fbpx
Lagarto encontrado nas dunas da Namíbia

As dunas da Namíbia


Com altura de 300 / 400 metros as dunas da Namibia são consideradas as maiores por estarem no nível do mar e o volume ser somente areia, em outros lugares aparentemente maiores como no Peru, há rochas por baixo. Elas se concentram no extenso NamibNaukluft, o deserto mais antigo do planeta apresenta dunas de 5 a 20 milhões de anos em alguns dos principais destinos turísticos do país como Sossusvlei, Costa do Esqueleto e Sandwich Harbour.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Precisa de seguro viagem? Pegue o cupom de desconto

Encara dirigir na mão esquerda? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Entre um ponto e outro há muito para ver e fazer em quase mil quilômetros de costa, mas exige planejamento e espírito de aventura. Sossusvlei, ao sul, é o mais desejado e de difícil acesso, principalmente na estação das chuvas. Já Costa do Esqueleto e Sandwich Harbour tem a estrutura de Walvis Bay (a segunda maior cidade do país) no meio e podem ser visitados em passeios de um dia a qualquer época do ano.

Caminhando nas dunas sem fim no deserto da Namíbia
Dunas sem fim no deserto da Namíbia

Como aproveitar as dunas da Namíbia em Walvis Bay

Os esportistas podem praticar sandboard ou andar em quadriciclo e bicicleta em vários lugares, ou arriscar a Duna 7, a mais alta próxima à zona urbana. Para sentir frio na barriga sem grandes esforços e belas paisagens, o passeio off road até Sandwich Harbour com a Red Dune Safari é com emoção.

Para os fans de biologia e curiosidades do deserto, o tour da Desert Tracks para encontrar a vida selvagem, que normalmente passaria desapercebida, é repleto de sensações e destaque deste texto.

O tour Segredos das Dunas da Namíbia

Existe vida diversificada no deserto! Embora pouco aparente, porque seus habitantes têm hábitos noturnos e sabem se camuflar muito bem, fauna e flora são bastante interessantes. Porém, só é possível onde existe água. Neste quesito, Namíbia possuí o único deserto com significativa umidade relativa do ar e abundância de chuva em algumas épocas do ano. O dia do passeio foi nublado com pingos, ruim para fotografar, mas bom para não sofrer com o calor.

Leito de rio seco entre as dunas da Namíbia
Leito de rio seco entre as dunas da Namíbia

Vi sementes secas no chão ganharem vida ao receberem água como se estivessem esperando isso para germinar. Em outro ponto, caminhei sob o leito de um rio seco que parecia uma rocha. Mas se dissolvia facilmente em areia com uma pisada mais forte e, por vezes, escondia um escorpião. Répteis e insetos são os animais mais comuns, pelo menos aos olhos treinados da nossa guia. A pé ou enquanto dirigia, ela seguia rastros, pegadas e rapidamente enfiava os dedos na duna saindo com algum ser vivo na mão. Eram bichinhos como lagartos velocistas (corre 45 km/h) ou tão transparentes que dava para saber a sua última refeição.

Lagarto transparente
Lagarto transparente
Lagarto velocista
Lagarto velocista

Com conhecimentos profundos, ela falou de história, química e meio ambiente, além de explicar tudo o que encontrava pelo caminho. O mais assustador foi desenterrar uma víbora só para nos mostrar como o animal desaparece em segundos por ter a mesma cor da areia. E ela ainda ficou decepcionada por só encontrar um filhote, a intenção era nos assustar ainda mais.

Víbora do deserto
Víbora do deserto

Por fim, quem teve pique, subiu as dunas mais altas pelo lado inclinado e desceu deslizando pela chamada face (como uma parede). Do alto, dava para ver o Oceano Atlântico ao longe depois de um mar de areia.

Dunas da Namíbia
Dunas gigantes no deserto da Namíbia

Tome Nota

Como contratar o tour guiado sobre vida selvagem: pode ser reservado com antecedência no Get Your Guide (saiba como comprar online). O passeio pelo deserto de Namib dura cerca de 5 horas, inclui água e busca no hotel.

Como se vestir: leve chapéu, protetor solar, corta-vento e roupa de frio, o vento é cortante e o sol pode ser escaldante.

Melhor época
Se for no verão, entre Walvis Bay e Swakopmund será a melhor escolha para aproveitar o deserto, as atividades aquáticas e da alta temporada de férias na Namíbia. Outono e primavera são estações de chuva regional, quando peguei dias frios e nublados somente neste trecho de litoral, o resto do país é período de seca. Já o inverno é o mais ventoso.

Textura da areia seca
Textura da areia seca
Nós no deserto
Nós no deserto (mãe e filha)

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.