

As estações Brightline

As estações exibem design contemporâneo pensado no bem estar do usuário. Poltronas confortáveis com tomadas e bom sinal de WiFi; salas espaçosas com vista e obras de arte nas paredes; ainda televisores com notícias gerais e informações sobre as partidas ou serviços Brightline. A área para quem adquire o bilhete Select (informações no tópico a seguir) oferece ambientes mais reservados, mesas de trabalho, bebidas e lanches.

Sala VIP em Miami
Sala VIP em Miami
Estilo e conforto no embarque
Estilo e conforto no embarque
Banheiro família
Banheiro família em Miami

Miami é a maior delas e esta localizada no centro ao lado da Arena. Ou seja, perfeito para quem se hospeda em Fort Lauderdale e quer assistir shows ou jogos de basquete do Miami Heat (clique para ler o relato). O banheiro família é ótimo para quem viaja com crianças além do papel de parede ser super bonito.

Sala de embarque em Fort Lauderdale
Sala de embarque em Fort Lauderdale

Em Fort Lauderdale é muito fácil se localizar logo ao sair da estação. Mapas desenhados no chão mostram qual direção seguir conforme interesse. Já para as áreas mais afastadas como Las Holas, tem embarque para Water Táxi e Trolley (meios de transporte local) bem próximos.

Grafite enorme em frente aos trilhos do trem em West Palm Beach
Grafite em frente aos trilhos em West Palm Beach
Mapa na calçada em frente à estação
Mapa na calçada em frente à estação

 

 

Em West Palm Beach é até mais fácil sair caminhando por ser menor. Os melhores restaurantes, áreas de lazer, lojas e grafites de artistas consagrados, como o brasileiro Kobra, estão todos no mesmo bairro.

Vista verde
Vista verde
Vista para Wynwood
Vista para Wynwood
Disposição 4 poltronas e mesa no centro
Disposição 4 poltronas e mesa no centro

O trem Brightline – Select e Smart

Cada locomotiva tem seu nome conforme a cor BrightYellom, BrightOrange, BrightGreen, BrightBlue, BrightPink e BrightRed. E são dividas em Smart e Select, sendo a última categoria superior com poltronas mais confortáveis e espaçosas, serviço de bordo e área VIP no embarque. As duas são bem parecidas na qualidade, a maior diferença é a variedade em snacks e bebidas, inclusive alcoólicas (somente após 15h), inclusas no valor do bilhete.

Os vagões tem acessibilidade para cadeirantes e oferecem WiFi, bagageiro, banheiro e assentos numerados. Em cada poltrona uma tomada (inclusive entrada USB) e mesa em diferentes configurações.

Vagão Select
Vagão Select
Banheiro dentro do vagão
Banheiro dentro do vagão
Poltronas individuais
Poltronas individuais

 

Como usar o trem Brightline

Prédio estacionamento ao lado
Prédio estacionamento ao lado

Quem chega de carro como eu estava, pode estacionar no prédio ao lado por uma preço promocional (gratuito nos primeiros meses). De bicicleta, ou acompanhado do seu pet, pode levar no vagão sem custo e a única restrição é o tamanho da bagagem. Se for fora dos padrões permitidos, deverá ser despachada.

Informações e despacho de bagagens
Informações e despacho de bagagens

O bilhete pode ser comprado na hora ou pela Internet. Porém, é bom chegar com calma porque o trem não espera os atrasados e o tempo dele parado na plataforma é bem rápido. As áreas de embarque (Smart e Select) estão sempre acessíveis, mas o acesso à plataforma acontece 10 minutos antes e somente para quem vai embarcar no próximo trem. Achar o seu vagão é fácil pela sinalização no chão da plataforma ou os funcionários foram sempre muito prestativos para informações.

Pronto, agora é só relaxar e aproveitar a vista!

Tome Nota Brightline

Brightline é o único serviço de trem intermunicipal privado dos Estados Unidos. Acesse o site da empresa.

Crianças de até 13 anos pagam metade. Pets e bikes não tem custo. E, nos primeiros meses, os valores dos bilhetes serão promocionais entre 15 e 25 dólares.

O que está por vir no serviço Brightline

No futuro terão opções econômicas como ingresso com 10 passagens ou ilimitados. E em 2020 o trem chegará ao Aeroporto Internacional de Orlando em apenas três horas de viagem.

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

O transporte foi um oferecimento da Brightline e Miami Greater and the Beaches para o #JustFunFlorida. Projeto dos sites Territórios e Não Pira, Desopila em parceria com Visit Florida.

Design contemporâneo nas estações
Design contemporâneo e confortável nas estações
Simpatia no serviço de bordo exclusivo para bilhete Select
Simpatia no serviço de bordo exclusivo para bilhete Select
Área VIP em Miami
Área VIP em Miami

Se achou útil, Flip it! Se gostou das imagens, Pin it!

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.