Barra Grande

Barra Grande: a melhor praia no Piauí

Há três anos passei rapidamente pelo litoral do Piauí e prometi que voltaria. Ainda não fiquei o tempo desejado, mas um dia e uma noite em Barra Grande só reforçaram a ideia de voltar para uma temporada. Passei por lá em junho e trago mais dicas, desta vez com emoções extras por conta da gastronomia e um detalhe percebido somente por quem acorda bem cedo.

Barra Grande

Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, continua com o mesmo astral tranquilo, rústico e descolado do jeito que conheci. Embora os locais afirmem estar cada ano mais movimentada no réveillon por juntar o feriado com a alta temporada de kitesurf (de julho a janeiro), a visita vale o ano todo para quem prefere fugir das multidões e praticar esportes aquáticos. Quando não há vento, caiaque, stand up padlle e mergulho são as opções incentivadas pelos hotéis pé na areia. Eles vão do luxo ao sustentável oferecendo algo em comum aos hóspedes: relaxamento total ao se deparar com aquele mar azul digno de paraíso.

Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Mar tranquilo e sem vento em uma manhã de junho em Barra Grande
Mar tranquilo e sem vento em uma manhã de junho em Barra Grande

O movimento noturno se concentra na rua de areia paralela ao mar chamada Pontal da Barra. Ali estão a maioria dos restaurantes, pousadas e quiosques acessíveis em curtas caminhadas. Eu adorei o astral de jantar no Manga Rosa e me deliciei com os camarões preparados pelo Chef da Pousada BGK durante o almoço.

Como foi meu dia em Barra Grande

Passei a tarde curtindo a praia e conversando com pessoas envolvidas com projetos sociais que promovem a prática do kitesurf com a comunidade local. O esporte de elite, pelo alto custo dos equipamentos, ajuda na inclusão social e amplia horizontes dos jovens nativos de Barra Grande. A ONG Projeto Vivo é a responsável por diversas ações.

Depois de aproveitar os mergulhos no mar morno, o pôr do sol proporcionou um belo fim de tarde descontraído entre amigos. E foi o momento mais lotado da praia, afinal, ficou deserta na maior parte do tempo como na visita anterior.

Pôr do sol na praia
Pôr do sol na praia

Praia Barra Grande no fim de tardePraia Barra Grande no pôr do sol

E sobre o detalhe mencionado no início do texto, primeiro aviso ser notívaga, mas em viagens gosto de acordar cedo para aproveitar a melhor luz e as atividades ao ar livre. Para minha surpresa, vi os primeiros raios de sol entrando pela janela do meu quarto na Pousada Manati. Ótimo ver o espetáculo sem precisar sair do quarto, acontece que eu tinha vista para o mar na mesma praia onde vi o pôr do sol no dia anterior! Pois na praia de Barra Grande, pelo menos no mês de junho, é fato o sol nascer e se pôr no mar. A posição não é a mesma, tem uns 300 metros de diferença com uma leve curvatura. Então fica a dica: assista o pôr do sol em frente a Pousada BGK e o nascer em frente a Pousada Manati.

Nascer do sol acontece na mesma praia no mês de junho
Nascer do sol acontece na mesma praia (do outro lado) no mês de junho

Litoral do Piauí e a Rota das Emoções

Barra Grande é roteiro complementar da Rota das Emoções e foi a nossa parada antes do Delta do Parnaíba. No caminho, ainda visitei outros pontos turísticos da costa do Piauí como a Praia do Macapá, Coqueiro, Lagoa do Portinho e a Árvore Penteada. Todos no município vizinho Luís Correia. E o passeio deixado de lado novamente (por tempo ou proteção ambiental naquele dia), foi o Cavalo Marinho. É oferecido por uma associação de moradores focada em ecoturismo. Por acaso, você já fez? Escreva o que achou para sanar minha curiosidade.

Coqueiros é praia mais urbana
Coqueiros é praia mais urbana
Praia do Macapá
Praia do Macapá
Lagoa do Portinho
Lagoa do Portinho

 

Pousadas em Barra Grande

Pousada Manati

Além da vista para o azul do mar, a minha suíte foi super confortável, no estilo praiano elegante e com limpeza impecável. Está equipada com ar-condicionado, frigobar, TV e amenidades Loccitane. Os quartos com varanda acomodam até 3 pessoas, os demais até 2 pessoas e alguns tem vista para o jardim.

A piscina ganha destaque na propriedade pelo tamanho e vista para o mar. Perfeito para as horas mais quentes do dia. Basta se acomodar nas espreguiçadeiras à sombra e descansar com os pés dentro d’água. E o banho noturno foi super agradável. Também possuí sauna, sala de ginastica, restaurante, estacionamento e parque infantil, conforme avisou o recepcionista.

Relaxando na piscina
Relaxando na piscina com vista para o mar

O café da manhã é um buffet variado com frutas da estação, pães e menu com omelete, torrada e tapioca feitos na hora. Como éramos apenas duas pessoas naquela manhã, serviram um banquete somente na nossa mesa.

RESERVE AQUI  |  COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Pousada Manati Pousada Manati Pousada Manati Pousada Manati

Pousada BGK – Barra Grande Kite Camp

São bangalôs e casas de até de três quartos na beira da praia (com e sem vista para o mar). Oferece ar condicionado, varanda com rede, TV e frigobar. Tem escola com guarderia para equipamentos, bar, restaurante, piscina, espaço massagem e estacionamento.

RESERVE AQUI  |  COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

... bangalô com vista para o mar
Bangalô com vista para o mar na Pousada BGK

Essas foram as visitadas. Os meus amigos se dividiram entre as hospedagens de Barra Grande e recomendam a Pousada Titas, em frente e dos mesmos proprietários da BGK, com pegada sustentável e Bob Z Boutique Resort indicado para casais mais exigentes.

Tome Nota litoral do Piauí

Onde comer:

Restaurante Manga Rosa

Serve frutos do mar frescos com tempero regional e astral aconchegante. A decoração rústica mistura estilos e os pratos são deliciosos. Adorei as saladas o peixe servidos com manga como ingrediente. Na rua Pontal da Barra, 232.

Peixe com manga e pimenta
Peixe com manga e pimenta

Salada com manga
Salada com manga

Bar Pé de Vento

Almoço saboroso no Pé de Vento
Almoço saboroso no Pé de Vento

É o restaurante com vista para o mar dentro da Pousada BGK. Local do almoço delicioso com frutos do mar e um cardápio de coquetéis interessantes. Também oferece açaí e sorvete pra refrescar. Na rua Pontal da Barra, 205.

Prove a Cajuína Cristal, a bebida feita de caju típica do nordeste é mais saborosa, menos doce e mais natural quando produzida no Piauí.

Como chegar à Barra Grande: é preciso alugar carro ou contratar transfer porque o aeroporto mais próximo fica em Parnaíba (cerca de 72 km). Outra opção é pela capital Teresina (cerca de 340 km). Os outros destinos da Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses (cerca de 200 km) e Jericoacoara (cerca de 179 km) – estão mais perto, e o último tem aeroporto no município vizinho Cruz.

Alugue um carro na RENTAL CARS.

Árvore Penteada
Árvore Penteada

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Esta viagem foi um convite do SEBRAE dos Estados Ceará, Maranhão e Piauí para promover a Rota das Emoções.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. O passeio do Cavalo marinho é simplesmente fantástico. Se for em lua cheia melhor ainda porque vc volta, sendo levado pela correnteza de vazão da maré apenas apoiado em colete salva-vidas. Super recomendo.

    1. Obrigada pelo depoimento Tatiane, agora tenho que voltar para ter esta experiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.