Arte e cultura

Arte e cultura na Indonésia: 9 experiências pra deixar a sua viagem mais rica

Nada como conhecer arte e cultura de um país acompanhada por locais. Na primeira ida a Bali, conheci o básico dos trabalhos manuais, arte hindu e música. Já na segunda, consegui ir mais fundo viajando pela Ilha de Java com as explicações dos instagramers e blogueiros indonésios.

O maior arquipélago do mundo tem diversidade étnica com identidades culturais próprias. Cada grupo expressa a sua através de rituais religiosos, cerimônias, música, dança e até na forma como mantém as tradições ancestrais na rotina de trabalho. Fiz uma lista para mostrar o meu aprendizado em música, teatro, dança, artesanato, crença e agricultura.

 

Arte e cultura: música e teatro de bonecos

Orquestra Gamelão no teatro de bonecos Wayang Golek
Orquestra Gamelão no teatro de bonecos Wayang Golek
  1. ORQUESTRA GAMELÃO

Mesmo com tradição musical diversa, a forma mais difundida e desenvolvida na Indonésia é o Gamelão, principalmente em Bali e Java. É uma orquestra de, no mínimo, oito instrumentos de percussão individuais. Entre eles xilofone, bateria e gongo, podendo incluir instrumentos de corda e flauta. As oportunidades de apreciar foram muitas e estão em todos os itens a seguir contemplados com música.

Teatro de bonecos de madeira Wayang Golek
Teatro de bonecos de madeira Wayang Golek
  1. WAYANG GOLEK

    Wayang mais famoso
    Wayang mais famoso

São os personagem do teatro de bonecos de madeira na Indonésia. Embora pouco se saiba sobre as história do Wayang Golek, a teoria mais aceita indica ter sido criado na China e chegado à Java no século 17. Representa o caráter humano como raiva, benevolência, cobiça e outros.

Assisti uma apresentação em Bandung, mas não entendi nada porque não tinha tradução. Lendo a sinopse do Bamboo Musical Performance of Saung Angklung Udjo e conversando com os amigos locais, entendi ser um drama trazendo sempre as mensagens de obediência à deus e prática de boas ações no estilo você só colhe o que semeia. Geralmente, as apresentações duram sete horas terminando na madrugada, mas só aconselho para quem entende o idioma bahasa. A performance musical no Saung Angklung Udjo durou alguns minutos e foi em conjunto com outros exemplos da cultura javanesa.

Artesão fabricando angklung
Artesão fabricando angklung
  1. ANGKLUNG

É o tradicional instrumento musical feito de bambu considerado Patrimônio Imaterial da UNESCO. Tubos da planta são esculpidos e escolhidos conforme o som que emitem, então são montados artesanalmente formando uma moldura que pode ter diferentes tamanhos. O menor é mais fácil por ter as notas básicas e eu consegui tocar com sucesso durante o espetáculo Bamboo Musical Performance of Saung Angklung Udjo. Além de assistir a orquestra e os pequenos indonésios darem um show, teve o momento em que a plateia recebeu os instrumentos para interagir. Isto porque qualquer pessoa é capaz de aprender a manusear o angklung em um minuto, conforme informou o maestro.

Os sons emitidos pelo angklung espalham valores de simplicidade, cooperação, união e companheirismo, assim como mantem a mútua relação entre humanos e o meio ambiente.

Dança típica aos som da Orquestra de Gamelão
Dança típica aos som da Orquestra de Gamelão
Crianças tocam angklung
Crianças tocam angklung

SAUNG MANG UDJO fica na Jalan Padasuka 118, em Bandung. As apresentações mencionadas acima são diárias a partir das 15h30. 

 

Arte e cultura: danças

Algumas danças são apresentadas em casas de espetáculos, templos e hotéis nos destinos mais turísticos como aconteceu nas redes Sheraton, Novotel e Atria. Também no show do Saung Angklung Udjo mencionado acima.

Tari Topeng Ireng
Crianças depois da apresentação de Tari Topeng Ireng
  1. TARI TOPENG IRENG

Também chamada de Dayakan Dance, Tari Topeng Ireng é uma dança criada nos anos 60 como alternativa às leis do governo colonial da época. Como as pessoas eram proibidas de praticar artes marciais, os locais de Magelang adaptaram os movimentos à dança folk e a disseminaram por Java Central. A performance é acompanhada por música javanesa cantando coisas boas da vida e espalhando a cultura Islâmica. O show com crianças locais foi a nossa recepção de boas vindas no hotel Atria Magelang.

Dança Javanesa
Dança Javanesa

 

 

  1. DANÇAS BALINESA E JAVANESA

As famosas danças de Bali e Java vem da mitologia hindu e são estilizadas em movimentos e belos trajes. Em Bali é mais e rápida, enquanto em Java é mais formal, mas sempre vem acompanhada da orquestra Gamelão. A apresentação mais bonita foi no Sheraton Hotel Bandung.

 

 

 

Arte e cultura: artesanato

O povo indonésio parece ter uma habilidade manual natural. A paciência, a delicadeza e precisão dos movimentos criam peças originais e impressionantes. A fama é reconhecida aqui no Brasil, mas o visto e vivido em Java foi além das esculturas de madeira e joias de prata.

Batik feito em Magelang, outra cidade da ilha de Java
Batik artesanal
  1. BATIK

Batik é um técnica milenar de tingimento em tecidos. Utiliza algodão, tinta e parafina como matéria prima básica e a criatividade é o limite na hora de criar os desenhos. Embora exista o sistema mais rápido de produção utilizando padrões em moldes de cobre, os mais belos são aqueles que chegam a levar um mês para serem finalizados. Fiz um tour com aula prática na BATIK PLENTONG, em Yogyakarta e contei em detalhes no artigo Aprenda a fazer batik na Indonésia.

Brincando de desenhar círculos com panos
Brincando de desenhar círculos com panos
  1. JOGOS MILENARES

Imagina uma comunidade islâmica com objetivo de manter viva a tradição dos jogos infantis responsáveis por grandes ensinamentos utilizados pelo resto da vida. Desta forma o Komunitas Hong faz o turista voltar a ser criança brincando com objetos simples e pessoas amáveis. Tem show de música, aula prática para fazer os brinquedos, lanche típico e diversão garantida por algumas horas.

Por exemplo, o simples bater palmas com a amiga, seguindo sequência de diferentes dificuldades, faz alguns perceberem como a sua coordenação motora poderia ter evoluído se a brincadeira fosse frequente na infância. Eu me saí bem acertando o alvo em um tipo de estilingue de bambu e até sou bem coordenada nas atividades feitas de forma rápida. E como já esperava, minhas habilidade manuais continuam péssimas no quesito acabamento.

Lanche típico com banana e gengibreKomunitas HongKomunitas HongKomunitas Hong

 KOMUNITAS HONG fica na Jl. Bukit Pakar Utara 35 Dago, em Bandung. Ligue para agendar +62 22 2515775; 085295111950 ou envie e-mail: kolecer@gmail.com.  

 

Tradição na agricultura

Plantando arroz do jeito antigo
Plantando arroz do jeito antigo (foto Juan Jerez)
  1. PLANTAÇÃO DE ARROZ

Os terraços de arroz na Indonésia também são famosos, mas em Java Central descobri que comunidades ainda trabalham como faziam seus ancestrais. Preparam a terra com carro de boi e plantam as mudas manualmente e sem produtos químicos. Por um lado, é triste ver o animal forçado a trabalhar desse jeito, por outro, é a cultura deles com impacto mínimo no meio ambiente. O passeio no Desa Pentingsari inclui um tour pelo campo, explicação sobre a produção, oportunidade de plantar e um almoço simples, saboroso e regional.

Carro de boi para arar o campo
Carro de boi para arar o campo
No meio da plantação de arroz
No meio da plantação de arroz
 Agende a visita a DESA PENTINGSARI no site. Fica 22 km de Yogyakarta. 

 

Arte e religião

A crença religiosa rege tudo da vida dos balineses como percebemos nas constantes e aromáticas oferendas. Isto gera centenas de cerimônias e festivais anuais, mas nenhum é mais importante do que Ngaben.

Festa dos mortos na Indonésia
Festa dos mortos na Indonésia
Touro para enganar os maus espíritos
Touro para enganar os maus espíritos
  1. NGABEN

É a cerimônia de cremação importante por catalisar todas as outras manifestações e rituais ocorridos em Bali. Acontece em época certa com alto investimento e, geralmente, a família precisa enterrar o ente querido por meses até juntar o dinheiro necessário e coincidir com a época certa. (A informação ficará incompleta porque não consegui entender quais fatores ou quem determina o momento certo). Próximo ao local onde o falecido é velado, um touro é usado para confundir os espíritos impuros deixando o morto livre para se reencarnar em um ser melhor. Mas isto dura alguns dias e a grandiosidade é proporcional ao status do defunto.

Foi atraída pelo touro (sem fazer a menor ideia do motivo dele estar ali) que me vi no meio de uma cremação da realeza em Ubud. A decoração era festiva e a movimentação de gente intensa, mas as caras eram tristes. Estas mesmas caras diziam para voltar no domingo celebrar o grande momento com eles e assim vi a deixa para perguntar o que estava acontecendo. Presenciar o Ngaben é estar por acaso na hora e local certos, e se for da realeza, é muita sorte mesmo. Pena eu ter ido embora na véspera do grande dia.

Motulz e sua aquarela
Motulz e sua aquarela
  1. AQUARELA (plus)

A experiência de viajar com um artista indonésio que faz aquarelas das paisagens ao invés de fotos foi exclusiva. Contudo, você pode acompanhar e se inspirar com o trabalho de Motulz pelas redes sociais. Esta cena se repetiu durante os 14 dias da viagem. Enquanto todos os outros, inclusive eu, ficávamos enlouquecidos em busca dos melhores cliques fotográficos, Motulz sentava calmamente e começava a trabalhar. Rabiscava no seu bloco tudo o que tinha vontade a qualquer momento (nós também éramos tema). Então tirava da bolsa a paleta de tintas, os pinceis e arrumava um pouco d’água.

Gostou? Agora me diz se já foi a Indonésia e conheceu outras manifestações culturais interessantes?

Se achou útil, Flip it! Se gostou das imagens, Pin it!

 LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

©Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

A viagem Trip of Wonders foi o roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site e fotógrafa. Há 11 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo.

Deixe uma resposta