New Smyrna Beach

Autêntica New Smyrna Beach

Quase no final dos quinze dias percorrendo a costa leste da Flórida, cheguei a New Smyrna Beach e notei um astral diferente. Pra começar, todas as pessoas sorriem pra você na rua e perguntam como você está. Quando saí a pé para jantar, na minha primeiro noite, passei por ruas de terra, aglomerado de jovens bebendo na rua ou em postos de gasolina, música alta e por pouco não levei um banho quando um irrigador de jardim jorrou água na passagem que imaginei ser para pedestres. Nas ruas sem asfalto também não há calçada e os carros estacionam em qualquer lugar. Definitivamente aquela praia não parecia Estados Unidos.

Com toda essa simpatia, me senti ainda mais à vontade para puxar assunto com os locais e cheguei a conclusão que ali é um lugar pra conhecer a Flórida autêntica. Onde o turismo não afetou a rotina dos moradores e a maioria não veio de outros Estados ou países, são realmente naturais da Flórida. New Smyrna Beach é um lugar descontraído com menos regras e mais calor humano.

New Smyrna Beach

Fundada em 1768, News Smyrna Beach é a segunda cidade mais antiga da Flórida, embora haja controvérsias (leia até o final para saber). Conforme os moradores, o nome é grego porque a esposa do fundador nasceu em uma cidade chamada Smyrna, na Grécia. “Esta é a nova Smyrma” dizia o senhor que me alugou os caiaques para andar no River Indian Lagoon.

News Smyrna Beach é praticamente dividida em dois setores pelo River Indian Lagoon, o centro histórico e a praia. O centro é mais urbanizado e não tem ruas sem calçada ou asfalto, o relatado no início é referente à praia onde me hospedei. Enfim, além do astral, a cidade oferece uma série de atrações para quem gosta de arte, ecoturismo e boa gastronomia.

Siga @blogterritorios no Instagram

Veja os stories desta viagem no Instagram       

Leia todos os artigos sobre o país  Precisa de seguro? Saiba como comprar online.

Quer ficar conectado como eu fiquei? Leve o chip de dados desde o Brasil

Onde ir em New Smyrna Beach 

O beach no nome vem dos 27 quilômetros de areias brancas e macias onde há espaço para carros circularem. Contudo, estacionar na areia custa caro para turistas e tem áreas limitadas. A cor do mar não é tão incrível como as outras visitadas nesta viagem por causa do grande estuário que divide a cidade e desagua no mar. Mas é adorada por surfistas. Junto com Cocoa Beach (terra de Kely Slater), New Smyrna Beach é point the surf na Flórida. Além disso, é rodeada por água e natureza que favorece a prática de diversos esportes e atividades ao ar livre.

Caminho para uma das praias de New Smyrna Beach
Caminho para uma das praias de New Smyrna Beach

River Indian Lagoon e as atividades na natureza

É apenas o estuário com maior diversidade biológica da América do Norte e pode ser aproveitado de diversas formas. Fiz passeio de barco, andei de caiaque, apreciei a vista do  alto do farol e me diverti com os cachorros.

Praia no River Indian Lagoon
Praia no River Indian Lagoon

Caiaque para ver a fauna de perto

Aluguei um caiaque e remei até o ponto indicado para ver golfinhos e peixes- boi. Local onde placas avisavam embarcações para terem cuidado com os manatees (peixe-boi em inglês) e aos visitantes que podem ver os animais do píer. Embora o tamanho, eles são inofensivos e gostam de fazer contato, mas estão em extinção. Vi muitos pelicanos e alguns peixes-boi nadaram ao redor do caiaque, na verdade brincavam, porque quando ia tirar a foto se escondiam. Não era a única, haviam mais turistas com o mesmo objetivo, o bom era um avisar o outro a localização dos animais. Então uma hora passou rapidinho e me arrependi de não ter alugado por mais tempo, queria ter navegado para outros lados antes de voltar.

Aluguei o caiaque na  JB’s Fish Camp localizada na 859 Pompano Avenue. Disponibilizam stand up paddle também.

Peixe-boi se exibindo ao lado do caiaque dos turistas
Peixe-boi se exibindo ao lado do caiaque dos turistas

Full Moon Boat Tour do Marine Discovery Center 

Esse é o nome do passeio de barco oferecido nas noites de lua cheia. Começa antes do pôr do sol com explicações sobre a fauna e flora da região. Um senhor apaixonado por biologia explana seus conhecimentos sobre tudo o que vemos ao redor, imagino ser voluntário aposentado. Logo na saída, paramos nas ilhas abarrotadas de pássaros com filhotes. Garças, pelicanos e outras aves passam a noite ali e não se incomodam com a nossa presença.

Observação de pássaros
Observação de pássaros

Seguimos pelo o River Indian Lagoon apreciando as casas nas margens até perto do Ponce de Leon Inlet Light e Smyrna Dunes Park, onde o rio encontra o Oceano Atlântico. Então começa o espetáculo do pôr do sol tentando arrumar espaço entre as nuvens. E não acaba por aí, o sol ainda não tinha se posto quando o guia avisou para olharmos para o lado oposto, a lua cheia vermelha estava surgindo no horizonte. Minha cabeça não sabia para qual lado olhar, nem qual era o mais bonito. Por fim, os passageiros voltaram empolgados com o momento vivido e encantado pelas estrelas.

Full Moon Boat Tour deve ser agendado no Marine Discovery Center no endereço 520 Barracuda Boulevard. Mas atenção, o barco não parte deste lugar e não tem ninguém pra dar informações depois das 17h. Certifique-se do local exato de embarque na hora da reserva. Passeio de barco semelhante acontece quando não tem lua cheia e é frequentemente acompanhado por golfinhos e peixes-boi (esse dia não vi nenhum).

 

Smyrna Dunes Park

Para apreciar o ecossistema preservada das dunas da região em uma caminhada pelas passarelas ou praias do parque. São três quilômetros de trilha circular com acesso à praia de rio, de mar e áreas de descanso. Cágados, lagartos e pássaros foram os animais encontrados durante a caminhada. O lado do River Indian Lagoon é um dos poucos onde cachorros são permitidos e rende momentos divertidos vendo donos e pets se exercitando. Tem vista para o farol, píer para pesca, estacionamento, banheiros e máquinas vendendo bebidas.

A entrada do parque é paga e abre diariamente do nascer ao pôr do sol. Entrada principal na 2995 N Peninsula Avenue.

Trilhas em passarelas no parque das dunas
Trilhas em passarelas no parque das dunas

Ponce de Leon Inlet Light 

É um museu e farol com 175 metros de altura construído em 1835. O mais alto da Flórida e segundo mais alto dos Estados Unidos. A vista do topo vale a pena para ver Daytona e o estuário de New Smyrna Beach, porém, é preciso encarar 203 degraus em círculos. Ruim para quem tem medo de altura e labirintite.

O farol é pago e abre diariamente das 10h às 18h ou até 21h no verão no endereço 4931 S Peninsula Dr, Ponce Inlet. É fora dos limites de New Smyrna Beach, mas é o farol visto no norte da cidade.

Vista para o farol da praia dos cachorros
Vista para o farol da praia dos cachorros no Smyrna Dunes Park

Arte, compras e cultura 

Tanto Flagler Avenue quanto Canal Street, conectadas pelo Waterfront Loop, são as ruas onde tudo acontece e vale a caminhada sem compromisso. Ambas são cheias de restaurantes independentes (consulte no próximo tópico), lojas descoladas, centros culturais e galerias de arte. A primeira fica na praia e a segunda no Centro Histórico, onde recomendo os endereços: 

Canal Street no centro histórico
Canal Street no centro histórico

The HUB on canal

Artista trabalhando de porta aberta
Artista trabalhando de porta aberta

Uma antiga fábrica virou um centro cultural lindo e abrangente. Entre salas de vidro e mezaninos, tem ateliês de artistas produzindo suas obras na frente de todos, salas para oficinas, eventos, exposições e escritórios voltados para arte e comunicação. Algumas peças estão à venda e o mais interessante é trocar uma ideia com o autor do produto adquirido.

The HUB on canal é uma organização voltada para a comunidade local. Sobrevive do trabalho voluntário e da locação dos espaços. Mais uma vez, gostei muito de conversar com as pessoas  ali e deu vontade de comprar várias coisas. 

A entrada é de graça e funciona das 10h às 17h de segunda a sábado e até 2h aos domingos na 132 Canal Street. Consulte a agenda de eventos no site.

The HUB on canal
The HUB on canal

Magpies

Uma loja que se intitula moderna com coisas legais no seu interior. Assim esta escrito no cartaz no meio da calçada, cuja vitrine atrai pessoas como eu. Vende presentes e produtos variados para casa, trabalho e corpo.

No endereço 276 Canal Street.

Loja descolada na Canal Street
Loja descolada na Canal Street

Little Drug e Co. 

É uma farmácia com lanchonete dentro. Preste atenção no piso quadriculado e na decoração dos anos 50. É a mesma por décadas. Não experimentei nada, mas achei pitoresco.

No endereço 412 Canal Street.

Lanchonete dos anos 50 na Canal Street
Lanchonete dos anos 50 na Canal Street

Ruínas do Old Fort Park

Localizado no centro histórico, os resquícios de uma fortificação, de origem misteriosa, deixa questionamentos sobre New Smyrna Beach ser a cidade mais antiga da Flórida e não a vizinha Saint Augustine. Dúvidas à parte, é agradável sentar no banco embaixo da árvore e ver a vista para a marina depois de uma caminhada pela Canal Street.

Ruínas do Old Fort Park
Ruínas do Old Fort Park

Gastronomia 

Assim como em Palm Beaches, comi muito bem em New Smyrna Beach e deixo a lista dos restaurantes visitados.

The Garlic

É o lugar onde todas as pessoas se encontram, digo porque os rostos eram conhecidos, seja do hotel ou dos locais que me cumprimentavam na rua. São vários ambientes com decoração muito estilosa e atendimento descontraído. No interior tem música e pode virar balada conforme animação. É um restaurante italiano com cuidado em privilegiar produtos locais e conhecido por abusar do alho. O meu pedido foi um canelone de frutos do mar divino, recomendo.

Aberto diariamente das 16h à meia noite na 556 E. 3rd Avenue.

Jardim do The Garlic
Assado no jardim do The Garlic
Canelone muito bem servido
Canelone muito bem servido
Vallet no jardim
Vallet no jardim

JB’s Fish Camp

O mesmo local onde aluguei o caiaque também é restaurante de frutos do mar muito típico da Flórida autêntica. Mesas de madeira dentro da casa na beira do rio, variedade em opções com frituras e aquele atendimento, comum nos filmes, de cidade do interior americano. Camarão sempre cai bem, mesmo frito, e incrementei o pedido com carne de crocodilo que eu adoro. A carne preparada por eles é boa para quem gosta de pimenta, eu já prefiro sentir o gosto do ingrediente principal. O atendimento foi super atencioso.

Aberto diariamente das 16h às 21h na 859 Pompano Avenue.

Flagler Tavern

Ostras e mariscos para o jantar
Ostras e mariscos para o jantar

O bar animado pela música ao vivo, ao lado do meu hotel, serve frutos do mar deliciosos. Pedi ostras e mariscos e foi o melhor lugar onde comi estes ingredientes durante a viagem. Gardênia pediu um poke de atun e adorou também. A música é rock e os atendentes são ótimos. Neste mês de agosto acontece o Festival do Camarão, aproveite por mim!

Aberto diariamente das 11h30 às 2h na 859 414 Flagler Avenue.

Third Wave Café & Wine Bar

Suco natural, omelete e salada no café da manhã
Suco natural, omelete e salada no café da manhã

Ambiente agradável o dia inteiro. Fui para brunch no meio da manhã e adorei o astral, mesas na rua protegidas pelas sombras das árvores e atendimento acolhedor. O diferencial é a oferta em produtos naturais como sucos de frutas espremidos na hora e a escolha do menu baseada em ingredientes da região produzidos de forma sustentável.

Aberto diariamente das 7h30 às 21h na 204 Flagler Avenue.

Brunch na Flaguer Avenue
Brunch na Flaguer Avenue

Norwood’s Eatery & Treehouse Bar

Hambúrguer gourmet
Hambúrguer gourmet

Um restaurante com uma casa na árvore, mas não é para crianças, sobe na árvore somente maiores de 21 anos porque é um bar. A parte de baixo é aberto a todos. É bem tradicional por seus mais de 50 anos de funcionamento, já o cardápio é variado para todos os gostos. Cheguei para uma almoço tardio e optei pelo hambúrguer com carne de angus. 

Aberto diariamente das 11h30 às 22h na 400 E 2nd Avenue.

Bar na árvore
Bar na árvore

Tome Nota News Smyrna Beach

News Smyrna Beach fica perto das atrações de Orlando e do Kennedy Space Center. Pode ser base para vários passeios ou merece dois dias inteiros de estada para visitar todos os atrativos recomendados.

Para celebrar seus 250 anos, uma série de eventos estão programados ao longo do ano 2018. Informe-se sobre o calendário da cidade no site de turismo de New Smyrna Beach.

Hotel em News Smyrna Beach: me hospedei por duas noites no SpringHill Suites by Marriott. Hotel com decoração contemporânea, café da manhã continental e estacionamento inclusos na diária e localização pé na areia. Tem piscina com vista para o mar, sala de ginástica, lavanderia self service e mini mercado que nem deu tempo de usar. A suíte com sala, mini cozinha, closet e mesa de trabalho tem tamanho ótimo e o detalhe do vidro fosco separando da área das camas foi perfeito para quem viaja com amiga querendo dormir cedo enquanto eu preciso trabalhar até tarde. E nas tomadas tem entradas para USB!

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Minha suíte
Minha suíte

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

A road trip #JustFunFlorida foi um projeto dos sites Territórios e Não Pira, Desopila em parceria com Visit Florida e Visit New Smyrna Beach.

Veja mais fotos de New Smyrna Beach:

Casas na margem do River Indian Lagoon
Casas na margem do River Indian Lagoon

Vista do meu caiaque
Vista do meu caiaque

rio em New Smyrna BeachRiver Indian LagoonThe HUB on canal

Passarelas no rio em Smyrna Dunas Park
 

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 12 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.