bairros de Montevideo

Conheça os bairros de Montevideo a pé


Como toda a grande cidade, o trânsito pode ser um problema na capital do Uruguai. É complicado encontrar estacionamento e, mesmo com um mapa, é fácil errar o caminho. Por isso, vale descobrir diferentes formas de explorar a cidade e a minha preferida é a pé. O centro e os bairros de Montevideo estão interligados por pequenas e planas distâncias carregadas de surpresas. E quando bater o cansaço não vão faltar bancos e ambientes agradáveis pra descansar. A minha dica é parar e observar todas as vitrines e portas que julgar interessante, é desse jeito que descubro tesouros em forma de lojas e cafés.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Ainda falta reservar hotel? Veja os visitados no Uruguai

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona

Pegue as dicas para viajar de carro

Bairros de Montevideo para quem gosta de caminhar

Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana

Na Ciudad Vieja

Caminhe pelas ruas mais movimentadas como Perez Castellanos e Sarandi, mas não deixe de se perder pelas paralelas e transversais durante o dia. Aprecie o Rio da Prata entre as Ramblas República Argentina e República del Peru. Ali pode entrar ou passar na frente de construções históricas como a Catedral Metropolitana, Mercado del Puerto, Teatro Sólis e diversos museus.

Para quem aprecia história e antiguidades, recomendo parada no Palácio Tarranco (1908). A residência deu lugar ao belo e gratuito Museu das Artes Decorativas. Dos mesmos arquitetos de construções francesas famosas como Arco do Triunfo e Petit Palais, em Paris. Entre os destaques, obras de artistas clássicos como Velázquez. A coleção exibe o modo de vida nobre na Montevideo dos séculos 19 e 20, incluindo decoração e móveis originais do próprio Palácio de Tarranco. O subsolo ainda traz um acervo arqueológico internacional com peças de mais de quatro mil anos.

Prefere caminhar em grupo? Entre neste walking tour pelo bairro.

Puerta de la Ciudadela
Puerta de la Ciudadela

No Centro

Atravesse a Puerta de la Ciudadela (ruína de uma muralha de 1742 separa o centro da Ciudad Vieja), olhe pra cima e pra dentro da Plaza Independencia. Ali estão o Mausoléu do General Artigas, o Palácio Salvo e a Avenida 18 de Julio. Continue pela avenida para ver todo o tipo de comércio até o Mirador da Intendência de Montevideo.

Palácio Salvo e o túmulo de Artigas
Palácio Salvo e o túmulo de Artigas

O Palácio Salvo já foi o prédio mais alto da América do Sul e continua sendo o maior em Montevideo. Foi construído na década de 1920 e tem um irmão projetado pelo mesmo arquiteto em Buenos Aires. A princípio, é para ser observado por fora, mas na onda de alugar hospedagem com experiência, encontrei alguns apartamentos disponíveis no Booking.com. Tatiana, também autora aqui no site, se hospedou ano passado e adorou.

A avenida 18 de Julio é onde se concentram a maior variedade em comércio e os preços mais populares. É ótima para comprar artigos em couro como a marca Gallarate Zapatos. Fabricante de sapatos costurados à mão, bonitos e feitos para durar anos. Encontre no número 1339.

Nas manhãs de domingo tem o mercado de pulgas chamado Feira Tristán Narvaja, lugar para encontrar de tudo um pouco. Tem plantas, remédios, comida, peças de colecionador, artesanato e objetos curiosos. É fácil achar a movimentação na rua Tristán Narvaja e arredores.

Entre os bairros Cordón e Palermo

Seguir pela 18 de Julio até a Constituyente e entrar na Boulevard España exibe um cotidiano pouco turístico e cheio de achados na arquitetura antiga e rotina da capital. O percurso leva até Punta Carretas ou Parque Rodó.

Em Punta Carretas

O bairro está cheio de lojas, cafés e restaurantes descolados em todas as estações do ano. Tem ainda o Parque Rodó com churros deliciosos; o Farol de Punta Brava com opção de ver a cidade do alto; o Parque de las Instrucciones del Año XIII e lugares interessantes para compras como a alternativa Feirinha da Villa Biarritz, o shopping Punta Carretas e vários antiquários. E das Ramblas pode ver a Ciudad Vieja no horizonte.

Letras em Pocitos
Letras em Pocitos

No bairro Pocitos

O local da praia mais famosa de Montevideo é onde o agito se concentra no verão. Fica ao lado e segue o mesmo estilo de Punta Carretas. No entanto, para este bairro, a caminhada fica longe se estiver no centro, é melhor ir de carro ou transporte público. Desembarque perto da Rambla e permita-se perder de propósito.

Na Rambla Republica del Peru está o famoso letreiro com a palavra Montevideo. Costuma ser branco e ganha cores em tempos de celebração. Na Copa do Mundo ficou celeste para homenagear seus jogadores e no carnaval estava super colorido. Apenas tenha paciência com as crianças e turistas aparecendo na sua foto.

Percorra as Ramblas

Pôr do sol na Rambla Gran Bretaña
Pôr do sol na Rambla Gran Bretaña

As Ramblas tão mencionadas neste texto são as avenidas beirando as curvas e recortes do rio da Prata até os limites da cidade. Vale a caminhada a qualquer hora do dia, partindo da Ciudad Vieja até Carrasco ou o inverso. Porém, parte do centro histórico está descuidada e deve ser evitada quando houver pouco movimento, a partir da Rambla República Argentina parece mais seguro. A arquitetura vai ficando mais moderna em Punta Carretas e Pocitos até ostentar em Carrasco, a parte rica que rende uma bela vista de Montevideo.

Se parecer um trajeto muito longo, faça aos poucos e intercale com outros meios de transporte. É bastante fácil andar de ônibus, em muitas paradas há placa dizendo quais passam por ali e qual o trajeto. Além dos residentes serem prestativos e educados na hora de dar a informação. Pegue as dicas essenciais no texto Destino Montevideo.

Se estiver perto do horário do pôr do sol, escolha um desses pontos para apreciar o espetáculo no Rio da Prata: Farol de Punta Brava, Rambla Wilson Carretas, Rambla Gran Bretaña e Playa Ramírez. No farol ainda terá a oportunidade de ver a orla a 19 metros de altura desde o final da manhã até o início da noite.

Use este mapa para organizar suas próprias rotas, mas se fizer alguma descoberta, volte aqui para me contar, combinado?

Tome Nota bairros de Montevideo

Ficou cansado só de pensar em caminhar? Existe um tour de carro com alguma caminhada. Veja no link.

Hotel em Montevideo: Puerto Mercado Hotel possui excelente custo benefício para quem busca conforto e localização central. Decorado em estilo clean e moderno em meio às construções antigas e mofadas da Ciudad Vieja. Os quartos são individuais ou de casal (standard ou king size) e tem opção para pessoas com mobilidade reduzida. Possui ar condicionado, frigobar, WiFi grátis e computador disponível no lobby.

RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.