Balneários de Rocha

Balneários de Rocha


Quem passa pelo Departamento de Rocha, no Uruguai, encontra uma série de opções de lazer e hospedagem para curtir no litoral. Principalmente se for no verão, quando gaúchos e argentinos lotam as praias dividindo amigavelmente os espaços com os uruguaios.

Read in English

Balneários de Rocha

Barra do Chuí
Barra do Chuí

Saiba onde ir nas praias de Rocha

Chuy

Começando pelo Chuy, ótimo para compras no free shop e para quem gosta de cassinos. Ali tem a Barra Do Chuí, ainda do lado brasileiro, praia com formações rochosas e um farol. Passando a fronteira tem o Forte San Miguel, com hospedagem e museu, e a Barra do Chuy, a continuação da praia no lado uruguaio.

La Coronilla

Seguindo pela ruta 9 encontra-se La Coronilla. Uma comunidade bem pequena com um hotel grande que minha família gosta de ficar. Geralmente, vou nesta praia apenas para ir na carniceria e mercado, é a praia mais próxima da estrada em todo o território de Rocha.

Praia em Punta del Diablo
Praia em Punta del Diablo

Punta del Diablo e Santa Teresa

A praia mais conhecida da região se confunde com o Parque Santa Teresa, um dos meus lugares favoritos para acampar, por ser ao lado. Mas são administrados por órgãos diferentes. O parque é área militar e Punta del Diablo é mais um distrito de Rocha.

Primeiro vem o Parque Santa Teresa facilmente identificado da estrada pela Fortaleza de Santa Teresa. Esta primeira entrada leva para o museu e direto até a Playa La Moza. Mais adiante tem a entrada principal que fica aberta o ano todo.

Punta del Diablo tem hospedagens para todos os gostos, festas animadas e muitos atrativos na alta temporada. Embora eu goste de ir no ano todo.

Do outro lado da ruta 9 tem a Laguna Negra com passeios de barco e para os que gostam de fazer trilhas. Vale a pena encontrar as praias escondidas da lagoa. Não lembro de ter estado em um lugar tão silencioso como este.

Laguna Negra
Laguna Negra

Cabo Polonio

Um pouco mais adiante tem o balneário de Cabo Polonio com dunas de até 70 metros de altura e o farol rodeado de lobos marinhos. Essa praia é rústica, mas tem um astral muito interessante e diferente. Para chegar até lá, os carros devem ser estacionados 7 km antes e o único meio de transporte são os dromedários (carros 4×4 com carroceria de dois andares), parece que estamos numa montanha russa. A praia não tem encanamento nem luz elétrica, tudo acontece com caldeiras ou velas. E mesmo assim é considerado um point Uruguaio, entre os alternativos. No verão tem festas diferentes, bons restaurantes e praias cheias de turistas que vieram passar o dia.

Cabo Polonio
Cabo Polonio

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Alugar veículos ou reservar hotéis nos links indicados é uma forma de colaborar com o serviço prestado de forma gratuita aqui Territórios, pois gera uma comissão.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.