Brasília

Brasília, uma cidade sem esquinas


Sempre que conheço uma nova cidade costumo encontrar semelhanças com outras visitadas, mas Brasília é algo totalmente diferente.  Já dizia Oscar Niemeyer: “…quem for à Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida…”. Posso dizer que gostei bastante, pois tudo é muito diferente,  tudo é grandioso, tudo é cheio de história.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro na Rent Cars

Não custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

Cidade planejada vista da Torre de TV
Cidade planejada vista da Torre de TV

Brasília, uma cidade sem esquinas

JK: 50 anos em 5
JK: 50 anos em 5

Já escutei muitos dizerem que lá não existem esquinas, o que é uma mentira (pode conferir no Google Maps), porém, como metáfora, faz todo sentido. Quando cheguei, o sentimento que a cidade despertou em mim foi uma falta de aconchego, mas não entendi o porque.  Entretanto, durante o city tour, o guia conseguiu saná-la usando uma citação de Nelson Rodrigues na qual ele afirmava que são nas esquinas que as pessoas se encontram, seja em botecos, farmácias, etc… Não que isso falte em Brasília, pois existem centros comerciais oferecendo tudo, porém eles ficam distantes e é preciso ir de carro até eles.

Mudar o local da capital era sonho antigo na história do Brasil e foi Juscelino Kubitscheck quem conseguiu esse feito. “50 anos em 5” foi o Slogam da campanha composta inicialmente por 30 metas, mas na última hora incluiu um desafio: a construção de Brasília e a transferência da capital federal. O arquiteto escolhido por JK foi Oscar Niemeyer e, ao lado de Lucio Costa (seu amigo, ex-patrão e vencedor do concurso publico para Plano Piloto de Brasília),  projetou os principais edifícios da Capital. Estes deveriam ser construídos à velocidade de um mandato e, na prática, foram realizados em 3 anos.

Memorial JK
Memorial JK

Eu tive um dia para descobrir a cidade, então fiz um city tour conhecendo os principais pontos turísticos. Não consegui ver tudo, mas o que vi já me impressionou bastante.

City Tour em Brasília

A primeira parada foi no MEMORIAL JK que abriga seus restos mortais. Ele foi idealizado pela sua esposa Sarah, logo após sua morte, sendo construído e mantido sem dinheiro público, por isso é necessário pagar ingresso para visitá-lo.

Santuario Dom Bosco
Santuario Dom Bosco

Em seguida passamos pelo SANTUÁRIO DOM BOSCO, um dos cartões postais da cidade. Ele foi projetado por Cláudio Naves, tendo 80 colunas de concreto de 16 metros de altura decoradas por vitrais. Bem no centro tem um lustre de 3,5 metros de altura composto por 7.400 peças de vidro, pagando 15 reais eles ascendem por 1 minuto para tirar fotos.

Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana por dentro
Catedral Metropolitana por dentro

A terceira parada foi na CATEDRAL METROPOLITANA, projetada por Oscar Niemeyer. Bonita tanto por fora quanto por dentro, ela é um ícone e primeiro monumento construído em Brasília.

Passamos depois pelo ponto obrigatório e principal cartão postal da cidade: o CONGRESSO NACIONAL. Só conheci por fora, mas existem passeios guiados todos os dias, incluindo finais de semana. Na PRAÇA DOS TRÊS PODERES ainda pude conhecer o Palácio do Planalto (Poder Executivo) e o Supremo Tribunal Federal (Poder Judiciário).  Além deles, conheci as esculturas Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, e A Justiça, de Alfredo Ceschiatti.

Emas do Palácio da Alvorada
Emas do Palácio da Alvorada

 

Por fim fomos ao PALÁCIO DA ALVORADA, a residência oficial da Presidenta Dilma. Ela estava lá quando chegamos, mas vimos apenas as emas no seu pátio.

Quando voltei ao Hotel ainda deu tempo de visitar a TORRE DA TV, possui um mirante panorâmico, à 75 metros do solo, onde se tem uma visão de 360° da cidade. Vale a pena para quem não tem medo de altura!

Congresso Nacional
Congresso Nacional

Tome Nota Brasília

O City Tour pega as pessoas nos hotéis e isso é ótimo porque não é fácil se deslocar pela cidade. A pé  tudo é muito longe, se quiser uma farmácia terá que pegar um táxi.

Para ver opções de hospedagem da capital do Brasil de forma rápida e sem taxas, passe no DETECTA HOTEL e não deixe a reserva para a última hora.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Leandro Vettorazzi Gabrieli

Leandro Vettorazzi Gabrieli

Co-fundador do Territórios versão 2010, fotógrafo amador, empresário e entusiasta de tecnologia. Combina o hobby de viajar com a paixão de fotografar, principalmente animais. Parceiro para tudo, não precisa perguntar duas vezes para fazer uma aventura ou indiada. Se você encontrar com ele em uma viagem certamente estará com sua mochila nas costas e sua Nikon na mão.

1 comentário

  1. Adorei esta reportagens, estão de parabéns!

    Acredito que Brasília é uma cidade planejada (demais) e o principal não. gostei do seu blog e tem imagens e ponto de vistas bons. Beijus e sucesso

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.