Fernando de Noronha

Um arquipélago em meio ao Atlântico

Não há uma megaestrutura em Fernando de Noronha, pelo contrário é tudo bem rústico, mas quem se importa com conforto em meio ao um paraíso natural de praias exuberantes?! A ilha é relativamente pequena, a estrada que a cruza tem 7 km  de extensão. Na maior parte do tempo a vegetação é seca devido as altas temperaturas e baixo índice de chuvas.

Read in English

Vista aérea
Vista aérea

ENCONTRE POUSADA NA ILHA

Fenda como acesso à praia
Fenda como acesso à praia

As praias de Fernando de Noronha

Para conhecer as praias optamos por fazer trilhas, no nosso pacote de viagem já estavam inclusas. Achei bem proveitoso, deu para curtir e ver tudo com calma, já os passeios de jipe são mais cômodos, porém com paradas rápidos.

Trilhas pela ilha
Trilhas pela ilha
Praia do Sancho
Praia do Sancho

Conhecemos lugares incríveis através das trilhas como a PRAIA DO SANCHO, na qual o acesso é difícil porque é preciso descer para a beira da praia passando no meio de uma fenda nas pedras e descendo uma espécie de escada de  bombeiros, mas vale a pena, pelo menos para os magrinhos é fácil! É uma das praias mais bonitas que já visitei!

Projeto Tamar
Projeto Tamar

A PRAIA DO SUESTE é um lugar cheio tartarugas, inclusive no dia em que visitamos estavam sendo catalogadas pelo projeto TAMAR. É obrigatório alugar um colete salva vidas para entrar no mar, pois deve-se evitar remexer com os pés ao fundo para não atrapalhar os animais.

Praia do Leão
Praia do Leão

A PRAIA DO LEÃO é lindíssima, porém, pelo menos na época do ano e horário da maré que conheci, o mar estava um pouco agitado, mas a água é de um tom azul inacreditável!

Piscina de Atalaia
Piscina de Atalaia

A PISCINA DO ATALAIA é uma piscina natural, rasa e bem controlada pelo IBAMA, tem horário para visitas dependendo da maré, não é permitido utilizar protetor solar, só pode mergulhar por 30 minutos e também não pode remexer no fundo, é considerada um berçário. Vi de tudo, desde tubarões pequenos, polvos, lulas até peixes de todas as cores e tipos!

Mergulho com cilindro

Batismo
Batismo

Fiz meu primeiro MERGULHO com cilindro, afinal se estou no lugar considerado um dos melhores para o mergulho, não podia perder essa oportunidade. Desci  até 10 metros de profundidade, claro que o tempo todo com o auxílio do instrutor, senti um pouco de pressão nos ouvidos, mas equalizando conforme fui instruída, logo aliviava. A sensação é de contato íntimo com a natureza pelo silêncio e ausência de humanos por perto, indescritível.

O melhor lugar para o mergulho livre é no porto, onde tem um navio encalhado deixando a fauna marinha belíssima.

CONTRATE AGORA O MERGULHO COM CILINDRO

Como circular em Fernando de Noronha

Durante as trilhas, também  visitamos praias que são boas para o surf como a CACIMBA DO PADRE e CONCEIÇÃO. Teve um final de tarde que curtimos o pôr-do-sol no FORTE DO BOLDRÓ, foi muito alto astral ver toda galera lá em cima, assistindo o espetáculo e ainda aproveitamos as tendas para tomar uma cervejinha, pois há um bar bem legal nesse lugar!

Curtindo o pôr-do-sol
Curtindo o pôr-do-sol

Para se locomover dentro da Ilha optamos por andar de ônibus, que na verdade são micros, que passam nos pontos com intervalos de 30 minutos. O preço é bem em conta, outra opção seria alugar um Bugy, o que achamos um pouco pesado para o nosso orçamento, em torno de 90 reais a diária.

FAÇA O ILHATOUR EM 4×4

Praia Cacimba do Padre
Praia Cacimba do Padre

Tome Nota Fernando de Noronha

Restaurante Tom Marrom
Restaurante Tom Marrom

Restaurantes: OUSADIA, um buffet a quilo bem em conta. Também o FLAMBOYANT e TOM MARROM que tem um peixe na folha de bananeira  delicioso.

Pra fazer passeios e trilhas, procure a AGÊNCIA DA ATALAIA lá na ilha mesmo, fica na Vila 30. Para as trilhas não esqueça de andar sempre de tênis e levar água e protetor solar. Ou reserve tudo agora pela Internet, veja valores e opções no site da TourOn.

Leve sempre nos passeios os pés de pato e snorkel, são importantes, pois em praticamente todas as praias a atração é o mergulho. Em cada uma delas é possível enxergar peixes e animais marinhos diferentes. É fácil alugar por lá mesmo.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Fotos de Eduardo Masiero e Vanessa Brentano.

Vanessa Brentano

Vanessa Brentano

Vanessa Brentano é farmacêutica, aventureira e insaciável por conhecer novas culturas e lugares.

4 comentários

  1. Parabéns pela dicas de Noronha, foste muito fiel a tudo que este paraíso nos proporciona. Já fui para lá e planejo voltar logo para fazer o mergulho de cilindro. Mergulhar em Atalaia me deixou muito inspirada para curtir as belezas do nosso mar mais profundo. Recomendo a todos os casais curtirem Noronha no mínimo uma vez na vida, é sensacional!!! Por isso, depois de 11 anos de namoro, escolhemos este lugar deslumbrante para nosso noivado e início desta nova etapa de nossas vidas!!!

  2. ola vanessa que lindo este lugar ,tuas dicas estão ótimas,tudo muito bem explicado.fiquei com vontade de comer o peixe eheh.abçao do alex

  3. Oi Vanessa! Adorei as dicas!
    Um beijo, Aline.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.