Concepción de Ataco

A arte de rua em Concepción de Ataco


Na onda da atual valorização da arte de rua, aproveito para mostrar cidades como que já enfeitam seus muros e fachadas há anos. Verdadeiras galerias a céu aberto que não se deixaram influenciar pela globalização, onde os moradores continuam desenhando pra mostrar a sua cultura, manifestar suas inquietações e deixar tudo mais bonito.

A descoberta de Tolè, uma cidadezinha no caminho para as montanhas do norte da Itália, relatei neste artigo o jeito dos locais e visitantes usarem casas e jardins como suporte para deixarem suas obras visíveis para todos. E hoje mostro as ruas alegres e charmosas de Concepción de Ataco, região serrana de El Salvador.

Cenários para fazer poses espalhados pela cidade
Cenários para fazer poses espalhados pela cidade

Concepción de Ataco

Ataco foi construída dentro de um enorme vulcão inativo a 1260 metros de altura. Do alto se vê as montanhas do sul da Guatemala, o vulcão El Chingo, o Valle del Espino, o Valle de Ataco e o Cerro Quezalapa. De baixo se vê a rotina das pessoas trabalhando, se respira café (tema no Foto da Semana) e se caminha por ruas de pedras e casas coloridas. Cenários que servem de inspiração para a ativa comunidade artística local.

Cotidiano dos moradores ilustrados nas fachadas das casas
Cotidiano dos moradores ilustrados nas fachadas das casas

arte de rua em Concepción de AtacoQuase todos os muros e as fachadas das casas são pintados pelos moradores expressando seus costumes, sonhos, amores e desamores, além de representar paz, progresso e a liberdade de quem vive no povoado. Quando não são coloridas, as casas são floridas, porque alguns telhados viraram jardins deixando a caminhada ainda mais encantadora.

arte de rua em Concepción de Ataco arte de rua em Concepción de Ataco arte de rua em Concepción de Ataco arte de rua em Concepción de Ataco

arte de rua em Concepción de Ataco

O café movimenta a economia local e faz parte da história do povo de Concepción de Ataco – El Salvador

Além de artística, Ataco é uma cidade acolhedora com bons hotéis e restaurantes, lojas de artesanato com produtos típicos da América Central e clima bastante agradável.

Pupuseria para comer a comida típica: pupusa
Pupuseria para comer a comida típica: pupusa

Hotel em Concepción de Ataco

MISIÓN DE ANGELES é a hospedagem charmosa com vista para as montanhas e decoração de muito bom gosto, tudo é original feito por artistas locais e a proprietária. Ela mesmo nos recebeu e preparou receitas deliciosas no restaurante, o melhor tempero de toda a viagem. Localizado em um ponto alto de Ataco, a vista proporcionou acordar para ver o nascer do sol sem precisar sair do quarto e o visual do café da manhã deu vontade de ficar o dia todo por ali.
Nascer do sol pela janela
Nascer do sol pela janela
Minha suíte
Minha suíte

 

 

 

 

 

 

São dez suítes temáticas inspiradas em anjos ou arcanjos para hospedar casais ou até quatro pessoas. Todas com televisão a cabo, ar condicionado, amenidades e telefone. A internet é livre, mas só funciona na recepção e área do restaurante.

Feijão, ovo frito e molho de tomate no café da manhã
Feijão, ovo frito e molho de tomate no café
Quiche e salada no restaurante
Quiche e salada no restaurante

restaurante Missión de Los Angeles restaurante Missión de Los Angeles hotel Missión de Los Angeles hotel Missión de Los Angeles

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E o restaurante é aberto ao público nos sistema a la carte. Se não for se hospedar, pelo menos passe para jantar. O endereço é Final 4a Avenida Norte.

CONSULTE VALORES 

Visual no Hotel Missión de Los Angeles
Visual no Hotel Missión de Angeles
Árvore de Natal diferente e para decorar recepção do hotel
Árvore de Natal diferente pra decorar recepção do hotel
Jardins nos telhados
Jardins nos telhados
Caminhando em Ataco
Caminhando em Ataco
Visual na estrada entre San Salvador e Concepción de Ataco
Visual na estrada entre San Salvador e Concepción de Ataco

Tome Nota Concepción de Ataco

Nos arredores tem vários lugares para praticar ecoturismo e viver a cultura do café. E Concepción de Ataco também integra a Rota das Flores. Roteiro que cruza cinco povoados coloniais desde a província de Ahuachapán até Sonsonate: Concepción de Ataco, Salcoatitán, Nahuizalco, Juayúa e Apaneca.

Nas lojas vendem tecidos que dizem ser típicos do país, mas na verdade vem do país vizinho Honduras. Isto porque a cultura se mistura quando a história revela que El Salvaldor, Nicarágua, Honduras e Costa Rica foram um só pertencentes à Federação das Províncias Unidas da América Central. No entanto, cada um tem a sua identidade e produtos típicos.

Lojas e artesanato na rua principal

A viagem para El Salvador foi a convite do órgão de turismo do país.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.