ALICE SPRINGS

Bem no meio da Austrália


Rodeada por um mar de areia vermelha e ao lado das montanhas MacDonnell Ranges, Alice Springs é cheia de lugares com significados culturais e espirituais para seus donos originais – os aborígenes Arrernte.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a Austrália

Saiba onde nos hospedamos

As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro

Abra uma conta internacional em dólar australiano

Alice Springs e MacDonnell Ranges
Alice Springs e MacDonnell Ranges

ENCONTRE HOTEL NO OUTBACK

Camelo gigante
Camelo gigante

Alice Springs

Hoje é uma cidade dormitório para quem deseja conhecer Uluru, principalmente, mas tem outros atrativos além de ser o coração da cultura aborígene. Alice Springs é famosa pelas manobras com quadricículos, caminhadas selvagens, passeios de balão e em cima de camelos gigantes; também por seus eventos únicos como Camel Cup (corrida divertida de camelos) e Henley-on Todd Regata (regata no rio sem água). O Rio Todd corta a cidade, mas fica cheio somente na época de chuvas – 3 dias por ano.

Surgiu da necessidade de construção de uma linha telegráfica que ligava o sul ao norte do país, e no meio do caminho, ou seja, bem no meio do país fica Alice Springs. A linha foi construída por homens e camelos africanos. Com o término, os camelos foram abandonados no deserto e se adaptaram tão bem que hoje são os maiores e mais fortes do mundo. Exportados inclusive para o seu país de origem.

Ao mesmo tempo que conhecer o Outback foi o mais interessante da viagem pela Austrália, Alice Springs foi a cidade menos bonita de todas por onde passei. A arquitetura parece ter sido construída às pressas, sem nenhuma preocupação estética, e o clima seco deixa tudo pálido. Descobri que as pessoas vem para passar uma temporada e acabam ficando pra sempre, mas seguem com o pensamento de ir embora. Também é o lugar onde percebe-se a degradação dos aborígenes. A civilização mais antiga que habita a Terra vive em comunidades atormentadas pelo álcool e outros problemas sociais. Poucos conseguiram se adaptar à sociedade atual.

Vista áerea de Alice Springs
Vista áerea da cidade

Os tours no Outback partem de Alice Springs

Sobre passeios, eu tive uma tarde e duas noites para conhecer. Como quase tudo fecha às 17 horas, só me restou explorar o centro. Tood Mall é o coração da cidade, cheio de lojas de souvenirs, galerias de arte, museus, agências e restaurantes. É um dos melhores lugares para comprar artesanato e arte aborígene.

Strudel de maçã com chá é famosos nos arredores de Alice Springs
Strudel de maçã com chá

No final de um dos toursparamos em Hermannsburg Historical Precint, nos arredores da cidade, é a velha missão luterana fundada por alemães em 1870. Tem museu, galeria de arte e restaurante que serve um strudel de maçã com chá super bom. Comer foi o melhor do passeio.

Placa no Northerns Territory
Placa no Northerns Territory

Descobri e fiquei com vontade de fazer a Larapinta Trail. São 223 km partindo da MacDonnell Ranges até o Monte Sonder, passando por um dos lugares mais isolados do mundo. A trilha selvagem é dividida em 12 seções que podem levar de 1 a 2 dias cada e os níveis variam de fácil a pesado, a mais curta tem 8 km e a mais longa 29 km. Todas as seções são acessíveis por carro para quem deseja fazer partes dela.

Partindo de Alice Springs as atrações podem ficar até 500 km distantes e as principais são MacDonnell Ranges, Kings CanyonUluruKata TjutaPalm Valley, Tennant Creek e Simpson Desert. Não consegui visitar todas, mas aos poucos vou escrevendo sobre as que conheci.

receba dicas da Austrália por e-mail

Tome Nota

Como chegar a Alice Springs: não importa de onde você venha, serão no mínimo 4 horas de voo por paisagens secas e planas. Somente a Qantas voa das principais cidades do país, quem vem de Adelaide ou Melbourne tem a opção de voar Tiger Airways. Outro jeito que deve ser muito interessante é com The Ghan, uma viagem de trem que cruza o país de norte a sul e vice e versa.

Hospedagem: existem vários tipos para todos os bolsos. Não recomendo o que fiquei – Toddy Backpackers. O quarto para 8 custa A$22, tem uma cama horrível num quarto frio e banheiro comunitário pequeno. Quando senti a cama perguntei sobre outras opções e foi bem melhor. Pagando A$28 por pessoa ficamos num quarto duplo que dividia uma cozinha e um banheiro com outro quarto duplo. A cama era ótima, tinha aquecedor e sacada, mas apareceram baratas! A cozinha tem frigobar, micro ondas e fogão, mas não têm cadeiras e nenhum utensílio doméstico. Um cartaz avisava que era preciso um depósito de A$20 para solicitar qualquer coisa para a cozinha. Achei um exagero isso! Depois de pago vi que eles tinham tudo o que eu pudesse imaginar, mas tive que listar cada objeto que peguei. Uma chatice! Procure hotéis em Alice Springs no Booking.

Restaurante e noite: The Rock Bar tem música ao vivo, ambiente agradável e bons preços. Bebi um vinho australiano maravilhoso e comi um steak típico.
Onde: 78, Tood St.

Eventos: Camel Cup acontece em julho e Henley-on Todd Regata em agosto.

Estação de trem em Alice Springs
Estação de trem

Já segue @territorios no Instagram?

siga @territorios no Instagram

Fotos de Leandro Gabrielli e Rosemary Dukelow.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Guia de viagem sobre a Oceania
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment